Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

Quem Ganhou Para Deputado Estadual?

Quem foi eleito deputado estadual em São Paulo?

A Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo chega, nesta quarta-feira (15), sua 20 legislatura. O maior Legislativo estadual da Amrica Latina, com 94 cadeiras, dar incio a este novo perodo com uma renovao de 41,4% dos mantados em relao ltima legislatura e com o retorno de sete parlamentares com passagens pela Casa.

Em nmeros absolutos, a nova composio da Alesp contar com 39 deputadas e deputados que no estavam na 19 legislatura – sete destes com mandatos como deputados estaduais em legislaturas anteriores desta Casa. Veja a seguir quem so os parlamentares que retornam para a Alesp: Ana Perugini (PT) Nascida em Cariacica, no Esprito Santo, Ana Perugini, 59, advogada e servidora licenciada do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo (TJ-SP).

Foi vereadora do municpio de Hortolndia antes de assumir o cargo de deputada estadual na Alesp, onde ficou por dois mandatos (2007-2015). Em seu ltimo ano no Legislativo paulista, foi eleita para o cargo de deputada federal, mandato que exerceu at 2019.

  1. Ana Perugini tem como principal bandeira a promoo de poltica pblicas para as mulheres, alm das reas da Sade, Saneamento e Segurana.
  2. Foi eleita em 2022 com 79.061 votos.
  3. Atila Jacomussi (SD) O deputado eleito Atila Jacomussi, 49, natural de Mau, muncipio da Regio Metropolitana do ABC Paulista onde comeou sua carreira poltica como vereador, em 2005.

Foi eleito como deputado estadual para a 18 legislatura em 2015, mandato que cumpriu at 2017, quando deixou o Parlamento aps ser eleito prefeito de Mau (2017-2020). Jacomussi tem passagem pela Sama, autarquia de Saneamento Bsico de Mau e seu trabalho como agente pblico voltado para aes de desenvolvimento para o muncipio da regio do ABC Paulista.

  • Foi eleito em 2022 com 58.707 votos.
  • Beth Saho (PT) Beth Saho, 66, nascida em Urups, no interior de So Paulo e assume neste ano seu sexto mandato como deputada estadual na Alesp.
  • Formada em Psicologia e mestre em Sociologia, a parlamentar foi eleita para o cargo no Parlamento pela primeira vez em 2002 e, desde ento, esteve presente em todas as legislaturas seguintes.

Apesar de ter sido eleita para a 19 legislatura, que teve incio em 2019, Beth se licenciou do cargo para concorrer prefeitura de Catanduva em 2020, deixando vaga sua cadeira na Assembleia Legislativa. Antes de ser deputada, Beth foi professora da rede pblica estadual.

  • A parlamentar tem como pauta o trabalho social e a defesa dos direitos das mulheres, das crianas e adolescentes e da terceira idade.
  • Foi eleita em 2022 com 65.407 votos. Dr.
  • Valdomiro Lopes (PSB) Natural de So Jos do Rio Preto, Valdomiro Lopes, 68, mdico e comeou sua trajetria poltica como vereador no municpio de nascimento – cargo que exerceu por trs mandatos.

Chegou Alesp em 2001, para assumir como deputado suplente. Foi reeleito para o cargo no Parlamento paulista por mais duas ocasies, em 2002 e 2006. Em 2009, foi eleito prefeito de So Jos do Rio Preto, cargo que ficou por dois mandatos, at o ano de 2016.

Valdomiro Lopes tem como principais reas de atuao a defesa dos direitos dos servidores pblicos e o SUS (Sistema nico de Sade). Foi eleito em 2022 com 50.824 votos. Eduardo Suplicy (PT) Eduardo Suplicy, 81, economista e possui uma extensa carreira poltica. Seu primeiro cargo pblico foi justamente como deputado estadual na Alesp, assumido em 1979.

Nascido em So Paulo, Suplicy foi ainda deputado federal de 1983 a 1987. Em 1988, foi eleito vereador da Capital paulista, cargo em que permaneceu at 1990, se licenciando para assumir mandato como senador em 1991. O parlamentar retorna Assembleia Legislativa aps terminar sua segunda passagem pela Cmara Municipal de So Paulo este ano.

Suplicy tem como pautas principais a igualdade social, a renda bsica e a economia solidria. Foi eleito em 2022 com 807.015 votos. Luiz Claudio Marcolino (PT) Luiz Claudio Marcolino, 52, nasceu em Nova Iguau, no Rio de Janeiro, mas cresceu na Capital paulista. formado em Economia e foi presidente do Sindicato dos Bancrios de So Paulo, Osasco e Regio.

Foi eleito deputado estadual pela primeira vem em 2010 e suas principais pautas como parlamentar esto nas reas de moradia, sade, educao, segurana e transporte. Foi eleito em 2022 com 70.487 votos. Simo Pedro (PT) Simo Pedro, 58, nasceu no Paran e veio para So Paulo para cursar Filosofia e Sociologia, onde se tornou professor universitrio.

  • Comeou sua carreira poltica em 2002, eleito deputado estadual, cargo que exerceu por mais dois mandatos, at 2013.
  • O parlamentar se licenciou do cargo na Alesp para assumir a Secretaria de Servios da Cidade de So Paulo, em 2014.
  • Possui como principais bandeiras a habitao, agricultura, meio ambiente, gerao e valorizao de postos de trabalho.
See also:  Qual A FunçãO Do PâNcreas?

Foi eleito em 2022 com 59.785 votos.

Quantos deputados estaduais têm no Brasil 2023?

Os novos deputados estaduais eleitos para o quadriênio de 2023-2026 foram diplomados na noite desta segunda-feira (12) no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). No total, foram diplomados 37 eleitos, sendo 24 estaduais, 8 federais, um senador e dois suplentes, além do governador e vice-governador.

A diplomação é a última fase do processo das eleições deste ano. A solenidade de posse será em 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), quando se inicia o mandato dos eleitos para os próximos quatro anos. A abertura do evento contou com a participação da cantora Kárisse Blos, que cantou o Hino Nacional, acompanhada pelo pianista e maestro Helton Jeferson.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RR), Leonardo Pache de Farias Cupello, abriu os trabalhos enfatizando que a diplomação é um momento histórico. «É quando a nossa democracia está efetivamente exercida em todos os seus planos, e que o nosso Estado de Roraima e nossa Justiça Eleitoral têm feito de tudo para atender à vontade de seus cidadãos», ressaltou o desembargador Cupello. O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a todos, parabenizou a Justiça Eleitoral e todas as instituições parceiras, destacando que essa é a festa da democracia. «Tivemos uma eleição tranquila, e a Justiça Eleitoral está de parabéns, assim como o eleitor, que foi às urnas e se manifestou de maneira consciente, escolhendo seus representantes. A abstenção foi mínima, e isso é resultado de que a sociedade de Roraima está atenta a essas escolhas.

Viva a democracia brasileira!». Sampaio disse ainda que o ano foi atípico por conta das inúmeras fake news que tentaram descredibilizar a verdadeira informação. «Muita gente mal-intencionada tentando tumultuar o processo eleitoral, desconfiando das urnas eletrônicas. Sempre tive muita convicção da seriedade, competência e transparência da Justiça Eleitoral na condução desse processo.

A democracia sai fortalecida e a sociedade manifestou nas urnas suas mais diversas opiniões por meio do voto», enfatizou. Lucas Souza, 25 anos, o mais jovem deputado eleito, afirmou que estava muito feliz por fazer parte desta solenidade. «É uma grande felicidade ter concorrido pela primeira vez e ter sido eleito para o meu Estado de Roraima, onde nasci e cresci. Ano que vem, começa nossa grande missão. Podem esperar em prol da juventude, da assistência social e do esporte roraimense». Diferentemente da atual legislatura, em que a bancada feminina é composta de sete mulheres, na próxima serão apenas cinco parlamentares. «É uma história de vida e a cada mandato as perspectivas da população são diferentes e as de Roraima também. Embora a gente trilhe o olhar lá no desenvolvimento do Estado, é uma nova história. A Assembleia é um poder desafiador, mas é um prazer servir à população», avaliou.

Ela aproveitou para dizer que o Orçamento do Estado também tem uma nova história em razão da mudança no governo federal. «Pela primeira vez, temos um orçamento equiparando receita e despesa. Nossa receita é uma estimativa. Então, temos que observar o comportamento nacional para fazer aqui o melhor para a nossa população», considerou.

O TRE/RR também entregou certificados para os parceiros da Justiça Eleitoral, como Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMRR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCRR), Corpo de Bombeiros (CBMRR), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (Smtran).

  • Os primeiros a receberem o diploma foram os deputados federais, seguidos dos estaduais, senador e suplentes e governador e vice-governador.
  • A ordem de chamada obedeceu a quantidade de votos obtidos nas urnas: Deputados federais 1.
  • Jhonatan de Jesus (Republicanos) – 19.881 – (reeleito para o quarto mandato) 2.

Helena da Asatur (MDB) – 15.848; 3. Duda Ramos (MDB) – 14.79; 4. Defensor Stélio Dener (Republicanos) – 14.193; 5. Albuquerque (Republicanos) – 14.015; 6. Nicoletti (União Brasil) – 10.969; 7. Zé Haroldo Cathedral (PSD) – 10.361; 8. Pastor Diniz (União Brasil) – 8.243.

Deputados estaduais 1. Soldado Sampaio (Republicanos) – 8.746 – (reeleito para o quarto mandato) 2. Joilma Teodora (Podemos) – 7.658; 3. Marcos Jorge (Republicanos) – 7.624; 4. Tayla Peres (Republicanos) – 7.292 (reeleita); 5. Neto Loureiro (PMB) – 7.053 (reeleito); 6. Aurelina Medeiros (PP) – 6.959 – (reeleita para o sétimo mandato); 7.

Catarina Guerra (União Brasil) – 6.939 – (reeleita); 8. Chico Mozart (PP) – 6.661 – (reeleito); 9. Jorge Everton (União Brasil) – 6.627 – (reeleito para o terceiro mandato); 10. Renato Silva (PROS) – 6.331 – (reeleito); 11. Marcelo Cabral (Cidadania) – 5.862 – (reeleito para o quinto mandato); 12.

  • Odilon (Podemos) – 5.276 – (reeleito para o terceiro mandato); 13.
  • Idazio da Perfil (MDB) – 5.039; 14.
  • Lucas Souza (PROS) – 4.591; 15.
  • Coronel Chagas (PRTB) – 4.579 – (reeleito para o quarto mandato); 16.
  • Eder Lourinho (PSD) – 4.490 – (reeleito); 17.
  • Angela Águida Portella (PP) – 4.475 – (reeleita para o terceiro mandato); 18.
See also:  Se Eu NO Cumprir Aviso PréVio Desconta Quanto?

Dr Claudio Cirurgião (União Brasil) – 4.320; 19. Gabriel Picanço (Republicanos) – 3.861 – (reeleito para o quarto mandato); 20. Marcinho Belota (PRTB) – 3.549; 21. Dr Meton (MDB) – 3.412; 22. Rárison Barbosa (PMB) – 3.200; 23. Isamar Júnior (PSC) – 3.145; 24. Texto: Marilena Freitas Foto: Jader Souza; Nonato Sousa; Eduardo Andrade, Marley Lima, Marcio Magalhães SupCom/ALE-RR

Quantos DEP estaduais serão eleitos em SP?

Os 94 deputados e deputadas estaduais eleitos para a 20 Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo foram diplomados na manh desta segunda-feira (19), em cerimnia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo (TRE-SP) na Sala So Paulo, na Capital.

O evento tambm diplomou o governador e vice-governador eleitos, respectivamente Tarcsio de Freitas e Felcio Ramuth; o senador paulista eleito, Marcos Pontes e seus dois suplentes; e os 70 deputados e deputadas federais do Estado, que atuaro em Braslia (DF). A entrega dos diplomas a ltima etapa do processo eleitoral e oficializa o resultado das urnas.

Com a diplomao, a Justia Eleitoral reconhece os eleitos como aptos para assumirem seus cargos em 2023. O presidente da Alesp, deputado Carlo Pignatari, foi diplomado para exercer seu quarto mandato como representante do povo paulista e integrou a mesa das autoridades, ao lado do presidente do TJ-SP (Tribunal de Justia do Estado de So Paulo), Ricardo Mair Anafe, e do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, que abriu o evento.

Em seu discurso, Galizia destacou o papel dos eleitos na defesa da democracia e no combate s desigualdades. «Desejo xito a todos os eleitos, e que os senhores e senhoras consigam implementar medidas que contribuam para a melhoria das condies, hoje precrias, de uma grande parte da populao paulista e brasileira», afirmou.

O presidente do TRE-SP falou tambm sobre a importncia da representatividade nos novos mandatos. Em seu discurso, Galizia celebrou o aumento no nmero de mulheres e pessoas pretas eleitas por So Paulo. «A democracia por raa e por gnero ainda est longe de ser alcanada, mas o caminho para obt-la muito animador.

  • O caminho do voto, sobretudo, do voto consciente», afirmou.
  • Nas eleies de 2022, a populao paulista elegeu mais seis deputadas estaduais.
  • Na Alesp, o nmero de parlamentares femininas vai saltar dos 19 atuais para 25 nos prximos quatro anos.
  • Posses Agora diplomados, as eleitas e eleitos nas eleies de 2022 esto aptos para tomarem posse de seus cargos nas datas previstas.

O governador e o vice-governador de So Paulo eleitos, Tarcsio Gomes de Freitas e Felcio Ramuth, tomam posse em 1 de janeiro. A cerimnia ser realizada no Palcio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo, e transmitida ao vivo pela Rede Alesp na TV e Youtube.

Qual o número de senadores por estado?

§ 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos. § 2º A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. § 3º Cada Senador será eleito com dois suplentes.

Qual o número de políticos no Brasil?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Congresso Nacional do Brasil
57.ª legislatura
Tipo
Tipo Bicameral
Casas Senado Federal ( Câmara alta ) Câmara dos Deputados ( Câmara baixa )
História
Fundação 6 de maio de 1826
Início de nova sessão 1º de fevereiro de 2023
Liderança
Presidente Rodrigo Pacheco, PSD – MG desde 1º de fevereiro de 2023
Líder do Governo Randolfe Rodrigues, Sem partido – AP
Líder da Minoria Afonso Florence, PT – BA
Líder da Maioria Aguinaldo Ribeiro, PP – PB
Estrutura
Assentos 594 81 (Senado Federal) 513 (Câmara dos Deputados)
Grupos políticos da Senado Partidos
Grupos políticos da Câmara Partidos
Eleições
Última eleição da Senado 2 de outubro de 2022
Última eleição da Câmara 2 de outubro de 2022
Próxima eleição da Senado 4 de outubro de 2026
Próxima eleição da Câmara 4 de outubro de 2026
Local de reunião
Palácio do Congresso Nacional Brasília, Distrito Federal República Federativa do Brasil
Website
www,congressonacional,leg,br
Constituição
Constituição brasileira de 1988
Notas de rodapé
Política do Brasil
See also:  Qual Foi O Resultado Da Mega-Sena De Ontem?

O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro (suas duas funções típicas), bem como administrar e julgar (funções atípicas).

O Congresso é bicameral, logo composto por duas Casas : o Senado Federal (integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (os 26 estados e o Distrito Federal ) e a Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais, que representam o povo). O sistema bicameral foi adotado em razão da forma de Estado instalada no País ( federação ), buscando equilibrar o peso político das unidades federativas.

No Senado Federal, todas as unidades federativas têm o mesmo número de representantes (3 senadores), independentemente do tamanho de suas populações; enquanto na Câmara dos Deputados, o número de representantes de cada unidade federativa varia conforme o tamanho da sua população (estados mais populosos, como São Paulo, chegam a eleger 70 deputados, ao passo que os menores, como o Acre, elegem oito).

  1. O Congresso reúne-se anualmente na capital federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro.
  2. Até a emenda constitucional n.º 50 de fevereiro de 2006 (EC 50/2006), o período era de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro.
  3. Cada período é chamado de período legislativo, sendo o ano conhecido como sessão legislativa ordinária.

A legislatura é o período de quatro anos no qual o Congresso se reúne que coincide com o mandato de deputado federal. Quando o Congresso é reunido fora dos períodos legislativos é necessário ser feita uma convocação extraordinária, instalando-se a denominada sessão legislativa extraordinária.

Qual o senador foi eleito em Minas Gerais?

Cleitinho é eleito senador por Minas Gerais.

Quantos DEP estaduais para?

Esta é a lista de deputados estaduais do Pará para a legislatura 2019–2023. Nas eleições estaduais no Pará em 2018 foram eleitos 41 deputados estaduais, destes 18 foram reeleitos.

Quem são os senadores do Distrito Federal?

Relação dos senadores eleitos –

Senadores eleitos Naturalidade Mandatos Ano da eleição Notas Referências
Cristovam Buarque Recife, PE 02 2002, 2010
Maurício Corrêa São João do Manhuaçu, MG 01 1986
Meira Filho Taperoá, PB 01 1986
Pompeu de Sousa Redenção, CE 01 1986
Valmir Campelo Crateús, CE 01 1990
José Roberto Arruda Itajubá, MG 01 1994
Lauro Campos Belo Horizonte, MG 01 1994
Luiz Estevão Rio de Janeiro, RJ 01 1998
Paulo Octávio Lavras, MG 01 2002
Joaquim Roriz Luziânia, GO 01 2006
Rodrigo Rollemberg Rio de Janeiro, RJ 01 2010
José Reguffe Rio de Janeiro, RJ 01 2014
Izalci Lucas Araújos, MG 01 2018
Leila Barros Brasília, DF 01 2018
Damares Alves Paranaguá, PR 01 2022
Fontes:

Quem são os senadores do Estado do Pará?

Relação dos senadores eleitos –

Senadores eleitos Naturalidade Mandatos Ano da eleição Notas Referências
Jarbas Passarinho Xapuri, AC 03 1966, 1974, 1986
Jader Barbalho Belém, PA 03 1994, 2010, 2018
Álvaro Adolfo São Benedito, CE 02 1945, 1954
Magalhães Barata Belém, PA 02 1945, 1954
Lobão da Silveira Bragança, PA 02 1959, 1962
Cattete Pinheiro Monte Alegre, PA 02 1962, 1970
Augusto Meira Ceará-Mirim, RN 01 1947
Prisco dos Santos Belém, PA 01 1950
Lameira Bittencourt Lisboa, POR 01 1957
Zacarias Assunção Rio de Janeiro, RJ 01 1958
Renato Franco Belém, PA 01 1970
Aloysio Chaves Belém, PA 01 1978
Gabriel Hermes Castanhal, PA 01 1978
Hélio Gueiros Fortaleza, CE 01 1982
Almir Gabriel Belém, PA 01 1986
Coutinho Jorge Belém, PA 01 1990
Ademir Andrade Milagres, BA 01 1994
Luiz Otávio Campos Belém, PA 01 1998
Ana Júlia Carepa Belém, PA 01 2002
Duciomar Costa Tracuateua, PA 01 2002
Mário Couto Salvaterra, PA 01 2006
Flexa Ribeiro Belém, PA 01 2010
Paulo Rocha Curuçá, PA 01 2014
Zequinha Marinho Araguacema, TO 01 2018
Beto Faro Bujaru, PA 01 2022
Fontes: