Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

Quando Usar Os Porques?

Quando Usar Os Porques

Porque por quê porque Por que exemplos?

Porque : normalmente usado em respostas. Exemplo : ‘A festa acabou porque houve uma grande confusão.’ Porquê : tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo ). Exemplo : ‘Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo.’

Em qual opção o uso dos porquês está correto?

Exercícios sobre o uso dos «porquês» – Mundo Educação Questão 1 Explique o motivo da utilização dos «porquês» neste trecho: «Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.» a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.

b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de «pois». A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, podendo ser substituído por «motivo». c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de «pois», não sendo acentuado porque não é um substantivo.

A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase. d) A primeira forma indica causa, tendo o valor de «pois», não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.

  • Indique qual é a frase cujo uso do «porquê» está correto.
  • a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol.
  • b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras.
  • c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.
  • d) Mudei de canal por quê quis.
  • e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação.

Questão 3 Marque a opção que preencha corretamente as lacunas: Marcelo e Carolina namoraram durante três anos e estavam juntos _ se amavam. _ agora, depois de tanto tempo, ela resolvera romper o relacionamento? Estaria ela infeliz? _? Na verdade ele nunca entenderá o _ da atitude da namorada.

  1. a) porque, por que, por quê, porquê.
  2. b) por que, porque, porquê, por quê.
  3. c) por quê, porquê, porque, por que.
  4. d) porque, por quê, por que, porquê.
  5. e) porque, por que, porquê, por quê.
See also:  Quanto Ganha Um Pediatra?

Questão 4

  • Observe o uso do «porque» na frase:
  • «A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora.»
  • Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo? II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta. III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança. IV. O governo não deve mudar, por quê? V. Pergunto por que você é tão irresponsável. VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

  1. Assinale a única alternativa correta:
  2. a) As frases I e II são as únicas corretas.
  3. b) As frases I, III e V são corretas.
  4. c) Na frase II, o porquê é um substantivo.
  5. d) Apenas a frase IV está correta.
  6. e) Apenas a frase VI está correta.

Respostas Resposta Questão 1 Resposta Questão 2 Alternativa «c». Essa alternativa é a única correta por indicar causa/explicação/finalidade. A sequência correta do uso dos «porquês» é: porque; porque; porque; porquê. Resposta Questão 3 Resposta Questão 4 Assista às nossas videoaulas : Exercícios sobre o uso dos «porquês» – Mundo Educação

Porque no meio de uma frase?

«Porque» junto – O «porque» junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: «Eu não fui porque estava doente». De acordo com o professor, «Porque estava doente» é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.

Nesses casos, o «porque» é junto e sem acento. Com isso, é possível existir «porque» junto mesmo em frases que terminam com interrogação, como esta: «Será que ela está chateada comigo porque eu não fui ao aniversário dela?» Alguns professores recomendam tentar trocar o «porque» junto por «pois». Se der certo, está correto o uso do «porque» junto.

O «por quê» separado e com acento é um «por que» separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita. «É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação.» explica Pasquale. Exemplo: «Por quê?» Só isso. É o mesmo que perguntar «Por qual razão?», «Por qual motivo?».

  • De acordo com o professor, esse «quê» vira tônico na entonação.
  • Assim, quando há um «por que» separado encerrando uma frase, ele ganha o acento e passa a ser «por quê».
  • Nesse caso, o «porque» vira sinônimo da palavra «motivo».
  • O professor exemplifica: «Qual é o porquê de tanta tristeza?».
  • É o mesmo que perguntar «Qual é o motivo de tanta tristeza?».
See also:  Que Horas ComeA O Jogo Do Brasil?

Reportagem: Paula Reverbel / Imagens e edição: Isadora Brant

Onde foi ou aonde foi?

«ONDE» ou «AONDE»? Você já teve dúvidas sobre como utilizar ONDE ou AONDE? Observe, a seguir, como eles foram empregados no trecho da música «Onde você mora» » composta por Nando Reis e Marisa Monte e gradava pelo grupo Cidade Negra: «.Você vai chegar em casa, Eu quero abrir a porta.

Aonde você mora, Aonde você foi morar, Aonde está você? Vamos ver as regras e identificar as 3 frases erradas? Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em, De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência.

Portanto, as expressões corretas seriam «Onde você mora» e «Onde está você?» Pronto! Identificamos os 2 primeiros erros. Agora, vamos corrigir a terceira frase: em uma locução verbal, é o verbo principal que indica a regência. Como na locução «foi morar», o verbo principal é «morar» (que não exige preposição), a expressão correta seria «Onde você foi morar»,

Porque em espanhol pergunta?

Porque – No espanhol, também há diferença entre os porquês com e sem acento. O porque, que não tem acento, por exemplo, é utilizado para responder perguntas feitas com » por qué «, assim como ocorre na língua portuguesa, com «porque», próprio para respostas. Exemplo:

¿ Por qué lloras? Porque me lastimé. Por que está chorando? Porque me machuquei.

Deve está ou deve estar?

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

See also:  Quando Sai A Primeira Parcela Do DCimo Terceiro?

Quando se usa o MAS é o mais?

De modo geral, ‘mas’ é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo ‘mais’ se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Por que interrogativo sozinho?

«Por que» separado – O «por que» separado e sem acento deve ser usado, segundo as regras gramaticais, em frases interrogativas diretas e indiretas e quando ele possuir o mesmo significado de «razão», «motivo» ou «causa». Existe também o uso do «por que» como a união de por + pronome relativo «que», entretanto, nesses casos, ele terá o mesmo sentido de «pelo qual», «pela qual», «pelas quais» e «pelos quais».

  • Por que ele não apareceu hoje na aula?
  • Não sei por que você não sai logo da casa dos seus pais.
  • As ruas por que caminhamos eram floridas e arborizadas.
  • Por que você decidiu se mudar agora?
  • Por que só agora você lembrou o papai de que amanhã teremos apresentação na escola?

Vejamos exemplos de termos que podem ser substitutos do «por que»

  • Por que motivo não apareceu hoje na aula?
  • Não sei por qual razão você não sai logo da casa dos seus pais.
  • As ruas pelas quais caminhamos eram floridas e arborizadas.
  • Por qual motivo você decidiu se mudar agora?
  • Por qual razão só agora você lembrou o papai de que amanhã temos apresentação na escola?

Por quê pergunta isolada?

Quando usar «por quê» – Usamos o «por quê» (separado e com acento) apenas no final das frases interrogativas diretas ou de forma isolada, Para ficar mais fácil, você pode pensar que ele transmite a ideia de » por qual razão ?» ou » por qual motivo ?» Exemplos: Você não veio à minha casa por quê? (Você não veio à minha casa por qual razão ?) Não vai mais estudar? Por quê? (Não vai mais estudar? Por qual motivo ?) Esse foi fácil, não foi?