Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

Voc Só Tem Valor Quando Tem Algo A Oferecer?

Quando descobrimos o nosso valor?

Aprenda a definir seus valores pessoais e descubra como eles podem orientar suas escolhas e metas de vida. – Viver uma vida plena e satisfatória é um objetivo que todos nós buscamos. No entanto, muitas vezes nos sentimos perdidos e sem direção em relação ao que realmente importa em nossas vidas, pois a pressão da sociedade e as circunstâncias da vida podem nos levar a seguir caminhos que não estão alinhados com quem realmente somos.

  1. É nesse momento que descobrir e definir nossos valores pessoais se torna fundamental.
  2. Contudo, para descobrir nossos valores pessoais, é necessário um trabalho de autoconhecimento profundo e sincero.
  3. É preciso estar disposto a olhar para dentro de si, questionar suas crenças e analisar suas experiências de vida para identificar os princípios que são realmente importantes para você.

Quando estamos conscientes de nossos valores pessoais, somos capazes de tomar decisões mais alinhadas com nossa essência e com o que realmente importa para nós. Isso nos permite viver uma vida mais autêntica e plena, com mais propósito e significado. Neste artigo, vamos explicar o que são valores pessoais e como descobrir os seus.

O que dar valor a uma pessoa?

Dar valor às pessoas é refletir sobre os bons momentos – Basicamente, a gente quer que você aproveite esse momento de reflexão para principalmente dar valor a quem te ama, São essas pessoas que «bordam» a coleção de momentos especiais na sua vida e é isso que te faz ter uma «coberta» que é só sua, única.

Qual é o verdadeiro valor das pessoas?

O verdadeiro valor de uma Pessoa!

O valor de uma pessoa não está no jeito que ela se veste, no jeito que ela pensa, no que ela faz ou deixa de fazer, se é rico ou se é pobre, em que ela acredita, na sua raça, no seu sobrenome, no carro que ela tem. O valor de uma pessoa está na forma que ela te trata, com humildade, tolerância e respeito. Comece a prestar atenção nas pessoas que te tratam com esses três itens. Na maioria dos casos essas pessoas são as que você dá menos valor. Pois o ser humano prefere viver com a mentira de grandeza do que com a verdade da simplicidade.

: O verdadeiro valor de uma Pessoa!

Como identificar meu valor?

Como descobrir os valores pessoais? – A melhor maneira de descobrir seus valores pessoais é fazer uma reflexão profunda sobre si mesmo. Pergunte-se: o que é mais importante para mim na vida e quais são minhas prioridades? Tente lembrar de momentos em que você se sentiu mais feliz e realizado, e analise o que estava acontecendo naqueles momentos.

Essas experiências podem lhe dar pistas sobre seus valores pessoais. Outra maneira de descobrir seus valores pessoais é prestar atenção em como você gasta seu tempo e energia. Se você passa a maior parte do seu tempo em atividades que não são importantes para você, provavelmente está indo contra seus valores pessoais.

Por outro lado, se você está gastando tempo em coisas que lhe dão satisfação, é provável que essas atividades estejam alinhadas com seus valores. Além disso, tente imaginar como seria sua vida ideal. O que você estaria fazendo? Com quem estaria? Essa visão pode ajudá-lo a identificar os valores pessoais que são mais relevantes para você.

O que é mais valioso em uma pessoa?

O mais valioso de uma pessoa é o que cada um traz na intenção das suas atitudes, nos pensamentos e no coração! Na dermatologia aprendemos que existe uma classificação com 6 fototipos de pele relacionados a quantidade e tipo de melanina. Saber as características pertinentes a cada pele torna o atendimento ainda mais personalizado e com mais qualidade.

Qual o sentimento mais valioso?

O amor é o sentimento mais valioso que existe e só pode ser comprado com reciprocidade.

O que é um ser valioso?

Que tem grande valor.

Como demonstrar que valoriza uma pessoa?

Comportamento Fim de semana, família reunida, a combinação perfeita para valorizar quem se ama O Diário 30/04/2021 às 20:28. Atualizado em 30/04/2021 às 20:28 É muito gostoso ouvir um «eu te amo» da pessoa que amamos. Mas não é somente com palavras que demonstramos nosso amor.

  1. Pelo contrário, dizer essa frase é somente uma das diversas maneiras de manifestar seu carinho por alguém.
  2. O amor pode ser visto em gestos simples, e não necessariamente estar atrelado a gastos exorbitantes ou viagens caríssimas.
  3. Seja no começo do relacionamento, seja após décadas de casados, é essencial que o amor se mantenha nas pequenas coisas do dia a dia.

Na verdade, não é preciso muito para demonstrar o afeto pela pessoa amada. E mais valem atitudes singelas do que ouvir palavras automáticas e vazias de sentimentos! Além dos buquês de flores e das caixas de chocolates, listamos aqui alguns exemplos de como demonstrar seu amor àquela pessoa muito querida.

Essas atitudes traduzem perfeitamente esse lindo sentimento, já que falam de amor sem necessariamente estarem atreladas a uma ocasião especial. Confira! Elogiar Elogios são frequentes quando estamos naquele processo de conhecer e conquistar alguém. Entretanto, é muito comum perder esse hábito conforme o tempo vai passando e a relação vai se consolidando.

Um elogio sincero é algo que desmonta qualquer um, é uma excelente maneira de mostrar nossa admiração e valorizar a pessoa que temos ao lado. Sendo assim, não economize nas palavras! Diga aos quatro ventos como você teve sorte de encontrar sua alma gêmea.

Fale o quanto você gosta do cabelo dele ou dela, repare na roupa que seu par está usando ou reforce o quanto você é feliz por ter conhecido a melhor companhia do mundo! Fazer jantares especiais Se vocês moram juntos, outra maneira infalível de demonstrar todo o seu amor é fazendo um jantar especial, com aquele prato que a pessoa mais ama! Sabe aquela semana em que o seu parceiro está bem cansado e chegando tarde do trabalho? Pois então, não há forma melhor de deixar o coração quentinho do que com uma deliciosa refeição.

Mas nada de deixar a louça acumulada na pia depois, combinado? Surpreender a pessoa com mensagens Nada como começar o dia provocando aquele sorriso no rosto da pessoa que você ama. E para isso, que tal mandar uma mensagem pelo celular apenas para lembrá-la do quanto ela é especial em sua vida? Pode ser também um e-mail carinhoso ao longo do dia, que surpreenda seu par no trabalho ou durante os estudos.

  • Diga que está com saudade e que não para de pensar nos dois juntos, envie elogios ou então frases de amor,
  • Vale qualquer demonstração de afeto para mostrar que você se lembrou da pessoa, mesmo não estando com ela naquele momento.
  • Se vocês moram juntos, também será divertido deixar alguns bilhetinhos espalhados pela casa, para que o(a) amado(a) vá encontrando ao longo dos dias.

Quer forma mais singela de expressar seu amor do que com declarações românticas? Aproveitar mais Por que não aproveitar melhor o tempo que os dois têm juntos? Lembrando que não se trata de quantidade, e sim de qualidade. Se no final de semana os dois estiverem de folga, por que não levar um café da manhã gostoso na cama para quem você tanto ama? E talvez, depois disso, passar a manhã de pijamas em casa, sem pressa para nada, sem grandes planos.

  • Apenas curtindo a companhia um do outro! Definitivamente essa é uma maneira simples e certeira de dizer que ama tanto aquela pessoa e que só a companhia dela já basta.
  • Sentir Poucas sensações são mais gostosas do que sentir a pele e o calorzinho daquela pessoa especial.
  • Pode ser, por exemplo, em forma de uma massagem-surpresa nos pés ou mesmo um abraço espontâneo quando ambos estiverem juntos na cozinha no meio dos afazeres do dia.

É muito comum que casais diminuam as demonstrações físicas de carinho por conta de uma rotina atribulada. Entretanto, o toque é uma poderosa ferramenta, capaz de induzir diversas emoções, principalmente em pessoas que necessitam do contato físico para se sentirem amadas.

  • Fazer surpresas Quem não gosta de receber uma surpresa inesperada, não é mesmo? Sendo assim, que tal planejar algo simples, mas que certamente irá cativar o seu amor? Faça uma surpresa sem precisar necessariamente de muitos recursos.
  • Busque-o no trabalho no fim do dia, e voltem conversando sobre as últimas novidades,

Se não for possível, chegue antes em casa e prepare uma sessão de cinema, coloque aquele filme que ele(a) adora e providencie a pipoca ou um brigadeiro de panela, para que ambos possam curtir um início de noite juntinhos! Cuidar Se sua parceira está sofrendo com cólicas, dor de cabeça ou algum outro sintoma pelo qual ela geralmente passa durante o período menstrual, por exemplo, por que não preparar uma bebida quentinha ou levar-lhe algum remédio para dor? Já se seu companheiro eventualmente tem episódios de insônia, pergunte se ele dormiu bem na última noite, ou então lembre-o de tomar água no decorrer do dia.

  • Atente-se aos detalhes e mostre-se interessado pela pessoa.
  • Preocupar-se com o bem-estar do outro é, sem dúvida, dizer que você o ama e quer vê-lo feliz e com saúde ao seu lado.
  • Afinal, como diria aquele velho ditado: quem ama, cuida.
  • Abrir exceções É comum que um casal tenha hobbies e interesses diferentes um do outro.

Mas, embora seja muito importante respeitar as individualidades de cada um, também é uma bela demonstração de amor quando ambos os lados conseguem incluir o parceiro em suas atividades particulares, seja um programa entre amigos, ir a uma apresentação musical ou comer algum tipo de comida diferente.

Fazer concessões é essencial para a manutenção do amor, pois transmite a ideia de que você ama tanto aquela pessoa que quer incluí-la em todos os episódios da sua vida. E o contrário também. Afinal, não custa nada se esforçar um pouquinho para agradar a quem você ama, mesmo que isso implique fazer algo que não satisfaça você tanto assim, se isso for fazer a pessoa amada feliz.

Exercer a generosidade Em uma relação a dois, não podemos nos esquecer de equilibrar nossas necessidades com as necessidades da pessoa com quem pretendemos dividir a vida. Alguns pequenos esforços são necessários para fazer a outra pessoa feliz. Isso inclui apoiá-la em momentos ruins, incentivá-la a seguir seus projetos pessoais, ou mesmo se dispor a realizar algo que você sabe que a fará se sentir muito especial! Tudo vai depender da dinâmica do casal, mas o segredo é prestar atenção a suas particularidades, para se conectar cada vez mais e melhor com o outro.

Por que o ser humano só dá valor quando perde?

Só valoriza quando perde? – Eu não sei o que fazer Akim! – Chore. – Chorar?!

– Sim, você perdeu, não tem nada para fazer mais.– Mas dói.– Sim, dói.– Eu não consigo aceitar que terminou.– Sim, agora não consegue, mas semana passada conseguia né?– É verdade porque eu faço isso?– Isso o que?– De só ver depois que termina que gosto da pessoa!

A sensação de perda é importante em nossas vidas, ela nos faz perceber, muitas vezes, aquilo que é importante. Porém isso não significa que é necessário primeiro perder para depois dar valor. O que acontece que muitas pessoas só conseguem valorizar depois que perdem.

Pessoas que «só valorizam quando perdem» possuem um sistema de valorização no qual o valor de algo ou alguém é estabelecido mediante as consequências que a ausência da pessoa ou coisa traz. É uma estratégia de perspectiva tal como colocar e tirar um quadro da parede para ver a diferença que faz – com o perdão da comparação.

Da mesma maneira que colocar e tirar o quadro da parede evidencia a diferença que a presença do quadro faz, terminar com alguém evidencia a falta que a pessoa faz. Algumas pessoas não conseguem – por falta de prática – criar uma imagem mental consciente daquilo que tem.

  1. Não empregam a memória à seu favor e, dessa maneira, não conseguem perceber essas mudanças sem que elas ocorram.
  2. São viciadas em experiência concreta e não conseguem imaginar, visualizar a partir da imaginação partes de sua relação.
  3. Associa-se isso à uma falta de perspectiva temporal, ou seja, pessoas que só valorizam quando perdem, em geral, não conseguem ter uma visão clara de futuro à longo prazo (prazos maiores do que 1 ano, por exemplo).

Esta falta de percepção faz com que ela não projete no futuro a vida sem o outro. Assim sendo não consegue imaginar como seria viver fora da rotina atual. Então, pessoas que só valorizam depois que perdem tendem a dar valor muito grande para a experiência vivida, mas sem construir uma perspectiva em suas mentes daquilo que vivem e nem de criar uma perspectiva temporal.

  1. Daí só conseguem viver determinadas emoções e percepções com base na experiência.
  2. Para sentirem a vida sem o outro não conseguem fantasiar, apenas viver.
  3. É uma perspectiva triste porque traz muita dor desnecessária e mais de uma pessoa já perdeu «o amor de sua vida» por causa deste tipo de hábito mental.

Para mudar isso é necessário aprender a fazer perspectivas de longo prazo e experimentar estas perspectivas. Em geral essas pessoas torcem o nariz para isso e dizem «como vou saber que vou querer algo amanhã?». Elas sempre sabem, sabem, por exemplo, que não querem planejar nada, mas, usando o próprio argumento delas: se elas sabem que não querem nada planejado para amanhã, bem, isso já é um planejamento.

  1. O segundo ponto é fantasiar a vida sem a outra pessoa e tentar imaginar isso ao longo do tempo para se dar uma perspectiva imaginada de como as coisas poderão ser.
  2. Não faça isso no momento da raiva, porque a resposta vai ser certa.
  3. É melhor fazer isso – pasmem – num momento bom.
  4. Porque neste momento bom você conseguirá avaliar melhor a vida sem a pessoa, com defeitos e qualidades e, como você estará se sentindo bem, não precisará se defender dessa experiência.
See also:  Quem Criou A Lei De 100 Anos De Sigilo?

Com isso, em geral, as pessoas aprendem, a refletir melhor sobre o que querem antes de precisarem viver a experiência. Abraço : Só valoriza quando perde?

Porque às vezes só damos valor quando perdemos?

Isso acontece porque as pessoas se acostumam a situações, e acreditam que as coisas sempre estarão sobre seu controle. por não saberem viver o momento como o último, acabam perdendo os melhores momentos, deixando de lado o cuidado, a atenção, e o carinho.

Quanto vale a sua vida reflexão?

Texto sobre o Valor da Vida

  • Dois e Dois são Quatro Como dois e dois são quatro Sei que a vida vale a pena Embora o pão seja caro E a liberdade pequena Como teus olhos são claros E a tua pele, morena como é azul o oceano E a lagoa, serena Como um tempo de alegria Por trás do terror me acena E a noite carrega o dia No seu colo de açucena – sei que dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena mesmo que o pão seja caro
  • e a liberdade pequena.

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, em fim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.

Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência. Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã. Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama.

É abraçar, se entregar, sonhar, recomeçar tudo de novo. É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção. Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência e desvendar seus mistérios. Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.

Os sonhos regam a existência com sentido. Desejo que você Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.

Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama. «Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas», Augusto Cury, Academia Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, em fim, de tudo que faz a vida florescer.

  • Mas duvide de tudo que a compromete.
  • Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você.
  • Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.
  • Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas», Academia Na vida, não vale tanto o que temos nem tanto importa o que somos.

Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós. Está à tua disposição a potência, o poder de bem realizar, de vencer adversidades, reduzir atritos, convencer nos negócios honestos, melhorar de emprego, ampliar amizades, obter a paz no lar e tudo mais.

  • Quanto mais te convences de que podes ser feliz, de que tens em ti os atributos da paz, ação, resistência e amor, mais as facilidades chegam a ti.
  • No entanto, se preferes viver em lamentações, na recusa à prática do bem ou no cultivo de vícios, ergues, desnecessariamente, barreiras a ti mesmo.
  • Crê em ti mesmo, age e verá os resultados.

Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar. Tudo na vida vale a pena! Arrisque-se, ficar em casa com a cabeça no travesseiro só irá aumentar o sentimento de fraqueza, vazio e tristeza dentro do seu coração. Lave o rosto, ponha uma roupa e bote a cara para apanhar.

Não há nenhuma experiência na vida que não deixará um rastro permanente em você. Não há nenhuma decepção na vida que não trará a superação e a experiência. Quem vence não sai ganhando tanto quanto o vencido. Talvez, só passar pela vida não seja de todo mal e sim o melhor que possamos fazer. Isto não faz de nós fracassados e piores do que aqueles que escreveram suas biografias.

Aceite as coisas que a vida lhe traz. A vida muda porque tem que mudar. E por mais que você tente, certas coisas nunca voltarão a serem as mesmas, aceite isso e conviva com isso. Não leve a vida como um trem que segue seu caminho pré-determinado por um trilho, mas sim como um avião que não tem limite assim como o horizonte não conhece seu fim.

  • Faça do infinito sua meta, como aquele que por não saber que era impossível, foi lá e fez.
  • Acredite nas pessoas, todos erram, inclusive você.
  • O importante na vida não é que você se enganou sobre as pessoas, mas que você pode mudar sua opinião sobre elas.
  • Acima de tudo, acredite no amor.
  • Acredite que ele muda sim, tudo a sua volta para melhor.

O universo conspira para que as coisas dêem certo pra você, acredite nisso. Não perca as oportunidades únicas na sua vida, agarre-as com vontade, mesmo que o medo fale mais forte. Não deixe o medo ser o dono de tua vida, ele poderá te salvar de algumas, mas poderá te impedir de muitas.

  1. Tenha sempre, isso é importante, «atitude».
  2. Tome a iniciativa, de o primeiro passo, largue antes da partida.
  3. Quem sai na frente tem mais chance de chegar na frente.
  4. Não use filtro solar, use bronzeador.
  5. Exponha-se para a vida e absorva tudo que de bom ela te ensinar.
  6. Não se proteja das decepções, enfrente-as e às vença.

Saiba que sempre após as tormentas vem a calmaria. Ame sua família, ela é seu refúgio e seu pilar de sustentação. Mas não a procure somente nas horas ruins. Partilhe suas felicidades, seus medos e suas tristezas com aqueles que são responsáveis pela sua passagem pela vida.

Mesmo que não seja de sangue, sua família são aqueles que você tem para toda a vida. Seus país, seus avôs, seus irmãos, um amigo, um cachorro ou um papagaio. Acredite no valor da amizade. Ela existe, pode acreditar. Confie, ame, chore, brinque e lute por seus amigos. Entre na frente de balas de canhão por eles, eles entrariam na frente por você.

Curta sua vida, se divirta, mas tenha responsabilidade. Ninguém admira pessoas com idade elevada que curtam a vida com irresponsabilidade como se tivessem 18 anos. Beba, se quiser. Fume, se quiser. Mas lembre-se do que aquilo lhe fará a longo prazo e talvez a curto prazo.

Não se lamente caso um cigarro lhe traga a doença e não fale que você não precisava daquilo. Você achava que precisava quando o fez. Assuma seus erros, conserte-os. Se não conseguiu, peça desculpas e levante a cabeça. Seus erros serão admirados conforme a atitude que irá tomar para lhes superar. Lembre-se daqueles que se foram não como um adeus, mas como um até logo.

Acredite, você os reencontrará. As pessoas vêm e vão, aceite, mas não as esqueça. Seja feliz, e faça os outros felizes. Ser feliz não é ter tudo perfeito na vida, é ver a felicidade nas pequenas coisas, no sorriso de uma criança que lhe sorriu na fila do supermercado sem ao menos ter porquê; em um simples beijo entre dois velhinhos em uma praça; ou até mesmo na televisão fora do ar, saia de casa, dê uma volta e encontre-se com quem te faça feliz.

  • A felicidade não se esconde, ela se mostra, da bandeira, e quer ficar ao seu lado.
  • Não vire as costas para ela.
  • Chame-a aos poucos que ela te visitará.
  • Trate-a bem para que ela venha morar em sua casa.
  • E acima de tudo, não viva sozinho.
  • Encontre o amor e compartilhe-o.
  • As pessoas são mais felizes quando tem alguém em quem deitar a cabeça nos ombros, fechar os olhos e suspirar ate brotar nos lábios um doce «Eu Te Amo».

Afinal de contas, viver vale a pena. Se vale! O VALOR DA VIDA (Entrevista concedida por Freud ao jornalista George Viereck em 1926) Freud sobre a respeito da neoplasia no maxilar: «Detesto o meu maxilar mecânico, porque a luta com o aparelho me consome tanta energia preciosa.

Mas prefiro ele a maxilar nenhum. Ainda prefiro a existência à extinção.» «Setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade.» (Interrogado sobre o pessimismo) «Não sou pessimista. Não permito que nenhuma reflexão filosófica estrague a minha fruição das coisas simples. Tive o bastante para comer.

Apreciei muitas coisas – a companhia de minha mulher, meus filhos, o pôr-do-sol. Observei as plantas crescerem na primavera. De vez em quando tive uma mão amiga para apertar. Vez ou outra encontrei um ser humano que quase me compreendeu. Que mais posso querer?» (Sobre o auto-conhecimento) «Certamente.

O psicanalista deve constantemente analisar a si mesmo. Analisando a nós mesmos, ficamos mais capacitados a analisar os outros. Os outros descarregam seus pecados sobre ele. Ele deve praticar sua arte à perfeição para desvencilhar-se do fardo jogado sobre ele.» (Sobre a análise e a compreensão do mundo) A análise nos ensina não apenas o que podemos suportar, mas também o que podemos evitar.

Ela nos diz o que deve ser eliminado. A tolerância com o mal não é de maneira alguma um corolário do conhecimento. Que objeção pode haver contra os animais? Eu prefiro a companhia dos animais à companhia humana. Porque são tão mais simples. Não sofrem de uma personalidade dividida, da desintegração do ego, que resulta da tentativa do homem de adaptar-se a padrões de civilização() É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura.

  • Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas ideias e planos, para saber se vocês combinam e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra.
  • Nota: Trecho de muitas vezes atribuído de forma errônea a Luis Fernando Verissimo, mas que é de François de Bitencourt,Mais Valorize quem te ama.

Esse é o conselho mais sábio do mundo e deve ser adotado por todas as pessoas do planeta. Mesmo que você ache que não ama na mesma proporção, ou até mesmo que não ama, pois você pode estar redondamente enganado(a) e perceber isso tarde demais. Ou pelo fato da pessoa desistir e dedicar àquele amor a outra, ou pelo fato da pessoa sumir e você não mais conseguir contato, ou quem sabe até, a pessoa já não estar mais entre os vivos.

  • De valor a quem te ama.
  • Claro, não iluda, seja sincero(a) e explique que não sabe no futuro, mas no momento o amor não é de igual proporção.
  • Mas valoriza e mantém por perto.
  • Pois um dia você pode acordar e perceber que perdeu a pessoa da sua vida enquanto dava valor a pessoas de momento, de sentimentos superficiais.

E, talvez, você acorde tarde demais. E se isso acontecer você vai saber o que é solidão, saberá o sofrimento que a pessoa passou por ti, verá que as lágrimas que tanto ele(a) derramou, por você, realmente ardiam. E aí, só restará o tempo pra te curar.

E quer saber de mais uma coisa: O tempo não cura, só esconde o sofrimento. Mais cedo ou mais tarde aquilo vai vir a tona na sua mente, e, mesmo por pouco tempo, aquela tristeza vai te abraçar. Valoriza. Você já parou para calcular o valor de sua vida? Pare em um dia qualquer. Pode ser em um dia em que aconteceu algo HORRIVEL com tua VIDA.

Então faça uma retrospectiva e veras o tanto que Deus cuida de você. No final você irá se surpreender com os resultados. Perceberas que naquele dia DEUS estava ao teu lado, cuidando de ti, te protegendo, não te deixou partir. Muitas coisas acontecem com a gente a todo momento que é LIVRAMENTO DE DEUS.

  • Até algo que foi PERMITIDO por Ele que acontecesse, ou algo banal, como uma chuva que te impediu de sair naquela hora.
  • Pense que foi obra de Deus para te livrar de algo pior.
  • Estou falando de um Deus que forma vida dentro de outra vida, que cala cientistas até hoje e que a todo momento te surpreende se você prestar atenção nos detalhes do teu cotitiano.

Religiosamente, toda manhã peça para Ele te guardar, cuidar de todos que você ama, e no final do dia AGRADEÇA por ter te dado LIVRAMENTO, mesmo que você não sentiu e não percebeu, Deus cuidou de você. Reflexão: A panela queimada Alguém nessa vida já jogou fora uma panela queimada.

Não tinha mais utilidade? Acabou sua importância? Perda total do objeto? Ou você neglicenciou de fazer um esforço a mais para resolver o problema? Por outro lado, quem não já se dedicou a ariar uma panela queimada. Mesmo olhando o estado do estrago não desanimou, e com entusiasmo executou seu trabalho: ariar! Ariar significa no dicionário: Mondar de modo cuidadoso.

See also:  Quem Venceu O Bbb 2023?

Mondar significa no dicionário: arrancar, cortar, lavar, separar as impurezas ou as partes inúteis. Certamente depois de ariar uma panela queimada você terá de volta o objeto mondado. Pronto para uso. Sua panela estará tinindo! E nós? Alguém pode dizer: Eu sou uma panela queimada.

Alguém precisa ser ariada, mondada? E quantas vezes descartamos a possibilidade de qualquer esforço porque o estrago visível é tão grande que não se observa que após um esforço poderíamos estar tinindo novamente. Afinal, não chegamos ao mundo como uma panela queimada. São situações ao longo da vida que vão acumulando uma crosta de sujeiras no corpo, na mente e na alma.

Algumas vezes surge algo repentino e devastador que também nos tornam uma panela queimada. Só sei que pode haver duas soluções: – descartar ou ariar! Bora, vamos, dê uma mondada neste dia e fique tinindo. Se você não está precisando, ofereça-se para ariar alguém que pode está precisando de ser valorizado.

Um amigo, um vizinho, um familiar. Esforce-se para ariar. O mundo precisa de mais ajuda para mondar outras pessoas que se sentem panelas queimadas. Não descarte, pense antes se não dar pra ariar. O VALOR DA VIDA, ESTÁ NAS PEQUENAS COISAS! Não há coisa melhor do que ter a liberdade em suas mãos, em poder acordar e dormir com o barulho do mar e aquele vento gostoso batendo na sua cortina, deixar entrar aquele cheiro de maresia pela sua janela.

Não há nada melhor do que abrir os olhos de manhã e dar bom dia aquele por do sol lindo e alaranjado em frente a sua casa, não há nada mais sublime em sair na porta de casa e sentir o vento tocar você dos pés até a cabeça, em ter a maravilhosa sensação daquela vibração passar por você e te renovar cada dia mais, cada minuto mais e mais.

Por isso abra seu coração, libere suas energias, conheça um mundo novo, ame mais do que nunca, se jogue em uma paixão verdadeira, sorria, faça aqueles que te amam, sorrir com você, nunca tire esse sorriso do rosto, pois muitos precisam dele; Abrace, beije, beije muito e intensamente, sinta o sabor de cada beijo, abra novas portas para novas oportunidades na sua vida, conheça alguém, mas conheça bem, a ponto de ver o que há no interior dessa pessoa, pois o que há de mais bonito está no interior de cada um, até aqueles que você julga ser podre por dentro, há uma luz linda na alma, que poderá mudar todo o seu conceito sobre essa pessoa e fará ela melhor cada dia mais, encha seus olhos daquele brilho intenso da vida e dê o seu melhor a cada dia, viva, viva cada minuto, pois a vida não espera por você ! O VALOR DA VIDA Hoje li sobre uma menina de 16 anos que tirou a própria vida! Deixou uma carta para os pais Cheia de acusações e desabafos Sentia-se depressiva Mas escondia-se atrás de um sorriso falso Apenas 16 anos Uma vida toda pela frente Apenas 16 anos Mas já sabia o que era abuso Bullying Depressão Culpou a seu pai pelo abuso E a sua mãe por omissão Culpou toda a sociedade por alienação Apenas 16 anos E há dois já se mutilava Certamente deu muitos sinais De que precisava E queria ser ajudada Mas ninguém ouviu seu grito de socorro Silencioso Preso como um nó na garganta Ninguém via seu sofrimento Ou fingia não ver Culpou a escola, os colegas e os professores Tanta gente a sua volta Mas ninguém fez coisa alguma Apenas 16 anos! Quantas Thailas teremos que perder Para que possamos perceber Que há muitas Thailas Que precisam de nós Do nosso olhar atento Do nosso abraço Do nosso ombro amigo De um simples: Eu te entendo!? Demonstre amor Enquanto é tempo Porque a qualquer momento Pode não dar mais tempo E se você leu até aqui Agradeço Menina, você é linda! É preciosa! Menino, você é lindo! É especial! Você pode não me conhecer Mas tua vida é importante pra mim Meu coração se entristece com o teu Mas podemos sair dessa juntos Aqui, me dê a tua mão E vamos juntos Sair desse buraco da depressão Não são remédios Não são drogas Não são amores Que têm o poder da cura Só o que tem esse poder é o amor O verdadeiro O altruísta E o mais importante: O amor próprio Abrace-se Olhe-se no espelho Veja além do que ele te mostra Veja-se como eu te vejo Veja o que há de melhor em ti! Dê- se mais uma chance! Só por hoje! Qual o valor da vida? Imensurável! Somos abençoados por estarmos aqui.

Quantos não conseguiram, quantos nem chegaram a existir, quantos simplesmente, desistiram de viver. Lamentavelmente, estipulamos valor para algo que não tem preço: A vida! E como isso tem sido negligenciado. Vidas que se vão por nada ou quase nada, por uma permuta, por uma troca, ou por nada mesmo.

  1. Se nós pensássemos o quanto nossa vida é uma dádiva talvez, pudéssemos refletir que ela não é nossa.
  2. Nos foi «emprestada» para ser cuidada, amada, VALORIZADA.
  3. A vida pertence a quem nos concedeu.
  4. Não é nossa.
  5. Por isso, deveríamos ser mais zelosos ainda.
  6. Estamos apenas de passagem e um dia iremos prestar contas a quem nos deu essa vida.

Será que temos sido cuidadosos o suficiente? Será que temos amado corretamente? Realmente, creio que não. Tenho pedido sabedoria para saber viver. Entendo que muitos têm vida, mas que poucos sabem viver.

  1. O VALOR DA VIDA II A vida vale muito A vida é um risco A vida é bela A vida é um mito Mas também pode ser um cisco A vida tem o valor que você a dá Ela pode ser longa ou breve Boa ou ruim Valer a pena ou não Só depende de você A vida vale o risco Vale o sorriso Vale a lágrima Vale o gosto de mel ou de fel Vale cada segundo bem vivido A vida é infinita para os que esperam Mas muito breve para os que amam A vida é feita de contradições A vida é feita de ilusões Também é feita de desilusões A vida é uma comédia Ou uma tragicomédia A vida é feita de dicotomias Mas vale a pena ser vivida Valorize tua vida Agradeça pela tua família Guarde tua saúde Evite os excessos Viva em equilíbrio E quando desequilibrar Tenha com quem contar Porque na vida ninguém vive só E a vida é uma só Então viva Viva! Um dia de cada vez Se bem vivida A vida não tem preço Pra quem tem apreço Quando sentir-se impotente Lembre-se que há pessoas que dariam a vida Para ter a tua vida Ou para voltar à vida Seja forte Mas não o tempo todo Porque ninguém é Seja feliz Mas não o tempo todo Porque ninguém é Seja você O tempo todo Porque ninguém é Tua vida vale muito Ame-se Deixe-se amar e ser amado Cuide-se E deixe-se ser cuidado Procure ajuda Aceite ajuda Valorize a vida De quem te trouxe à vida Porque a vida só vale
  2. Quando a valorizamos!

As pessoas que atravessam nosso caminho; seja um amigo, um colega de trabalho, um familiar, tem mais a nos ensinar do que podemos imaginar. Nos faz refletir sobre nossas próprias atitudes e valores. Aprendi que uma pessoa pode ter títulos, diplomas, bens materiais, e ser uma pessoa vazia, pobre, sem absolutamente nada a oferecer, a não ser para si mesma.

  1. Como conheci pessoas que mal sabiam escrever seu próprio nome, mas que eram doutores na arte da vida, ricas em sabedoria e fonte inesgotável de bondade.
  2. Nosso valor não está no que adquirimos, mas na maneira como agimos com os outros.
  3. É o que fazemos pelo outro que mostra quem somos, prova nosso valor.

O resto, o tempo apaga da história.

  • Vale a pena tudo Vale a pena escrever Escrever um poema sem fim Um poema que te siga a vida Seja ele um soneto ou uma cantiga Vale a pena cantar Cantar uma canção sem fim Uma música que te siga o ser Seja ela um clássico ou uma balada de adormecer Vale a pena sorrir Com um sorriso sem razão Uma gargalhada que te siga a tentação Seja ela para ti ou para uma multidão Vale a pena lutar Com um escudo imortal Escudo onde nenhuma flecha irá acertar Seja ela de arco ou simplesmente de mandar Na vida «tudo vale a pena Quando a alma não é pequena» Já dizia o grande poeta
  • Ele que viveu até chegar á meta.

O QUE VALE PARA VALE, NÃO VALE PARA MIM, NESSE «JOGO» SUJO DE LAMA! Sobre o rompimento da barragem em Brumadinho. O que posso pensar, que foi uma tragédia? Bola pra frente porque isso vale. Que foi um acidente? Bola pra frente e que continue o «jogo» da VALE.

Não, não é bem assim, isso para mim não VALE! Se eu for considerar uma tragédia, é com certeza uma «tragédia anunciada», sendo a maior que eu tenho conhecimento! Em minha opinião, tragédia é quando não se pode evitar, o que aconteceu em Brumadinho foi CRIME e isso não VALE! Assim penso que existe a necessidade de repensar esse «jogo», do que vale e do que não VALE! Sabemos que esse crime está acontecendo novamente e vale lembrar que esse mesmo crime da VALE, que gera toda essa comoção Nacional (onde me incluo nela) pode se repetir nas demais barragens da VALE que certamente devem possuir a mesma atenção e cuidado (ou falta deles).

Isso para mim não VALE! Como evitar que esse terror se repita? Realmente fica aí uma pergunta que não vi ninguém responder ou reanalisar nas regras desse «jogo da VALE», se vale ou não VALE. Outra importante análise que não tenho visto acontecer é a relacionada a órgãos de fiscalização e proteção do meio ambiente, especialmente os ligados à área de mineração.

  • Qual a responsabilidade desses que tem o PODER de autorizar, de falar que vale para a VALE a criação de barragens com essa? Onde foi o erro por parte desses órgãos? O fato que vale lembrar é que nada trará as pessoas assassinadas pela empresa VALE de volta.
  • Nada trará a vida, aos «pedaços de famílias» que ficaram e que, após passar a comoção nacional, permanecerão suportando essa dor que não «vale a pena».

Sobre a pena e justiça, não consigo imaginar que seres humanos, na figura de profissionais consigam viver sabendo dos riscos que submetem outros seres humanos que moram e que trabalhavam para mesma empresa nessas regiões. Não me parece lógico ou racional essa opção.

Assim,não VALE! Não consigo mensurar como a VALE e seus profissionais responsáveis, seus investidores conseguirão reparar essa também gravíssima opção que fizeram. Opção absurda de utilizar tecnologias que não minimizam os riscos de acidentes como este e, que podem estar espalhados pelas áreas de mineração VALE.

Como não é possível mensurar, em minha opinião, existe a necessidade de punir exemplarmente a empresa VALE e que a partir de hoje para ela minerar não vale mais em nosso país. Isso Vale? Não sei. Isso resolverá o problema? Não VALE! Mas com certeza irá fazer outros «times» a repensarem antes de entrar no «jogo de lama», de o que vale, além dos lucros é o VALOR da vida! #NaoVale ⁠É incrível como somos movidos pelos nossos desejos! Capazes até de nos fazer sair do eixo! A vida é pulsante, passa veloz, em questão de segundos deixa pra trás uma série de recordações! Temos que nos responsabilizar com essas pegadas, e caprichar no enredo da nossa própria história.

  1. Não cabem pudores, rumores, não cabem sequer remorsos e remoer o que já passou é atraso de viver.
  2. Sorria, aproveite cada suspiro que o novo te proporciona, a beleza está na simplicidade do olhar, no cheiro, no toque macio de um beijo, no valor de um abraço! São sensações assim que fazem o dia se tornar inesquecível! Talvez você pudesse ter parado aquele momento ou quem sabe ele não tivesse parado tanto você! Talvez você pudesse ter controlado uma ou outra situação, mas aí elas teriam controle sobre teus desejos! Talvez, você nem soubesse se aconteceria, ou quisesse muito que aquilo despertasse o melhor de ti! Talvez você estivesse apenas esperando acontecer para de fato despertar! Vá ser feliz, que a vida se encarrega de fazer valer a pena! » A única certeza de sermos brindados com mais um lindo dia para viver só começa com a magia de um novo alvorecer » E assim descobrimos que a vida vale a pena ser vivida, e sempre exige um esforço especial, pois a luta pela vida começa quando nascemos, e só termina após o último suspiro.

Osculos e amplexos, Marcial A VIDA VALE A PENA SER VIVIDA Marcial Salaverry Só é preciso entender que a vida vale a pena ser vivida, e é bom explicar que para bem viver a vida é válido todo e qualquer esforço nesse sentido, assim sendo, é interessante entender que a partir de um lindo pensamento de Lamartine, meu sábio amigo e guru L’Inconnu, traçou uma de suas obras primas, que transcrevo e comento abaixo.

Parabenizo L’Inconnu pela beleza de trabalho. Vejam só: «Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta» Lamartine «Resista sempre, nunca desista.» Enquanto tivermos forças, devemos resistir à idéia de derrota, e sempre procurar uma maneira de atingir nossos objetivos.

Os gaúchos tem uma expressão que revela bem essa disposição: «Não está morto quem peleja.» «Resista um pouco mais. mesmo que as feridas latejem e que a sua coragem esteja cochilando.» Muitas vezes chegamos perto do limite de nossa resistência,. E bate aquela vontade de mandar tudo pro espaço e entregar os pontos.

É chegado o momento de buscar lá no fundo do poço aquela reservazinha de vontade que o Amigão sempre deixa para todos. O negócio é saber retirar lá do fundo e iniciar a reação. Só há uma circunstância que nos impede de reagir. É a morte. «Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.» É aquele restinho de forças que ainda temos, esse minuto que pode ser fatal ou vital, dependendo de nossa atitude, se entregamos os pontos, ou se reagimos.

«Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã. mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.» Quando estivermos mesmo no bagaço, no limite do limite, ainda cabe a última pergunta: «Será que não há nada mesmo a fazer?» Ainda estamos respirando? Então sempre há algo a fazer.

  1. Pensar na busca de uma saída.
  2. E se não der certo, pelo menos tentou-se, ficou o consolo de haver tentado até o último suspiro.
  3. Resista mais um pouco, mesmo que os invejosos digam para você parar.
  4. Mesmo que a sua esperança esteja no fim.» Vocês já notaram que, quando a situação está nesse limite perigoso, sempre aparece algum «amigo» para tirar a última azeitona da empadinha? É aquele tal que balança negativamente a cabeça, dizendo: Ferrou-se.
See also:  Signos Que DO Medo Quando EstãO Bravos?

Por que será que sempre essas figuras soturnas estão desejando que alguém se dane? Muitas vezes é inveja mesmo. Quem não tem esse sentimento mesquinho, procura ajudar e não empurrar mais para o fundo, tirando o pouco ânimo de que ainda dispomos, e é essa «ajuda» que devemos dispensar.

«Resista mais um momento, mesmo que você não possa ainda avistar a linha de chegada. mesmo que as inseguranças brinquem de roda à sua volta.» Dureza. Estamos no talo mesmo. A coisa parece mesmo estar perdida. Não vemos o fim, mas, talvez esteja depois daquela curva. Ela até que não está longe, com um pouco de esforço chegaremos lá.

É aquele algo mais necessário para se começar a reação. Quando o objetivo está longe, e parece inalcançável, vamos por partes (como fazia com muita propriedade, Jack, o Estripador). «Resista um pouco mais, mesmo que a sua vida esteja sendo pesada como a consciência dos insensatos, e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.» Meu amigo L’Inconnu é jogo duro mesmo.

  1. A coisa está abaixo, bem, do cachorro.
  2. Não existe nada mais indefeso do que um pássaro de asas quebradas, a não ser um peixe fora d’água.
  3. Mas este ainda pode dar um último salto e voltar para a água.
  4. E é isso o que podemos e devemos fazer, tentar o último salto, que nos permita recomeçar a viver.
  5. Agora o pássaro de asas quebradas, e se houver um gato nas vizinhanças, então, a saída é ser um peixe fora d’água, ao invés do passarinho do L’Inconnu.

«Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço e essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, em breve nascerá para você, desde que você resista.» Linda imagem esta. Visualizem o nascer do sol. Um dos mais belos espetáculos da Terra.

É o renascer da vida. É o renascer do amor. É o prêmio para quem não desistiu, e conseguiu seu objetivo. Quer prêmio melhor do que este? Eu não conheço. «Resista, porque eu estou sentado, na arquibancada do tempo, torcendo ansioso para que você vença e ganhe o troféu que você merece: A FELICIDADE.» Sem mais comentários.

Só quem resistiu e chegou lá, é que pode entender. Então crianças, resistam sempre aos pensamentos negativos, podendo assim fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, entendendo que sempre vale a pena um esforço especial em benefício daquilo que temos de melhor, ou seja, A VIDA.

Quando você tem consciência do seu valor?

Voc Só Tem Valor Quando Tem Algo A Oferecer Quando você tem consciência do teu valor, não é qualquer coisa que te satisfaz, muito menos qualquer coisa que te atinge. Desconhecido

O que é o seu valor?

Quais são os meus valores? No post anterior eu falei da importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira, e combinei que compartilharia alguns exercícios para ajudar nessa jornada de se conhecer mais. Então, para começar, vou dividir com vocês um instrumento que ajudará a pensar em quais são seus valores.

Mas antes de começar, o que são valores? São um conjunto de características que determinam como uma pessoa toma decisões e se comporta. Eles representam uma «bússola», norteando nossas vidas e dando significado às nossas decisões. Escolher uma carreira alinhada aos valores, ajudará você a encontrar realização e sucesso no seu trabalho.

Identificar quais são seus valores é fundamental para poder compreender quais retornos você espera do seu trabalho e analisar se a atuação profissional que escolheu está alinhada com o que acredita. O exercício que apresentarei a seguir foi adaptado do livro «Carreira, você está cuidando da sua?», das autoras Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini.

Lista de Valores
Amizade Força interior Não violência
Amor Fraternidade Paz
Autoestima Honestidade Perdão
Caráter Humildade Perseverança
Compaixão Igualdade Respeito
Compreensão Justiça Responsabilidade
Comprometimento Lealdade Responsabilidade social
Cooperação Liberdade Riqueza
Esperança Não discriminação Sinceridade
Ética Não julgar Outros. Quais?

Segundo passo: reflita sobre o que cada valor que você escolheu significa para você. Pense em situações da sua vida em que esses valores foram considerados ou desconsiderados para tomar uma decisão, e o que aconteceu. Tome nota! Terceiro passo : agora, eleja da sua lista os 5 valores mais relevantes para você.

  1. Quarto passo: coloque os 5 valores escolhidos em ordem de importância, do mais importante para o menos importante.
  2. Pronto! Agora você tem sua lista de valores, com o significado de cada um e ordem de importância.
  3. Se você tem, por exemplo, Liberdade como um valor, provavelmente não encontrará sucesso e felicidade em um trabalho cheio de regras, procedimentos e horários rígidos.

Releia essa lista quantas vezes for necessário e a tenha como base para fazer suas escolhas de profissionais. : Quais são os meus valores?

O que fazer com uma pessoa que não te valoriza?

O que fazer se o seu parceiro não o valoriza? – Não é fácil admitir, mas se o teu parceiro não te valoriza, é porque permites. Não podemos impedir que as pessoas de se comportarem mal, mas podemos decidir qual será a nossa reacção. Podemos romper o relacionamento ou podemos continuar juntos.

  • Podemos falar ou ficar calados.
  • Se permites tal comportamento, ele pode eventualmente afectar a sua autoestima, confiança e bem-estar.
  • Então, se o seu parceiro não te valoriza, o primeiro passo é valorizar a si própria.
  • Procure analisar os teus pontos fortes, desenvolver teu pontencial e deixar um pouco de lado a tua necessidade de aprovação,

Além disso, nos relacionamentos longos, damos por garantido que o outro nos ama e esquecemos de cuidar dos pequenos detalhes que nutrem a vida do casal. Se sentes que o teu parceiro não te valoriza, procura sair da tua zona de conforto e reacender a chama da paixão,

Nem tudo está perdido. Saia da rotina, faá uma mudança no visual, volta a beijá-lo com paixão, prova novidades na cama. Essas simples mudanças podem reproximá-los muito. Também seria interessante conversar com o teu parceiro de uma forma assertiva e sincera sobre as tuas necessidades, sobre o que sentes e esperas da relação.

Diga a ele que não te sentes valorizada, amada e que precisa de um pouco mais de afeto, apoio, cumplicidade e atenção. Ouça atentamente o que ele diz. Ele pode dizer que tens razão e que negligenciou o cuidado com o relacionamento. Ou ele pode innventar desculpas para não reconhecer que não te valoriza.

  • Se este for o caso, talvez seja o momento de pensar se vale a pena seguir nessa relação.
  • As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo.
  • MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia Ao continuar com o Google, aceita as nossas e Já tenho uma conta. Iniciar sessão. : 7 sinais que o teu parceiro não te valoriza (e o que fazer)

O que quer dizer se valorizar?

Mas, afinal de contas, o que é se valorizar? Valorizar a si mesmo é se perceber como alguém merecedor de respeito, amor, admiração. É se ver digno de oportunidades interessantes. Capaz de atingir objetivos desafiadores.

O que é valor segundo a psicologia?

Por sermos humanos temos a capacidade de raciocinar e agir além dos nossos instintos. E por isso, podemos a partir de um conjunto de experiências e informações acumuladas decidir como agir e como viver a nossa vida. Você sabe quais são as forças que guiam e pautam suas ações? Descubra nesse artigo o porquê é importante conhecer seus valores, o que eles são, como identificá-los e agir de maneira alinhada a eles.

– É importante estarmos alinhados aos nossos valores para que nossas ações não os contradigam. Você consegue dizer uma situação em que passou de um limite seu e agiu de forma contrária a algum de seus valores? Você consegue identificar os seus valores? Os valores são usados para caracterizar grupos, sociedades e indivíduos, para rastrear mudanças ao longo do tempo e para explicar as bases motivacionais de atitudes e comportamentos.

Além disso, eles têm uma função evolutiva para o ser humano, pois contribuem para a sua sobrevivência e continuidade, ao nortear e estabelecer padrões convencionais que mostram o que deve ser aceito ou não. Segundo Russ Harris, médico e psicoterapeuta de renome mundial em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) «valores são princípios condutores que nos guiam e motivam ao longo da vida.» Os nossos valores são irrefutáveis e constituem o ponto de partida, como uma bússola, que dirá para qual direção devemos seguir. Segundo Steven Hayes, psicólogo clínico americano, professor da Universidade de Nevada e um dos precursores da ACT, um valor é uma direção – uma qualidade da ação. Por definição, os valores não podem ser alcançados e mantidos em estado estático; eles precisam ser vividos.

Ou seja, apesar do valor ser uma direção, é preciso agir/caminhar nessa direção, pois os valores dizem respeito às ações do cotidiano, mas ao contrário de objetivos/metas, eles não são alcançados, são experienciados, Quando você tem um objetivo, ao alcançá-lo, você parte para outro e este se encerra.

Já uma jornada pautada em valores é sobre A MANEIRA DE IR ao invés de CHEGAR. Resumindo então, valores são crenças e refletem como você deseja ser, como você é, como você age em todas as situações. Além disso, os valores também ditam como você se relaciona com outras pessoas, em como acredita ser a melhor forma de ser com o outro, como também quais são os valores mais importantes para você nos seus relacionamentos, sejam eles amorosos, de amizade, familiares ou profissionais.

Quando você entende o seu valor?

Aléxia Dolabella Voc Só Tem Valor Quando Tem Algo A Oferecer Quando você entende o seu valor, migalhas não te prendem, você se vai, não por orgulho ou imaturidade, mas por compreender que merece mais e se amar é prioridade. : Aléxia Dolabella

Quando você tem consciência do seu valor?

Voc Só Tem Valor Quando Tem Algo A Oferecer Quando você tem consciência do teu valor, não é qualquer coisa que te satisfaz, muito menos qualquer coisa que te atinge. Desconhecido

O que é o seu valor?

Quais são os meus valores? No post anterior eu falei da importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira, e combinei que compartilharia alguns exercícios para ajudar nessa jornada de se conhecer mais. Então, para começar, vou dividir com vocês um instrumento que ajudará a pensar em quais são seus valores.

  1. Mas antes de começar, o que são valores? São um conjunto de características que determinam como uma pessoa toma decisões e se comporta.
  2. Eles representam uma «bússola», norteando nossas vidas e dando significado às nossas decisões.
  3. Escolher uma carreira alinhada aos valores, ajudará você a encontrar realização e sucesso no seu trabalho.

Identificar quais são seus valores é fundamental para poder compreender quais retornos você espera do seu trabalho e analisar se a atuação profissional que escolheu está alinhada com o que acredita. O exercício que apresentarei a seguir foi adaptado do livro «Carreira, você está cuidando da sua?», das autoras Sofia Esteves, Renata Magliocca e Danilca Galdini.

Lista de Valores
Amizade Força interior Não violência
Amor Fraternidade Paz
Autoestima Honestidade Perdão
Caráter Humildade Perseverança
Compaixão Igualdade Respeito
Compreensão Justiça Responsabilidade
Comprometimento Lealdade Responsabilidade social
Cooperação Liberdade Riqueza
Esperança Não discriminação Sinceridade
Ética Não julgar Outros. Quais?

Segundo passo: reflita sobre o que cada valor que você escolheu significa para você. Pense em situações da sua vida em que esses valores foram considerados ou desconsiderados para tomar uma decisão, e o que aconteceu. Tome nota! Terceiro passo : agora, eleja da sua lista os 5 valores mais relevantes para você.

  • Quarto passo: coloque os 5 valores escolhidos em ordem de importância, do mais importante para o menos importante.
  • Pronto! Agora você tem sua lista de valores, com o significado de cada um e ordem de importância.
  • Se você tem, por exemplo, Liberdade como um valor, provavelmente não encontrará sucesso e felicidade em um trabalho cheio de regras, procedimentos e horários rígidos.

Releia essa lista quantas vezes for necessário e a tenha como base para fazer suas escolhas de profissionais. : Quais são os meus valores?