Que dia vai ser o Carnaval de 2023?
Quando é o Carnaval 2023? – O carnaval 2023 vai acontecer nos dias 20 e 21 de fevereiro, Ou seja, como estamos falando de segunda e terça-feira, você terá muito tempo para cair na folia ou curtir a sua viagem, Não estranhe se você olhar para o calendário do ano passado e perceber que a data do carnaval não é a mesma.
Afinal de contas, os dias definidos para festejar mudam todos os anos. Ou seja, a data oficial do carnaval é definida de acordo com a Páscoa, Isso porque, a Quarta-Feira de Cinzas, que acontece 46 dias antes do feriado, é comemorada logo após o carnaval. Desse modo, como em 2023 o feriado da Páscoa será celebrado no dia 9 de abril, o carnaval terá como data oficial os dias 20 e 21 de fevereiro, antecedendo assim a Quarta-Feira de Cinzas (22).
No entanto, sabemos que essa não é a única dúvida quando o assunto principal é o carnaval 2023. Portanto, vamos responder os principais questionamentos sobre a data comemorativa!
Quais são os dias do feriado de Carnaval?
Quando é o Carnaval 2024 –
10, 11 e 12 de Fevereiro de 2024: Período Pré-Carnaval 13 de Fevereiro de 2024: Feriado de Carnaval 14 de Fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas
Diferente dos outros anos, em 2024 o Carnaval cairá no meio do mês de fevereiro. A data ficou marcada para os dias 10, 11, 12 e 13, contando sábado, domingo, segunda e terça-feira. A quarta-feira de cinzas, data que simboliza o da folia de Carnaval e o início da Quaresma para a Igreja Católica, ficou marcada para o dia 14 de fevereiro.
- Continua após a publicidade Para quem já gosta de se preparar para uma possível viagem na data, é bom ter atenção: Em 2023, a cidade de São Paulo tinha expectativa de 15 milhões de pessoas para a folia, assim como nos finais de semana anterior e posterior, com mais de 500 blocos.
- Em Salvador, 2023 esperava ao menos 1 milhão de turistas para o feriado, e Recife recebeu mais de 2,7 milhões de foliões.
A tendência é que, em 2024, o número de turistas nas capitais seja ainda maior.
Que dia vai ser o Carnaval este ano?
Em 2024, os blocos e trios elétricos podem se preparar para desfilar na segunda semana de fevereiro: o feriado cai no dia 13, e a quarta-feira de cinzas será no dia 14.
Que dia é feriado em 2023?
🗓️ Confira os próximos feriados de 2023: –
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil; 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro (quinta-feira): Finados; 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República; 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (adotado em parte das cidades brasileiras por leis municipais); 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.
Qual foi a escola campeã do carnaval 2023?
Estado Maior da Restinga é a campeã do Carnaval 2023 de Porto Alegre – 06/03/2023 18:49 Pedro Piegas/PMPA Escola levou enredo sobre a história da escrava Anastácia Com o enredo sobre a história da escrava Anastácia, a Estado Maior da Restinga venceu o Carnaval 2023 de Porto Alegre. Em segundo lugar ficou a Unidos da Vila Isabel e em terceiro Imperatriz Dona Leopoldina. Os resultados foram divulgados na tarde desta segunda-feira, 6, no Complexo Cultural do Porto Seco.
- Os desfiles ocorreram nas noites dos dias 3 e 4 de março, marcando a retomada completa do Carnaval de Porto Alegre após o fim das restrições da pandemia de Covid-19.
- A Império do Sol ficou em último ligar entre as dez escolas da Série Ouro e desce para o grupo Prata em 2024.
- Ao parabenizar as campeãs, o prefeito Sebastião Melo ressalta que o Carnaval 2023 foi um espetáculo marcado pelo trabalho de famílias, economia criativa, amor e muita alegria.
«O evento no Porto Seco foi uma vitória de todos, tanto das escolas quanto das ligas e comunidades que ajudaram na reconstrução desta festa popular. Eu vi o povo alegre dizendo ‘nós amamos o Carnaval’. A régua elevou e, no ano que vem, temos que fazer um Carnaval ainda melhor» – Prefeito Sebastião Melo. Copacabana sobe para Série Ouro em 2024 Série Prata – A Copacabana ficou em primeiro lugar na Série Prata e sobe para a Série Ouro em 2024. A escola da Vila Bom Jesus defendeu o enredo Agudás. As escolas Acadêmicos da Orgia e Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro tiveram as notas mais baixas e deixam a Série Prata. Em 2024, desfilam apenas como convidadas. Cristiano Vieira Lissandra Mendonça
Qual a data do Carnaval 2023 em São Paulo?
Carnaval 2023: cidade de SP tem desfiles dos blocos Navio Pirata e Meu Santo é Pop neste sábado. Confira blocos que desfilam na capital paulista neste sábado (26).
Porque é feriado na terça de Carnaval?
Isso porque em 2008 foi decretada a lei Nº 5.243, que torna a terça-feira de carnaval um feriado estadual. Desde então, em todos os locais do Rio de Janeiro o carnaval é feriado. Em 2022, assim como São Paulo, os blocos de rua foram cancelados, e os desfiles das escolas de samba adiados para Abril.
Sou obrigado a trabalhar no feriado de Carnaval?
Carnaval é considerado feriado nacional? Veja o que diz a lei (Foto: Denny Cesare/Código 19) O Carnaval é uma das datas festivas que mais agitam o país, seja por conta dos desfiles de escolas de samba ou pela programação que anima as cidades. Com a proximidade da comemoração, surge aquela dúvida clássica: o período é considerado feriado nacional ou não? De acordo com o advogado trabalhista Tiago Maciel, a legislação define apenas os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro como feriados.
LEIA TAMBÉM Campinas terá Feira Hippie de Carnaval nesta semana; veja horário Fila para agendar consulta chega a estacionamento no Hospital Ouro Verde em Campinas Com isso, a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval, assim como a Quarta-Feira de Cinzas, não são consideradas feriados nacionais. Portanto, na prática, os empregadores não têm a obrigação de dispensar os empregados nestes dias,
Entretanto, as empresas podem optar pelo ponto facultativo como uma opção de oferecer folga aos funcionários. «No estado de São Paulo, por exemplo, esses dias são considerados pontos facultativos, de modo que fica a critério da empresa conceder ou não a folga», explica Maciel.
No caso de Campinas, onde o período não é considerado feriado ou ponto facultativo, os funcionários são obrigados a trabalhar normalmente e o expediente não dá direito ao pagamento de hora extra. Com isso, a ausência injustificada do empregado pode acarretar em desconto dos dias que se ausentar e do descanso semanal remunerado, segundo explica a advogada trabalhista Talita Garcez.
POSSIBILIDADE DE FOLGA Apesar de não se tratar de uma obrigação da empresa, há a possibilidade da concessão de folga aos funcionários durante o Carnaval. Neste caso, o empregador pode escolher a compensação destas horas mediante banco de horas ou acordo de compensação de horas,
«Na hipótese do banco de horas, a empresa deve acordar com o empregado de forma escrita a compensação das horas correspondentes a folga do carnaval no prazo de até seis meses. Já no acordo para compensação de horas, a compensação das folgas extras concedidas no Carnaval deverá ocorrer dentro do mesmo mês e de forma previamente estabelecida», comenta Talita Garcez.
Caso a empresa dê a folga no dia de Carnaval, deverá mencionar previamente que as horas correspondentes serão lançadas em banco ou deverão ser compensadas. Caso contrário, o empregado não poderá ser obrigado a compensar os dias não trabalhados. ALTERNATIVAS O advogado Tiago Maciel ainda orienta que há algumas alternativas permitidas por lei para as folgas, mediante negociação entre empregado e empregador.
compensação de horários mediante banco de horas acordo de compensação desconto dos dias das férias
No caso de funcionários que trabalham na modalidade de home office, a empresa pode escalar um trabalhador que mora em uma localidade onde a data seja feriado, como é o caso do Rio de Janeiro. Neste caso, deverá compensar as horas trabalhadas com uma folga ou remunerar em dobro o funcionário pelo dia trabalhado, «desde que não haja cláusula contratual prevendo o contrário», finaliza Maciel. Mídias Digitais https://www.acidadeon.com/ A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
Vai ter o feriado de Carnaval?
De acordo com a publicação, nenhum dia do carnaval é considerado feriado por lei federal. Segundo ela, 20 e 21 de fevereiro são considerados ponto facultativo devido ao Carnaval. O dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, também é considerado ponto facultativo até às 14 horas.
Que dia que é feriado?
Quatro dias de folga
Feriado | Data |
---|---|
Tiradentes | 21 de abril (sexta) |
Dia do Trabalho | 1º de maio (segunda) |
Corpus Christi | 8 de junho (quinta) |
Independência do Brasil | 7 de setembro (quinta) |
Como funciona o feriado de Carnaval?
Carnaval será feriado em 2023? – Segundo a lei, terça de carnaval não é considerada feriado nacional, Sendo assim, não é uma regra que as empresas interrompam suas atividades ou adotem uma remuneração diferente para os funcionários que trabalham neste dia.
- Existem diferenças na forma em que o carnaval é tratado, a depender da cidade na qual a empresa está localizada.
- Afinal, o carnaval é feriado municipal em algumas cidades do país, enquanto em outras é caracterizado como ponto facultativo Um exemplo é o fato que o carnaval é feriado no Rio de Janeiro, já em São Paulo e em Belo Horizonte e, é considerado ponto facultativo.
Dessa forma, cada empresa deve verificar o calendário municipal para descobrir se a terça de carnaval é feriado ou não. Muitos empregadores se perguntam ainda se a Quarta-Feira de Cinzas é feriado, Mas, na maioria das cidades, essa data não costuma ser considerada ponto facultativo.
Qual vai ser o próximo feriado no Brasil?
Segundou pensando em quando vai ter o próximo descanso prolongado? Bem, vai ser preciso paciência. O próximo feriado nacional é o Dia da Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro. Este ano, a data cai em uma quinta-feira. Além deste, 2023 ainda terá outros quatro feriados em dias de semana.
Qual o melhor mês para tirar férias em 2023?
Dicas de datas para 16 dias –
04/01 a 19/01: para cariocas (19 dias).23/01 a 07/02: para cariocas (19 dias).23/02 a 10/03: para emendar com o carnaval (23 dias) (mas só se você não folga sábado e domingo por causa da legislação).22/03 a 06/04: para emendar com a Páscoa (19 dias).02/05 a 17/05: para emendar com o dia do trabalho (19 dias).23/05 a 07/06: para emendar com o feriadão de Corpus Christi (20 dias).12/06 a 27/06: para emendar com o feriadão de Corpus Christi (20 dias).22/08 a 06/09: para emendar com o feriadão da Independencia (20 dias).11/09 a 26/09: para emendar com o feriadão da Independencia (20 dias).26/09 a 11/10: para emendar com o feriadão de Nossa Sra. Aparecida (20 dias).16/10 a 31/10: para emendar com o feriadão de Nossa Sra. Aparecida (20 dias).21/11 a 06/12: para os fluminenses emendarem com o feriado de Zumbi (19 dias).
Qual vai ser o próximo feriado?
Qual o próximo feriado nacional em 2022? O próximo feriado, segundo o calendário nacional, acontece no dia 15 de novembro, terça-feira, Dia em que se comemora a Proclamação da República do Brasil.
Quem vai desfilar no desfile das Campeãs RJ 2023?
A Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do grupo especial do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro, tendo desfilado com a história de Lampião como enredo. A Império Serrano foi rebaixada para a série ouro. Este é o primeiro título em 22 anos da Imperatriz, que voltou ao grupo especial no último Carnaval. É a nona vez que eles recebem o troféu. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Inscrever-se Ao todo, 36 jurados avaliaram as agremiações que desfilaram a partir das noites de domingo (19) e segunda-feira (20). A leitura das notas ocorreu no Sambódromo da Marquês de Sapucaí nesta quarta-feira (22) — neste ano, apenas a menor nota foi descartada.
- A ordem dos quesitos divulgados foi a seguinte: Harmonia; Enredo; Bateria; Alegorias e Adereços; Fantasias; Samba-Enredo; Comissão de Frente; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Evolução.
- O desfile das campeãs acontecerá na noite do próximo sábado (25), com Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira e Grande Rio, as seis escolas que tiveram melhor colocação.
O início está previsto para as 21h30, e ainda há algumas cadeiras disponíveis para venda. A Porto da Pedra foi campeã da Série Ouro deste ano e disputará o grupo especial em 2024.
Qual o valor do prêmio da escola de samba campeã?
Qual o valor do prêmio para a escola campeã do carnaval de SP? – Estadão E-Investidor – As principais notícias do mercado financeiro
A Mocidade Alegre foi a campeã do carnaval de São Paulo em 2023 após a apuração das notas na tarde de terça-feira (21) Conforme informou a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), a escola campeã do Grupo Especial deve levar para casa uma premiação de R$ 82.504,50 Já a Vai-Vai, que se tornou campeã do Grupo de Acesso I e voltará para o Grupo Especial em 2024, vai ganhar um prêmio de R$ 66.003,60
A Mocidade Alegre foi a campeã do de São Paulo em 2023 após a apuração das notas na tarde de terça-feira (21) e a escola vai embolsar uma premiação de R$ 82.504,50, informou a Prefeitura de, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris). A escola, que levou ao sambódromo o enredo «Yasuke», sobre o primeiro samurai negro da história do Japão, conquistou o 11º título e se tornou a segunda agremiação com mais vitórias no Grupo Especial paulistano, ao lado da Nenê de Vila Matilde.
Quem ganhou o Carnaval de 2023 no Rio de Janeiro?
Resultados do Carnaval do Rio de Janeiro em 2023 | |||
---|---|---|---|
Alegoria da Imperatriz retratou de forma poética a decapitação do bando de Lampião, Escola foi a campeã do carnaval conquistando seu nono título. | |||
Escolas campeãs | |||
Grupo Especial | Imperatriz Leopoldinense | ||
Série Ouro | Unidos do Porto da Pedra | ||
Série Prata | Sereno de Campo Grande | ||
Grupo B | Vizinha Faladeira | ||
Série Bronze | Fla Manguaça | ||
Avaliação | Alegria do Vilar | ||
Blocos campeões | |||
Grupo 1 | Unidos do Alto da Boa Vista | ||
Grupo 2 | Independente de Nova América | ||
Sambúrbio | Deportivo Bola Club | ||
Cronologia | |||
|
/td>
Nesta página estão listados os resultados dos concursos de escolas de samba e de blocos carnavalescos do carnaval do Rio de Janeiro do ano de 2023, Os desfiles foram realizados entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2023. A Imperatriz Leopoldinense foi a campeã do Grupo Especial, conquistando seu nono título na elite do carnaval, quebrando o jejum de 22 anos sem conquistas.
O enredo » O Aperreio do Cabra que o Excomungado Tratou com Má-Querença e o Santíssimo não Deu Guarida » foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro título na elite da folia carioca. O enredo foi inspirado em cordéis de autores nordestinos que narram histórias fantásticas sobre a chegada do cangaceiro Lampião ao céu e ao inferno.
Segundo a história fictícia contada pelo enredo, após morrer, Lampião tentou entrar no inferno, sendo expulso pelo Diabo. O cangaceiro também pediu abrigo no céu, mas não foi aceito pelos santos que lá habitam. Impedido de entrar no céu e no inferno, Virgulino encontrou seu lugar definitivo no imaginário popular do universo das coisas ligadas ao Nordeste do Brasil, inspirando a arte de Luiz Gonzaga, Mestre Vitalino e outros poetas nordestinos.
A Unidos do Viradouro foi vice-campeã por apenas um décimo de diferença para a Imperatriz com um desfile sobre Rosa Maria Egipcíaca, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. De volta ao Grupo Especial, após vencer a Série Ouro no carnaval anterior, o Império Serrano se classificou em último lugar sendo rebaixado de volta para a segunda divisão.
A Unidos do Porto da Pedra venceu a Série Ouro, garantindo seu retorno ao Grupo Especial, de onde foi rebaixada onze anos antes, em 2012. A escola realizou um desfile sobre a Amazônia, baseado no livro La Jangada, de Júlio Verne, A Unidos de Padre Miguel obteve seu quinto vice-campeonato em oito anos.
- Com desfiles problemáticos, Lins Imperial e União de Jacarepaguá foram rebaixadas para a terceira divisão.
- A Prefeitura do Rio alterou o local dos desfiles que eram realizados na Estrada Intendente Magalhães, em Madureira, para a Avenida Ernani Cardoso, em Campinho,
- Também foram realizadas melhorias de infraestrutura na pista dos desfiles, como a ampliação das arquibancadas para acomodar mais pessoas, montagem de cabines duplas para os julgadores, praça de alimentação e camarotes.
Aos desfiles foi dado o nome de «Nova Intendente», em referência ao antigo local onde era realizado. A mudança, porém, não foi bem aceita. Tiroteios numa comunidade próxima ao local afastaram desfilantes e expectadores e fizeram a Justiça proibir crianças de desfilarem; além de problemas no trânsito, que geraram queixas de moradores.
- O desfile da Série Prata, organizado pela Superliga, teve como vencedoras a União de Maricá na primeira noite, e o Sereno de Campo Grande na segunda noite, com ambas sendo promovidas à segunda divisão.
- Por ter obtido a maior pontuação, o Sereno foi declarado campeão da Série Prata, enquanto a União de Maricá ficou com o vice-campeonato.
A União do Parque Acari, melhor segunda colocada entre as 32 escola da Série Prata, também foi promovida à segunda divisão. Pelo terceiro ano consecutivo, a LIVRES organizou um desfile paralelo ao da Superliga, o Grupo B, que foi vencido pela Vizinha Faladeira,
- A Superliga também dividiu a Série Bronze em duas noites, seguindo o modelo da Série Prata.
- Tubarão de Mesquita venceu a primeira noite e a Fla Manguaça venceu a segunda noite.
- Tendo a maior pontuação, Fla Manguaça ficou com o título de campeã da Série Bronze, enquanto o Tubarão ficou com o vice-campeonato.
As duas foram promovidas para a terceira divisão junto com Concentra Imperial, Unidos da Barra da Tijuca e Feitiço Carioca, Alegria do Vilar venceu o desfile do Grupo de Avaliação, sendo promovida à quarta divisão junto com Império de Braz de Pina, Turma da Paz de Madureira (TPM), Império de Nova Iguaçu e a Unidos de Cosmos,
- Entre os blocos de enredo, Unidos do Alto da Boa Vista venceu o Grupo 1 e Independente de Nova América foi o campeão do Grupo 2.
- Pela primeira vez, desde 2012, duas emissoras transmitiram os desfiles do Sambódromo da Marquês de Sapucaí em rede nacional.
- A Rede Bandeirantes transmitiu os desfiles da Série Ouro, com a cobertura local a partir das 21 horas e a nacional á 1 hora, enquanto que a TV Globo transmitiu os desfiles do Grupo Especial,
Tal feito se realizou após a decisão da Globo em abrir mão dos desfiles da Série Ouro, o qual transmitia localmente desde 2013 pela TV Globo Rio de Janeiro, em favor da cobertura dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo para todo o país.
Como ficou o Carnaval 2023 em São Paulo?
Mocidade Alegre é a grande campeã do Carnaval SP 2023 – Liga-SP. O enredo campeão contou a história de um samurai negro. Yasuke, um moçambicano que integrou a comitiva jesuíta italiana, tornou-se o primeiro samurai negro da história do Japão.
Quando começa o desfile das escolas de samba 2023?
O desfile com as seis melhores colocadas acontece no próximo domingo, 26, a partir das 22h. Publicado em 21 de fevereiro de 2023 às, 06h03. Última atualização em 21 de fevereiro de 2023 às, 15h55.
Vai ter Carnaval na Paulista 2023?
Prefeitura de São Paulo divulga lista preliminar dos blocos de rua do Carnaval 2023 O de São Paulo 2023, a primeira edição da festa na capital paulista desde o início da pandemia, já tem data para acontecer. O pré-Carnaval será nos dias 11 e 12 de fevereiro, enquanto a festa em si será entre 18 e 21 de fevereiro.
- Já a folia no pós será nos dias 25 e 26 de fevereiro.
- A lista preliminar dos blocos confirmados para desfilar nessas datas foi publicada no Diário Oficial do Município no último sábado (07).
- Como a lista ainda não foi concluída, ela sofrerá alterações e, no momento, consta com apenas 242 desfiles de diferentes blocos confirmados.
Outros 39 desfiles que foram solicitados foram cancelados. Entre os destaques, estão os blocos de artistas como Alceu Valença, Michel Teló, Pabllo Vittar, Lexa, Parangolé e Daniela Mercury. Já outros destaques são os blocos Acadêmicos do Baixo Augusta, Sargento Pimenta e Monobloco. Segundo o guia de regras para a folia, divulgado pelo órgão municipal em novembro de 2022, o encerramento das festas dos blocos e o desligamento dos trios elétricos devem ser feitos até às 18h. Dessa forma, de acordo com a prefeitura, a dispersão do público deverá ocorrer até às 19h. Confira alguns destaques já programados para o Carnaval 2023 em São Paulo.
Quais são os feriados do mês de fevereiro de 2023?
01/01: Ano Novo (domingo) – Feriado nacional.20/02: Carnaval (segunda-feira) – Ponto facultativo.21/02: Carnaval (terça-feira) – Ponto facultativo.22/02: Quarta-feira de Cinzas (quarta-feira) – Ponto facultativo até as 14h.
Quantos dias faltam para o Carnaval de 2023?
Quantos dias faltam para o Carnaval 2023? Hoje é dia 15 de fevereiro de 2023. Portanto, até o Carnaval, que será celebrado dia 21 de fevereiro, faltam 6 dias.
Quantos feriados no ano de 2023?
Quantos feriados prolongados tem 2023? – Dentre os 12 feriados de 2023, quatro caem em quintas-feiras, sendo Corpus Christi, Independência do Brasil, Nossa Sr a. Aparecida e Finados. Ou seja, para quem conseguir emendar os dias de folga, haverá um bom número de feriados prolongados este ano.
O que vai acontecer no dia 01 de janeiro de 2023?
Mais de 350 mil pessoas devem ir à Brasília no dia 1° de janeiro para posse de Lula
- Publicado: 16 Dezembro, 2022 – 08h00 | Última modificação: 16 Dezembro, 2022 – 14h44
- Escrito por: André Accarini e Marize Muniz | Editado por: Marize Muniz
- Wilson Dias/Agência Brasil – Arte: Ana Luiza Vaccarin/MGiora
Faltam poucos dias para o encerramento definitivo de um dos piores ciclos da história do país e o início de uma nova era, de reconstrução do país, com respeito à democracia e empatia entre todos os brasileiros e brasileiras e parceiros do mundo todo.
- É isso que representa a posse do presidente eleito e já diplomado, Lula (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, para o Brasil e para o mundo.
- A expectativa é grande e a organização do evento afirma que todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança das milhares de pessoas e O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016, deu início a um período de trevas que se aprofundou em 2018 com a eleição de Jair Bolsonaro (PL), um político de extrema direita, que estimulou o ódio, a intolerância e atacou a democracia e os direitos sociais e trabalhistas, além de ter contribuído para o recrudescimento de um conservadorismo fascista que violentou a liberdade e a dignidade de diversos segmentos da sociedade.
Por isso, o dia 1° de janeiro de 2023, que marca oficialmente o fim do governo Bolsonaro, está atraindo multidões à Brasília. Brasília deve receber mais de 350 mil pessoas vindas de todas as partes do país para acompanhar este momento histórico. É a primeira vez que um presidente assume o Planalto pela terceira vez e também a primeira vez, desde a redemocratização do país, em 1985, com o fim da ditadura militar, que um presidente não é reeleito, caso de Bolsonaro.
A organização da cerimônia já vem sendo preparada há vários dias e está atenta a vários detalhes, desde a segurança até questões de inclusão social. Para os próximos dias, uma campanha deverá circular pelas redes sociais com vídeos curtos que trarão mensagens de pessoas sobre paz e sobre a posse ser uma festa da democracia.
Como será o evento? A organização prevê que o presidente eleito fará um trajeto de carro em direção ao Congresso Nacional à partir das 14h30 do dia 1° de janeiro. O tradicional (e histórico) Rolls Royce presidencial, usado desde 1953, na posse de Getúlio Vargas, está passando por análise da Polícia Federal que deverá dar um aval sobre seu uso.
- No dia 7 de dezembro, em coletiva de imprensa, a futura primeira-dama, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, que está diretamente envolvida nos preparativos do evento e é coordenadora do núcleo de transição de governo, afirmou que o veículo foi danificado durante a posse de Jair Bolsonaro, em 2018.
- De qualquer maneira, segunda Janja, o desfile será feito em carro aberto, ainda que não seja o Rolls Royce.
A posse terá transmissão por telões que serão instalados ao longo da Esplanada dos Ministérios. Há a previsão também de que a posse de Lula promova ações inclusivas. A previsão é de que não haja show pirotécnico. De acordo com a Janja, a organização foi procurada por representações de pessoas autistas que alertaram sobre os barulhos que a posse pode produzir e perturbar pessoas com deficiência, especialmente os fogos de artifício e a salva de tiros de canhão.
- Janja afirmou que, com relação aos fogos de artifício, a equipe já vinha discutindo a retirada ou a possibilidade de garantir que eles não tenham ruídos.
- Já para a tradicional salva de canhão, que faz parte do protocolo da cerimônia (veja ao final da matéria como é cronograma), uma alternativa será analisada junto ao cerimonial do Senado, responsável pelo rito militar.
Pelo protocolo oficial são simulados 21 tiros de canhão. «Essa equipe vai atender essa solicitação da sociedade civil. Vamos conversar sobre isso, de que forma vamos substitui-la», disse a futura primeira-dama.200 caravanas estão organizadas Movimentos populares estão organizados para acompanhar a posse.
- Ele cita a Central de Movimentos Populares (CMP), liderada por ele, além do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Nacional por Moradia (UNM), o Movimento Nacional de Luta por Moradia, o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), entre outros.
- «Resistimos juntos o golpe contra a Dilma, os retrocessos dos governos Temer e Bolsonaro, a prisão injusta do Lula, participamos da campanha vitoriosa, e agora estaremos em Brasília para participar dessa festa popular e democrática», reforça Bonfim.
- Acolhimento em Brasília
O grupo de Transição de Governo tem articulado com os sindicatos e movimentos sociais a participação de grupos vindos de diversas partes do país. Para tanto, foi necessário pensar em um esquema especial para receber e garantir a segurança dessas pessoas.
- O primeiro passo foi elaborar um sistema de cadastramento para que as pessoas possam ser recepcionadas em Brasília, acolhidas em alojamentos e protegidas.
- «O objetivo é poder ter um controle total sobre esses grupos para monitorar o trajeto até Brasília, também para poder recebê-los e acompanhá-los aos locais na capital e prestar qualquer tipo de assistência, até mesmo jurídica», diz Rosilene Correia Lima, secretária de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que faz parte da organização das caravanas.
- Ela reforça que as medidas são necessárias para proporcionar maior segurança a todos.
A dirigente diz ainda que a organização está providenciando alojamentos para os militantes durante o período que vai da véspera da posse até o dia seguinte. Ressalta também que é importante saber o número de pessoas, mesmo que não precisem de alojamentos.
- Por isso, é necessário que os responsáveis pelas caravanas preencham o cadastro que está disponível na página do Gabinete de Transição», ela diz.
- Ao acessar a página, basta rolar até o final onde haverá o link,
- Uma vez no formulário, basta o responsável preencher o cadastro com as informações de todos os participantes.
Não é necessário cadastro individual pessoas. As caravanas podem ser de ônibus ou mesmo um grupo pequeno que vá de carro a Brasília. Ainda assim é preciso cadastrar-se. As orientações da organização aos participantes são de não ficarem sozinhos em momento algum, ou seja, procurar estar perto de pessoas conhecidas, verificarem as hospedagens, se certificarem de quem são os anfitriões, além de evitar provocações que possam surgir no local.
- Estamos trabalhando para que tudo ocorra da maneira mais pacífica possível, no entanto é preciso monitorar tudo porque será muita gente se reunindo.
- Todo cuidado é pouco», diz Rosilene.
- Ela lembra que todas as informações sobre os alojamentos e responsáveis e participantes das caravanas serão checadas.
«É um processo de monitoramento para que pessoas mal-intencionadas não se infiltrem nas caravanas. Temos uma equipe preparada para isso», diz. Segurança Também membro da Coordenação de Organização da Posse, o embaixador Fernando Igreja garantiu que «o evento está sendo preparado de maneira que o presidente, a futura primeira-dama, o vice e ‘todo mundo’ tenham todo o esquema de segurança garantido para que a posse transcorra em tranquilidade».
- Janja ainda reforçou que o grupo está trabalhando em conjunto com autoridades locais para que tudo transcorra da maneira mais tranquila possível.
- Não estamos prevendo nenhum problema».
- Todas as forças de segurança estão envolvidas no esquema do dia da posse, tanto a Polícia Militar do Distrito Federal quanto os demais órgãos que atuam na segurança pública.
O protagonista do evento é o povo que virá assistir ao evento», disse a socióloga. Festival Uma das novidades para a posse de Lula é o Festival do Futuro, evento dentro das atividades festivas em comemoração à posse de Lula. Várias atrações estão confirmadas:
- Almério
- BaianaSystem
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Francisco el Hombre
- Gabi Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada.
- Kleber Lucas
- Leonardo Gonçalves
- Luedji Luna
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- Odair José
- Os Gilsons
- Otto
- Pablo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Thalma de Freitas
- Tereza Cristina
- Tulipa Ruiz
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
Os shows musicais estão previstos para começar após o evento no Planalto, às 18h30. Eles serão realizados em dois palcos, um em cada lado da Praça dos Três Poderes, que levam os nomes das cantoras Elza Soares e Gal Costa. «O dia 1º janeiro começará com muita alegria e terminará com muita alegria. É o fundamental que a gente espera», destacou Janja.
- Roteiro do cerimonial
- 1 – Chegada de chefes de Estado e de Governo no Anexo 1 e de autoridades e convidados no Salão Branco, no Senado Federal, a partir das 13h30
- 2 – Chegada de Lula e Alckmin na Catedral de Brasília às 14h20, de onde saem para o tradicional desfile presidencial, em carro aberto, pela Esplanada dos Ministérios.
- 3 – Chegada ao Congresso Nacional às 14h40, onde serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Procurador-Geral da República.
4 – Sessão solene na Câmara às 15h, com juramento do compromisso constitucional. Presidente e vice «juram manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil».
Há ainda a assinatura do termo de posse e pronunciamento do presidente empossado. Às 15h50 seguem para a sala de audiências da presidência do Senado.5 – Presidente empossado desce a rampa do Congresso às 16h00, Como é comandante e chefe das Forças Armadas, ele é saudado pelo Batalhão da Guarda Presidencial e por tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Presidente e primeira-dama seguem ao Palácio do Planalto onde sobem a rampa e há o ato da entrega da faixa presidencial.6 – Discurso à nação no parlatório do Palácio do Planalto, às 16h20 – cerimônia de honras militares 7 – No Salão Nobre, já com a faixa presidencial, o presidente dá posse ao novo gabinete com seus ministros.8 – Recepção no Palácio do Itamaraty.