Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

Quando O Dia Internacional Da Mulher?

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como «Pão e Paz».

Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Origem e história do Dia Internacional da Mulher No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.

Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como «Pão e Paz». Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos e, além disso, não tinham direito ao voto.

Anterior ao movimento das operárias russas, em 1908 houve uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. Assim, além de reivindicarem melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias buscavam aumento de salários.

Isso porque naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres. Em 28 fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908.

Em 1910, realizou-se na Dinamarca a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Na ocasião, Clara Zetkin, do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres. No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company matou 146 mulheres, dentre as 500 que trabalhavam lá – desse número, cerca de 20 eram homens.

A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos. Vale notar que o local não estava preparado para um incêndio, visto que não possuía extintores, o sistema de iluminação era a gás e era permitido as pessoas fumarem.

Após o trágico incidente, a legislação de segurança para incêndios foi reformulada e as leis trabalhistas foram revisadas e muitas conquistas foram adquiridas. Diante desse panorama, a criação de um dia dedicado à luta das mulheres foi sendo pensada. Existem versões diferentes sobre a origem do Dia Internacional da Mulher.

Entretanto, tanto o protesto na Rússia como a greve nos Estados Unidos tinham um objetivo comum, que era alertar sobre o estado insalubre de trabalho que as mulheres estavam sujeitas. Além disso, em decorrência de um mal-entendido feito por jornais alemães e franceses, foi criado um mito em torno de uma greve ocorrida no dia 8 de março de 1857 que, na verdade, não ocorreu.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917. Lei Maria da Penha No geral, a história das mulheres esteve marcada pela submissão, bem como pela violência.

A despeito de hoje em dia a mulher ter alcançado muitos direitos, a luta ainda continua, visto que ainda sofrem com o preconceito, a desvalorização e o desrespeito. Maria da Penha, a farmacêutica responsável pela Lei que leva seu nome No Brasil, foi em 1932, no governo Getúlio Vargas, que as mulheres adquirem o direito ao voto.

Porque o dia 8 de maio é comemorado mundialmente?

Manifestações e greves – No mesmo ano o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres e a data foi celebrada pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Mas até então, não existia uma data fixa, porém em meio à guerra em 1917, o dia foi formalizado após uma greve realizada por mulheres russas que exigiam «pão e paz».

Quantos países é feriado no Dia Internacional da Mulher?

É celebrada em mais de 80 países em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

O que aconteceu no dia 8 de março de 1911?

História – O Dia Internacional da Mulher surgiu de manifestações, greves, comitês etc. Manifestação política, ao longo do século XX.8 de março como é momento de reflexão. A primeira história, da qual eclodiu a criação de sse dia: em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York.

Supostamente, teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias. O utra história relata o incêndio que ocorreu em Nova York, em 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, com 146 vítimas mortas, 125 mulheres e 21 homens, a maioria dos mortos eram judeus.

É dos marcos para a criação do Dia das Mulheres. P éssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido no recinto: tudo isso contribuiu para o incêndio, Além disso, alguns proprietários de fábricas trancavam os funcionários durante o expediente para forma conter motins e greves.

  1. Quando a Triangle pegou fogo, as portas estavam fechadas.
  2. Em 1910, em Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, apoiado pela Internacional Comunista.
  3. Nesse evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem estipular a data.

Clara Zetkin participava de campanhas que defendiam o direito das mulheres no âmbito trabalhista, O incêndio de 1911 ser ia sugerido, nos EUA, como dia simbólico das mulheres (tal como sugerido por Clara Zetkin). O s movimentos queriam melho ra s d as condições de trabalho nas fábricas e a concessão de direitos trabalhistas e eleitorais (entre outros) para as mulheres.

  1. Vários protestos e greves já ocorriam na Europa e nos Estados Unidos desde meados do século XIX.
  2. O movimento feminista e as demais associações de mulheres capitalizaram essas manifestações, de modo a enquadrá-las, por vezes, à agenda revolucionária.
  3. Foi o que aconteceu em 08 de março de 1917, na Rússia.

Em 19 17, na Rússia, foi derrubada a monarquia czarista. Nesse clima revolucionário, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março, e reivindicaram a ajuda dos operários do setor metal úrgico, Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias e também como prenúncio da Revolução Bolchevique,

Que dia Internacional é hoje?

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down — Rádio Senado.

O que se comemora no dia 09 de março?

9 de março – Dia Mundial do DJ : ele merece a homenagem!

Quando é comemorado o dia dos homens?

FERNANDES, Cláudio. ‘ 15 de Julho — Dia do Homem’; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-homem.htm. Acesso em 01 de novembro de 2023.

O que se comemora no dia 05 de agosto?

05/8 – Dia Nacional da Saúde e Dia do Nascimento de Oswaldo Cruz | Biblioteca Virtual em Saúde MS No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

  1. Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil.
  2. Além de ter fundado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.
  3. Graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento «A vehiculação microbiana pelas águas».

Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico. Seu interesse pela microbiologia levou-o a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Contudo, a morte de seu pai, no mesmo ano de sua formatura, impediu o aprofundamento de seus estudos por um tempo.

Dois anos depois, a convite de Egydio Salles Guerra, que se tornaria seu amigo e biógrafo, trabalhou na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, onde era responsável pela montagem e a chefia do laboratório de análises clínicas. Em 1897 Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.

Dois anos depois, o jovem bacteriologista assumiu a direção do Instituto e trabalhou para ampliar suas atividades para além da fabricação de soro antipestoso, incluindo a pesquisa básica aplicada e a formação de recursos humanos. No ano seguinte, chegou ao comando da Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP).

  1. Oswaldo Cruz teve que empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da então capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola.
  2. Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores – mosquitos e ratos –, e a desinfecção das moradias em áreas de focos.
See also:  O Que óRgãO Emissor Do Rg?

Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, deflagrou campanhas de saneamento e, em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença. Ao combater a febre amarela, na mesma época, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas.

Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos.

Sua atuação provocou violenta reação popular. Em 1904, com o recrudescimento dos surtos de varíola, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população. Os jornais lançaram uma campanha contra a medida. O congresso protestou e foi organizada a Liga contra a vacinação obrigatória.

No dia 13 de novembro, estourou a rebelião popular e, no dia 14, a Escola Militar da Praia Vermelha se levantou. O Governo derrotou a rebelião, que durou uma semana, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina. Mesmo assim, em 1907, a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Em 1908, em uma nova epidemia de varíola, a própria população procurou os postos de vacinação.

A luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.

Com insuficiência renal, morreu em 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos. O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela, As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população.

Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.

O que se comemora no dia de hoje no Brasil?

21 de setembro de 2023 – 16:36 Nesta quinta-feira, 21 de setembro, comemora-se no Brasil, o Dia da Árvore. A celebração tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas.

O que se comemora no dia 8 de agosto?

Dia 8 de Agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

  • Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado.
  • O colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, compõe estruturas das células do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro.

Ainda atua na digestão e na formação de alguns hormônios e vitaminas. No entanto, sua ingestão deve ser controlada, para que essas as taxas de colesterol no sangue permaneçam equilibradas. Altas taxas de colesterol são determinadas por fatores genéticos e também alimentares.

Para falar um pouco mais sobre esse assunto, conversamos com o Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, e professor associado da Faculdade de Medicina da UFG, Aguinaldo Freitas Junior, e com a residente do Programa de Residência em Cardiologia do HC-UFG, Gabriella Veloso.

Em termos gerais, o que é o colesterol? O colesterol é um tipo de gordura do corpo humano responsável por várias funções como formação das células, produção de hormônios e formação dos ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Quando está elevado, pode causar doenças prejudiciais ao organismo.

Há dois tipos de colesterol, o HDL que é considerado «bom» e o LDL que é considerado «mau», qual a diferença entre os dois e como eles agem no organismo? Por ser um tipo de gordura, o colesterol precisa se ligar a uma proteína para ser transportado no sangue, formando assim a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL).

O HDL é chamado de «bom» colesterol pois carrega o colesterol dos tecidos do corpo para o fígado, e assim é eliminado do corpo através da bile e facilita a «limpeza» das artérias. Já o LDL é conhecido como o «mau» colesterol, pois faz o contrário do LDL, ou seja, leva o colesterol do fígado para os tecidos e facilita seu acúmulo nas artérias do corpo.

  • Esse acúmulo pode causar obstrução dos vasos e consequentemente doenças cardiovasculares como Infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
  • Quais os níveis considerados ideais para cada um deles? Os níveis ideais vão depender do risco cardiovascular de cada paciente e é calculado pelo médico durante a consulta.

Mas basicamente o LDL deve ser menor que 130 mg/dL e o HDL maior que 40 mg/dL, para adultos com mais de 20 anos. Quais doenças estão relacionadas a níveis altos de colesterol? Infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, AVC, doença arterial obstrutiva periférica (obstrução de artérias do corpo), dentre outras.

O colesterol é determinado por fatores genéticos e alimentares. Qual o impacto da dieta e da atividade física no controle dos níveis de colesterol? A mudança no estilo de vida com dieta adequada e atividade física regular pode reduzir de 10% a 15% as taxas do colesterol, o que é uma contribuição considerável no tratamento para redução do colesterol.

Como é feito o tratamento de quem está com a taxa de colesterol alta? O tratamento é feito com medicamentos que reduzem os níveis de colesterol, como por exemplo as estatinas, atividade física regular e dieta adequada. A partir de que idade é recomendado medir os níveis de colesterol? Crianças podem ter níveis altos de colesterol? A partir dos 02 anos de idade deve ocorrer o rastreio de colesterol alto na criança.

  • As crianças podem sim ter colesterol alto, principalmente quando há fatores de risco com uso de medicações, histórico familiar, doenças inflamatórias crônicas, doença renal crônica, entre outros.
  • Quais tipos de gordura podem aumentar os níveis de colesterol? Basicamente as gorduras trans e saturadas.

Quais alimentos contêm mais esses tipos de gordura? O consumo desses alimentos deve ser cortado? Os alimentos que contêm mais gorduras trans e saturadas são o leite e seus derivados, carne bovina gordurosa, alimentos embutidos e industrializados como sorvetes, salgadinhos, margarina e salames.

É recomendável que o consumo desses alimentos seja cortado sim. Qual a dieta recomendada para manter o nível de colesterol considerado ideal? Trocar gorduras saturadas (leite e derivados, carne bovina) por gorduras poli-insaturadas (atum, óleo de girassol, azeite, linhaça, castanhas) e também reduzir o consumo de bebida alcoólica e de açúcares.

Qual a relação entre o consumo elevado do açúcar e de bebidas alcoólicas nas taxas de colesterol? O consumo elevado do açúcar e de bebidas alcoólicas contribui para a elevação da pressão arterial, colesterol, triglicérides e aumento de peso. Tudo isso pode levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes mellitus e hipertensão arterial, o que consequentemente aumenta o risco cardiovascular do paciente e a ocorrência de infarto agudo do miocárdio e AVC.

  1. Como funciona o tratamento para a doença no HC-UFG? Os profissionais atuam com foco na prevenção e tratamento precoce de doenças cardiovasculares.
  2. Por meio de consultas e exames, o paciente recebe o acompanhamento adequado para tratamento do colesterol alto e assim reduz o risco de eventos cardiovasculares e mortalidade.
See also:  Quando E Dia Dos Pais?

Fonte: Ministério da Saúde #PraCegoVer Card retangular de cor azul elétrica. No topo, centralizado e em três linhas lê-se: 8 de agosto, DIA NACIONAL DO COMBATE AO COLESTEROL. Abaixo, sob uma tarja vermelha está escrito: Confira nossas dicas de como reduzir o colesterol: Pratique exercícios físicos; Coma mais frutas; Evite frituras; consuma mais fibras.

É feriado 8 de junho?

Feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (8)

O que se comemora no dia 08 de julho?

No dia 08 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico.

O que aconteceu no dia 8 de março de 1987?

Datas comemorativas do dia 8 de Março de 1987: Dia Internacional da Mulher. Dia da Criação da Casa da Moeda do Brasil (1694)

Como nasceu o 8 m?

8M: por que relembrar e comemorar essa data mundialmente todos os anos? Créditos: Imprensa SINSSP O Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 08 de março, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas rodas de conversa dos ambientes comuns como escola e trabalho, dentre outros lugares, pautando temas importantes como feminicídio, assédio, direitos que precisam ser respeitados e colocados em prática, enfim o tema vem ganhando forma e conquistando um lugar de pertencimento na sociedade.

  • Mas para que serve o 08 de março? Como ele começou? Por que relembrar e abordar essa data todos os anos mundialmente? Para responder essas perguntas precisamos fazer um resgate histórico e entender como tudo começou.
  • Embora várias ações contribuíram para a criação do 08 de Março, dois eventos foram importantes para a oficialização da data: um incêndio numa fábrica de roupas em Nova York, em 1911 e a marcha das mulheres russas por «pão e paz» em 1917.

O incêndio na fábrica de roupas no Triangle Shirtwaist, no dia 25 de março de 1911, em Nova York/EUA, matou cerca de 123 mulheres que morreram queimadas por que não conseguiram sair do prédio, que estava com as portas trancadas. Esse acontecimento ganhou a capa dos jornais da época por denunciar e chamar a atenção das péssimas condições de a que as mulheres estavam submetidas.

As portas estavam trancadas para evitar que os trabalhadores fizessem pausas durante o turno. Outras arbitrariedades eram praticadas no mundo do trabalho como carga horária extensiva, salários muito abaixo da média, locais insalubres, dentre outras irregularidades vividas pelas operarias. Já a marcha das mulheres russas que saíram pelas ruas de São Petersburgo para pedir pão, melhores condições de vida e pela paz por meio da saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, foi um evento que contribuiu e fez com que avançasse a Revolução Russa, em 1917, dando início ao processo que pôs fim aos 300 anos da monarquia Russa.

A organização das mulheres russas que protestavam contra o desemprego, a carestia e a degradação cada vez maiores das condições de vida da Rússia Imperial durou dias e ganhou o apoio de operários metalúrgicos. A proposta de tornar a comemoração do Dia da Mulher fazendo referência à luta e busca por seus direitos partiu de Clara Zetkin, uma ativista comunista que defendia os direitos das mulheres, e em 1910 ela lançou a ideia na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, sugestão que foi aceita por unanimidade.

A partir daí, a celebração foi comemorada pela primeira vez em 1911 nos países da Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. No entanto, a ONU só oficializou, em 1975, o Ano Internacional da Mulher com ações organizadas pela entidade por todo o mundo com o intuito de promover a igualdade de gêneros e a proteção dos direitos da mulher.

Porém, mais tarde, em 1977, a Organização das Nações Unidas tornou o 08 de março como data oficial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No Brasil, o movimento que garante voz e vez para as mulheres surgiu no início do século XX, por movimentos que buscavam melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida.

A luta ganhou maior força depois que o movimento das sufragistas conquistou o direito ao voto, em 1932, durante a Constituição de Vargas. Esse foi o pontapé inicial para que outros movimentos surgissem e inserissem novas pautas nas discussões que sobrevivem até os dias atuais. O #08M serve para lembrar e reforçar a importância do papel da mulher na sociedade com as lutas impostas por seus direitos.

A cada ano, década ou período ela precisa renovar as suas forças para provar a sua existência, as suas necessidades.

Tal importância se faz necessário tendo em vista um período que o Brasil enfrentou nos últimos 4 anos de um governo que retrocedeu áreas importantes de desenvolvimento, feriu a democracia e que quase pôs fim às políticas públicas do país.Depois do golpe de 2016 que retirou da presidência do país uma mulher que foi eleita pela escolha da maioria da população brasileira, o Brasil só desceu ladeira abaixo levando consigo as conquistas, as lutas e os a duras penas e ao longo dos anos.Porém, assim como a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que é sinônimo de luta, perseverança, encorajamento e resistência, renasce no cenário político do país a partir das eleições de 2022 a esperança de reconquistar as políticas voltadas às mulheres que foram perdidas no último governo.

E é nesta determinação que o SINSSP abre o mês de março, por meio da Secretaria das Mulheres, dirigida pela diretora Marta Regina, a comemoração ao Dia Internacional da mulher, lembrando que o 08 de março deve ser lembrado não só nesta data, mas nos 365 dias do ano.

Por isso, o sindicato trará ao longo da semana um material voltado ao tema para abrir espaço ao debate sobre pautas que precisam ser lembradas e discutidas e que celebrem os avanços da mulher na sociedade em temas delicados como a política e a economia, lembrando sempre que o lugar da mulher é onde ela quiser estar e como ela vai querer dar voz a sua fala enquanto sujeito feminino.

«Sempre lembrando que o ambiente sindical é a porta de entrada da voz feminina, é por lá que ela se faz ouvida e tem a oportunidade de ecoar a sua voz por todos os cantos, seja por meio da greve, dos protestos ou seja numa roda de conversa. É dentro do sindicato que geralmente nasce a conscientização pelo combate à desigualdade de gênero, de salários, de assédios, e tantas outras pautas que precisam ser denunciadas», destaca a diretora.

O que aconteceu no ano de 1911 no Brasil?

6 de outubro: O município de Altamira é fundado no estado do Pará e torna-se o maior município das Américas em extensão territorial e o segundo do mundo.14 de outubro: É criado o Aeroclube Brasileiro, a primeira escola de aviação do país.19 de outubro: Termina a publicação do Triste Fim de Policarpo Quaresma.

O que se comemora no Dia 28 de maio?

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Brincar no Brasil e em mais de 40 países do mundo.

O que se comemora no Dia 24 de maio?

No dia 24 de maio, comemora-se o Dia da Arma de Infantaria, tão antiga quanto a própria guerra.

O que se comemora no Dia 25 de maio?

25 de maio é o Dia do Trabalhador Rural CAS O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Humberto Costa (PT-PE), destacou o Dia do Trabalhador Rural, comemorado em 25 de maio. Ele afirmou que um dos desafiosno trabalho nos campos é o combate ao que chamou de «neoescravismo». Quando O Dia Internacional Da Mulher Getty Images/iStockphoto/direitos reservados Transcrição 25 DE MAIO É O DIA DO TRABALHADOR RURAL. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DESTACOU QUE TRABALHADORES RURAIS TÊM SIDO VÍTIMAS DO «NEOESCRAVISMO». REPÓRTER RODRIGO RESENDE. O dia do trabalhador rural, em 25 de maio, é uma homenagem a Fernando Ferrari, ex-deputado federal gaúcho, autor do Estatuto do Trabalhador Rural na década de 1960.

  1. A data foi destacada pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Humberto Costa, do PT de Pernambuco.
  2. Humberto Costa – Fernando Ferrari que tem o dia de sua morte como celebração da luta campesina e aqueles que abrem trilhas a seguir por melhores futuros para as novas gerações de trabalhadoras e trabalhadores rurais.
See also:  Zinco Para Que Serve?

Ainda temos muita luta pela frente, das pragas que se julgam extintas, eis que ora renasce o neoescravismo nos campos, fazendo das dignas trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, bem como das crianças do campo, novas presas. Temos de vencer esta intempérie luta.

O que se comemora no dia 13 de março?

Saúde Objetivo é realizar ações de conscientização e diagnóstico precoce da doença, que atinge mulheres em idade fértil 19/02/2020 – 14:13 Luis Macedo/Câmara dos Deputados Quando O Dia Internacional Da Mulher Marina Santos: mais de 6 milhões de mulheres tem a doença cujo diagnóstico pode demorar anos O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (19), a criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose, a ser comemorado no dia 13 de março, e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.

O texto segue para o Senado Federal. A relatora, deputada Marina Santos (Solidariedade-PI), uniu em seu parecer os Projetos de Lei PL 6215/13, do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) ; e PL 3047/19, da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), O objetivo é incentivar ações de prevenção, educação e orientação de mulheres.

Marina Santos destacou que a proposta pode contribuir para um diagnóstico precoce da doença, que atinge principalmente mulheres em idade fértil. «No Brasil, mais de 6 milhões de mulheres tem esta doença, cujo diagnóstico pode demorar muitos anos para acontecer», afirmou.

A deputada Daniela do Waguinho destacou que a data não é meramente simbólica, mas tem o objetivo de incluir a sociedade no esforço de conscientização sobre a doença e garantir o diagnóstico precoce. «Com o reconhecimento da doença, a partir da aprovação desse projeto de lei, poderemos apresentar os caminhos para um tratamento efetivo e oferecer um atendimento digno e de qualidade para essas mulheres, principalmente no Sistema Único de Saúde», disse.

Reportagem – Carol Siqueira Edição – Geórgia Moraes A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.

O que se comemora no dia 10 de março?

10 de março: Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo.

O que se comemora no dia 15 de março?

15 de março – Dia da Escola.

O que significa dizer que é uma data comemorativa internacional?

Há datas comemorativas em todo o mundo, podendo ser internacionais, as quais são celebradas por mais de uma nação ou pelo mundo todo; nacionais, comemoradas em todo território de um país; regionais, celebradas em uma cidade, estado etc. Essas datas podem girar em torno de diferentes situações,

Às vezes são datas religiosas, celebração de momentos históricos, homenagem a alguma pessoa importante ou até mesmo uma data escolhida para uma profissão, um objetivo, entre outros motivos. Porém, para que uma data comemorativa seja oficializada, há fatores que precisam ser considerados. Veja a seguir as principais informações sobre datas comemorativas.

Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Leia também: Festa Junina – comemoração religiosa e de caráter rural

O que é comemorado no dia 08 de junho?

Quando O Dia Internacional Da Mulher 06/06/2023 Comemorado em 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos é uma data que incentiva a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta. O Dia dos Oceanos foi celebrado pela primeira vez durante a Rio 92. Na época, foi inspirado por um evento organizado no mesmo dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense: «Oceans Day At Global Forum – The Blue Planet»,

Em 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu que, a partir de 2009, o dia 8 de junho seria designado oficialmente como Dia Mundial dos Oceanos. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% da água de todo o planeta. As águas salgadas abrigam uma biodiversidade com quase 200 mil espécies identificadas.

Eles são parte essencial para promover a regulação climática do planeta, pois absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos. Além disso, aproximadamente 3 bilhões de pessoas no mundo todo dependem dos mares como fonte de alimento.

Mesmo com toda sua importância para o meio ambiente e para a economia mundial, os oceanos estão sendo degradados. Atualmente, há estudos que mostram que, aproximadamente, 13 toneladas de plástico chegam ao oceano todos os anos. Muitas vezes, esse plástico é ingerido pela fauna marinha, como peixes e tartarugas, e outros animais como as aves que se alimentam dos peixes, provocando a morte de 100 mil animais marinhos por ano, além de outros danos.

Segundo dados divulgados pela ONU, a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. E não é só plástico que degrada os oceanos. Além de diversos outros tipos de poluentes, há também o perigo da pesca ilegal, que põe em risco a reprodução e a conservação das espécies.

  • Diante dessa situação alarmante, a ONU declarou o período entre 2021 e 2030 como a Década dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável.
  • A meta é mobilizar cientistas, políticos, empresas e sociedade civil para a pesquisa e inovação para promover a conservação dos recursos naturais do globo.
  • Segundo a ONU, esta década deverá facilitar a comunicação e o aprendizado mútuo entre as comunidades de pesquisa e partes interessadas.

Ou seja, é um momento muito propício para fortalecer as ações de Educação Ambiental relacionadas aos oceanos. Na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, além dos controles de balneabilidade realizados desde a década de 1980, pela CETESB, atualmente têm sido realizados estudos para elaborar um plano estadual de combate ao lixo no mar.

O que se comemora no dia 08 de julho?

Comemorado em 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência foi estabelecido pelo Congresso nacional para incentivar a atividade científica no país. O Brasil é um país que conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial.

Mas, tanto o Governo quanto a iniciativa privada brasileira ainda investem menos do que deviam na área. A data comemorativa foi criada como um primeiro passo para pôr em destaque a ciência. Então, vamos aproveitar o dia 8 de julho para você entender melhor o que é essa atividade e descobrir sua importância para nossas vidas.

A palavra ciência vem do latim «scientia», que significa conhecimento. Num sentido mais amplo, você pode usá-la para dizer que tomou conhecimento de um fato, que ficou sabendo que ele aconteceu. Mas há também um sentido mais específico. Ciência é um tipo de conhecimento que procura compreender verdades ou leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas.

  1. Para isso, o cientista realiza observações.
  2. A partir delas, faz verificações, classificações ou medições, procurando, geralmente, traduzir os fatos para a linguagem da estatística ou da matemática.
  3. Fundamentalmente, o método científico é: 1) Objetivo, ou seja, o que é observado não depende exclusivamente de um determinado observador, mas pode ser verificado por outros; 2) Baseado em testes, isto é, em experiências que permitam comprovar uma lei; 3) Rigoroso, quer dizer, as condições em que as observações e experiências são realizadas têm que ser determinados previamente com muita precisão; 4) Preditivo: ele permite prever ou predizer resultados.

Para os cientistas, o termo «modelo» significa a descrição de algo que possa ser usado para fazer predições que possam ser testadas por experimentos ou observação. A ciência, portanto, tem como objetivo descobrir ou produzir modelos úteis, que permitem fazer predições úteis.

Mas é bom lembrar que os cientistas nunca falam em conhecimento absoluto. Todo conhecimento pode ser ultrapassado por novas invenções ou descobertas, que permitam observar melhor as coisas. Para entender melhor isso, pense que já existia ciência antes da invenção do microscópio. No entanto, a possibilidade de observar e compreender os micro-organismos transformou a visão que a ciência tinha, por exemplo, de muitas doenças e abriu caminho para se descobrirem as curas.

Isso significa que a ciência também tem uma história e que é possível estudar seu desenvolvimento ao longo do tempo. Também não devemos esquecer que, ao se falar de ciência, estamos nos referindo também às ciências humanas, isto é, aquelas que se referem ao comportamento do ser humano e à sociedade.