Porque por quê porque Por que exemplos?
Porque : normalmente usado em respostas. Exemplo : ‘A festa acabou porque houve uma grande confusão.’ Porquê : tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo ). Exemplo : ‘Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo.’
Em qual opção o uso dos porquês está correto?
Exercícios sobre o uso dos «porquês» – Mundo Educação Questão 1 Explique o motivo da utilização dos «porquês» neste trecho: «Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.» a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato de não gostar de ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.
b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de «pois». A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, podendo ser substituído por «motivo». c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de «pois», não sendo acentuado porque não é um substantivo.
A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase. d) A primeira forma indica causa, tendo o valor de «pois», não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
- Indique qual é a frase cujo uso do «porquê» está correto.
- a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol.
- b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras.
- c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente.
- d) Mudei de canal por quê quis.
- e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação.
Questão 3 Marque a opção que preencha corretamente as lacunas: Marcelo e Carolina namoraram durante três anos e estavam juntos _ se amavam. _ agora, depois de tanto tempo, ela resolvera romper o relacionamento? Estaria ela infeliz? _? Na verdade ele nunca entenderá o _ da atitude da namorada.
- a) porque, por que, por quê, porquê.
- b) por que, porque, porquê, por quê.
- c) por quê, porquê, porque, por que.
- d) porque, por quê, por que, porquê.
- e) porque, por que, porquê, por quê.
Questão 4
- Observe o uso do «porque» na frase:
- «A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora.»
- Agora, analise as seguintes:
I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo? II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta. III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança. IV. O governo não deve mudar, por quê? V. Pergunto por que você é tão irresponsável. VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.
- Assinale a única alternativa correta:
- a) As frases I e II são as únicas corretas.
- b) As frases I, III e V são corretas.
- c) Na frase II, o porquê é um substantivo.
- d) Apenas a frase IV está correta.
- e) Apenas a frase VI está correta.
Respostas Resposta Questão 1 Resposta Questão 2 Alternativa «c». Essa alternativa é a única correta por indicar causa/explicação/finalidade. A sequência correta do uso dos «porquês» é: porque; porque; porque; porquê. Resposta Questão 3 Resposta Questão 4 Assista às nossas videoaulas : Exercícios sobre o uso dos «porquês» – Mundo Educação
Porque no meio de uma frase?
«Porque» junto – O «porque» junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: «Eu não fui porque estava doente». De acordo com o professor, «Porque estava doente» é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.
Nesses casos, o «porque» é junto e sem acento. Com isso, é possível existir «porque» junto mesmo em frases que terminam com interrogação, como esta: «Será que ela está chateada comigo porque eu não fui ao aniversário dela?» Alguns professores recomendam tentar trocar o «porque» junto por «pois». Se der certo, está correto o uso do «porque» junto.
O «por quê» separado e com acento é um «por que» separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita. «É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação.» explica Pasquale. Exemplo: «Por quê?» Só isso. É o mesmo que perguntar «Por qual razão?», «Por qual motivo?».
- De acordo com o professor, esse «quê» vira tônico na entonação.
- Assim, quando há um «por que» separado encerrando uma frase, ele ganha o acento e passa a ser «por quê».
- Nesse caso, o «porque» vira sinônimo da palavra «motivo».
- O professor exemplifica: «Qual é o porquê de tanta tristeza?».
- É o mesmo que perguntar «Qual é o motivo de tanta tristeza?».
Reportagem: Paula Reverbel / Imagens e edição: Isadora Brant
Onde foi ou aonde foi?
«ONDE» ou «AONDE»? Você já teve dúvidas sobre como utilizar ONDE ou AONDE? Observe, a seguir, como eles foram empregados no trecho da música «Onde você mora» » composta por Nando Reis e Marisa Monte e gradava pelo grupo Cidade Negra: «.Você vai chegar em casa, Eu quero abrir a porta.
Aonde você mora, Aonde você foi morar, Aonde está você? Vamos ver as regras e identificar as 3 frases erradas? Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em, De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência.
Portanto, as expressões corretas seriam «Onde você mora» e «Onde está você?» Pronto! Identificamos os 2 primeiros erros. Agora, vamos corrigir a terceira frase: em uma locução verbal, é o verbo principal que indica a regência. Como na locução «foi morar», o verbo principal é «morar» (que não exige preposição), a expressão correta seria «Onde você foi morar»,
Porque em espanhol pergunta?
Porque – No espanhol, também há diferença entre os porquês com e sem acento. O porque, que não tem acento, por exemplo, é utilizado para responder perguntas feitas com » por qué «, assim como ocorre na língua portuguesa, com «porque», próprio para respostas. Exemplo:
¿ Por qué lloras? Porque me lastimé. Por que está chorando? Porque me machuquei.
Deve está ou deve estar?
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Quando se usa o MAS é o mais?
De modo geral, ‘mas’ é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo ‘mais’ se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.
Por que interrogativo sozinho?
«Por que» separado – O «por que» separado e sem acento deve ser usado, segundo as regras gramaticais, em frases interrogativas diretas e indiretas e quando ele possuir o mesmo significado de «razão», «motivo» ou «causa». Existe também o uso do «por que» como a união de por + pronome relativo «que», entretanto, nesses casos, ele terá o mesmo sentido de «pelo qual», «pela qual», «pelas quais» e «pelos quais».
- Por que ele não apareceu hoje na aula?
- Não sei por que você não sai logo da casa dos seus pais.
- As ruas por que caminhamos eram floridas e arborizadas.
- Por que você decidiu se mudar agora?
- Por que só agora você lembrou o papai de que amanhã teremos apresentação na escola?
Vejamos exemplos de termos que podem ser substitutos do «por que»
- Por que motivo não apareceu hoje na aula?
- Não sei por qual razão você não sai logo da casa dos seus pais.
- As ruas pelas quais caminhamos eram floridas e arborizadas.
- Por qual motivo você decidiu se mudar agora?
- Por qual razão só agora você lembrou o papai de que amanhã temos apresentação na escola?
Por quê pergunta isolada?
Quando usar «por quê» – Usamos o «por quê» (separado e com acento) apenas no final das frases interrogativas diretas ou de forma isolada, Para ficar mais fácil, você pode pensar que ele transmite a ideia de » por qual razão ?» ou » por qual motivo ?» Exemplos: Você não veio à minha casa por quê? (Você não veio à minha casa por qual razão ?) Não vai mais estudar? Por quê? (Não vai mais estudar? Por qual motivo ?) Esse foi fácil, não foi?