Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

Qual A Cor Da Lua?

Qual é a cor da Lua original?

Você sabe qual é a verdadeira cor da Lua? Esta ‘superfoto’ tem a resposta Qual a cor da Lua? Ao contrário do que nossos olhos enxergam, a Lua não é branca ou amarela, mas possui uma ampla gama de cores em tons cinza, branco, azul e marrom. Esses detalhes foram revelados por dois astrofotógrafos, que capturaram mais de 200 mil imagens e trouxeram em detalhes as cores e as crateras do satélite natural da Terra.

A imagem mais impressionante que já vimos da Lua foi formada por Andrew McCarthy, um astrofotógrafo conhecido por suas fotos espetaculares do cosmos, e Connor Matherne, um cientista planetário e astrofotógrafo amador. Os dois se conectaram primeiro no Reddit e depois no Instagram. Após conversas sobre os pontos fortes de cada um, eles decidiram se unir para tirar uma foto da Lua.

«Quando ele e eu juntamos nossas cabeças, conseguimos fazer algo um pouco fora da marca para nós dois, o que é legal. A coisa toda é montada como um mosaico, e cada ladrilho é composto de milhares de fotos», disse McCarthy à NPR. Qual A Cor Da Lua? Imagem precisou de mais de 200 mil fotos e dois anos de processamento para composição Imagem: Andrew McCarthy e Connor Matherne No Instagram, Andrew McCarthy afirmou que a imagem é uma homenagem à missão Artemis 1, programada para a próxima segunda-feira (29).

Como Qual é a cor da Lua?

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Por que a Lua é cinza?

É a mesma parede branca de antes, mas com bem menos luz do que as áreas claras ao redor. A luz cinza, iluminada, continua cinza, mas parece branca devido ao negrume ao redor e ao fato de que teus olhos de noite estão com as pupilas dilatadas e absorvendo mais luz.

Qual a cor do Sol e da Lua?

Visto da Lua, o Sol é branco – já que para praticamente não há atmosfera para espalhar a luz. ‘A atmosfera da Terra espalha a luz nos comprimentos de onda azul, índigo e violeta de forma mais proeminente, enquanto cores de comprimento de onda mais alto como vermelho, laranja e amarelo são dispersadas na atmosfera.

Tem Lua Azul?

Em 1883, com a erupção do vulcão indonésio Krakatoa, e, em 1983, com a erupção do El Chichón, no México, foi possível observar a Lua, de fato, azul, porque os materiais em suspensão na atmosfera dispersavam a luz vermelha, permitindo ver em outros comprimentos de onda.

Qual a cor mais rara da Lua?

Resumo sobre a Lua azul –

Lua azul é um fenômeno astronômico caracterizado pela ocorrência de uma segunda Lua cheia em um mês. Existe, também, a Lua azul sazonal, nome dado à terceira Lua cheia de uma estação. A ocorrência de uma Lua azul varia entre dois e três anos. Seu acontecimento está diretamente relacionado ao tempo de duração do ciclo lunar, de 29,5 dias. Apesar do nome, a Lua azul não dispõe de coloração azulada. Somente em casos raros, como de grandes erupções vulcânicas, é que percebemos a Lua com uma coloração diferente. A Lua azul de 2023 foi, também, uma superlua. Ela pôde ser observada nos céus de todo o mundo no dia 30 de agosto. Esse fenômeno apresenta um forte significado religioso e místico.

Por que a Lua é azul?

A Lua muda de cor na Lua Azul? – A resposta curta é não, ou seja, nosso satélite natural se mantém com a cor acinzentada mesmo durante a Lua azul. A cor que a Lua parece ter em nossa perspectiva muda somente em algumas situações, como um eclipse lunar total.

  • Durante o auge do fenômeno, a Lua recebe a luz solar que atravessou a atmosfera terrestre.
  • As moléculas dos elementos na atmosfera filtram alguns comprimentos de onda da luz, fazendo com que o disco lunar pareça ter cores avermelhadas.
  • Continua após a publicidade Os eclipses lunares ocorrem somente durante as fases lunares cheias, e a Lua azul é, de fato, um tipo de Lua cheia.

Isso significa que, embora seja raro, é possível que uma Lua azul fique com cor avermelhada. Entretanto, isso não quer dizer que é impossível a Lua parecer ter cor azulada em algum momento. Por exemplo, erupções vulcânicas e outros fenômenos podem liberar partículas na atmosfera, que dispersam a luz vermelha.

Tem Lua amarela?

A ilusão da Lua no horizonte – Espaço do Conhecimento UFMG Você já observou a Lua nascendo ou se pondo e teve a impressão de que ela estava maior do que o normal ? Todos nós experimentamos essa mesma sensação ao apreciar nosso belo satélite natural próximo ao horizonte. Qual A Cor Da Lua? A Ilusão da Lua desde a Antiguidade O fenômeno é bem documentado desde o século 4 a.C., quando o filósofo grego Aristóteles sugeriu que a atmosfera da Terra pudesse ampliar a imagem da Lua no horizonte, assim como a água pode fazer com que objetos imersos pareçam ampliados aos nossos olhos.

  1. O astrônomo grego-egípcio Ptolomeu propôs algo semelhante em seu famoso tratado Almagest, publicado durante o século 2 d.C., assim como o astrônomo grego Cleomedes, na mesma época, embora ambos atribuíssem o fenômeno a uma mudança na distância aparente da Lua.
  2. No século 11, o matemático árabe Ibn Al-Haytham desenvolveu a primeira teoria plausível de como a ilusão da Lua funciona, sugerindo que a diferença de tamanho tem a ver com a maneira como nossos cérebros percebem a distância e, então, como ajustamos automaticamente o tamanho aparente de um objeto para corresponder a essa percepção.

Apesar de todas as pessoas ao redor do mundo observarem essa ilusão há milhares de anos, ainda não existe uma explicação científica sólida sobre por que isso acontece. A maioria das respostas hoje em dia se baseia na ideia de como nosso cérebro processa a informação de distância dos objetos. Qual A Cor Da Lua? Ilusão de Ebbinghaus Há uma ilusão de ótica que demonstra bem essa ideia de tamanho relativo em comparação a elementos no entorno, chamada de ilusão de Ebbinghaus, Na imagem a seguir, o círculo central, cercado por pequenos círculos, representa a Lua no horizonte com objetos em primeiro plano, como árvores e edifícios. Qual A Cor Da Lua? Imagem de Porém, essa explicação falha quando analisamos o caso dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, em órbita em torno da Terra. Eles também enxergam a ilusão da Lua, mesmo sem ter objetos em primeiro plano como indicação de distância.

  1. Então esse enigma ainda não foi totalmente resolvido e várias hipóteses ainda estão em discussão.
  2. Mas de uma coisa temos certeza: está tudo em nossas cabeças! Como provar que esse fenômeno realmente é uma ilusão? Ao esticar o braço e segurar o dedo indicador estendido ao lado da Lua, você perceberá que sua unha é do mesmo tamanho aparente que o corpo celeste.
See also:  Onde Fica O AntebraO?

Você pode fazer essa comparação quando a Lua está perto do horizonte e algumas horas depois, quando ela estiver no alto do céu. Você também pode pegar um tubo de papel e olhar a Lua através dele. Ao fazer isso, você perceberá que o satélite natural não está tão grande quanto parecia antes.

  • Uma das formas mais precisas de verificar o tamanho da Lua é fotografá-la quando estiver próxima do horizonte e depois, quando estiver alta no céu, mantendo as mesmas configurações de zoom da câmera nas duas situações.
  • Ao comparar as fotos, você verá que a Lua tem a mesma largura em ambas.
  • A única diferença será na aparência achatada da Lua na foto em que ela está próxima ao horizonte, devido ao fato de a atmosfera atuar como uma lente fraca e deformar a imagem.

Você já deve ter visto fotos deslumbrantes de uma Lua gigante próxima a uma paisagem com edifícios, montanhas ou árvores. Esse é um truque dos fotógrafos, que simulam a ilusão da Lua utilizando uma lente longa, aumentando o zoom em objetos distantes, próximos ao horizonte.

Em outras palavras, a Lua parece maior nessas fotos porque é uma visualização ampliada do nosso satélite natural. A diferença na cor da Lua quando ela está no horizonte também é uma ilusão? Há alguns efeitos na aparência da Lua, quando ela está baixa no céu, que realmente são causados por fenômenos físicos, como apresentar uma tonalidade mais amarela ou laranja.

Esse é o mesmo fenômeno que faz com que o céu tenha tons alaranjados no nascer e pôr-do-sol (para saber mais, ). Qual A Cor Da Lua? Toda 3ª e 5ª tem texto novo aqui no Inscreva-se também em nossa e não perca nenhuma novidade do Espaço! : A ilusão da Lua no horizonte – Espaço do Conhecimento UFMG

Porque a Lua fica dourada?

Apaixonados pelos astros que observaram a lua surgir logo após o pôr do sol, nesta sexta-feira (9), poderão ver seu pico às 4h59 (horário de Brasília) deste sábado (10), de acordo com a Nasa, Este evento lunar é chamado de lua da colheita porque está perto do equinócio de outono (no hemisfério norte), uma época em que os agricultores costumam colher suas plantações, disse a Nasa. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Inscrever-se Quando a lua começa sua ascensão no céu pode parecer um tom alaranjado queimado. Isso ocorre porque há uma camada mais espessa da atmosfera da Terra ao longo do horizonte em comparação com diretamente acima de nossas cabeças, de acordo com o EarthSky.

Essa atmosfera atua como um filtro, transformando a lua na cor misteriosa quando ela emerge acima do horizonte. A lua cheia também pode parecer maior no céu em comparação com outras luas cheias, mas seus olhos estão pregando uma peça em você. Qualquer lua cheia parecerá maior ao longo do horizonte, então a localização da lua cheia perto do horizonte torna essa ilusão de ótica mais perceptível, disse EarthSky.

Em 2022, a lua cheia de setembro está mais próxima do equinócio de outono (no hemisfério norte), que cai em 22 de setembro, por isso é chamada de Lua da Colheita, de acordo com o Almanaque dos Agricultores (The Old Farmer’s Almanac). Porém, quando a lua cheia de outubro está mais próxima do equinócio, recebe o nome de Lua da Colheita, e a de setembro é chamada de Lua de Milho.

O tempo de subida mais cedo da lua cheia acontece no Hemisfério Norte, perto do equinócio de outono, quando a órbita da lua está mais próxima do horizonte leste, disse o Almanaque dos Agricultores. A órbita da lua se move cerca de 12 graus para leste a cada dia, mas como a lua cheia de setembro está tão perto do horizonte, ela nasce mais cedo do que o normal, ainda de acordo com o almanaque.

O luar dura do amanhecer ao anoitecer por algumas noites seguidas, o que dá aos agricultores luz para continuar trabalhando à noite, disse a EarthSky. No Hemisfério Sul, esse efeito ocorre em torno do equinócio da primavera em março ou abril, de acordo com a EarthSky.

Qual é o dia da Lua Negra?

A terceira é a chamada de Lua Negra. Por fim, outro caso em que a Lua Negra acontece é, em média, a cada 19 anos, no mês de fevereiro, quando não ocorre a fase nova. Após o evento desta sexta-feira, a Lua Negra acontecerá novamente no mês de dezembro de 2024.

Qual é o dia da Lua Azul?

Que dia e hora vai ser a Lua Azul 2023? – A chamada «Lua Azul» acontece nesta quarta-feira (30), a partir de 22h35 no horário de Brasília, e poderá ser observada em todas as regiões do planeta. O fenômeno será visível a olho nu, sem o uso de qualquer instrumento, e deve durar a noite toda.

Por que a Lua fica rosa?

Afinal, o que é a Lua Rosa? – A Lua Rosa não se refere à cor real da lua, mas sim a um fenômeno cultural e histórico. O termo «Lua Rosa» é usado para descrever a primeira lua cheia de abril no hemisfério norte. O nome tem origem nas tradições dos povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, foi adotado pelos colonos europeus.

  1. Os povos indígenas costumavam nomear as luas cheias de acordo com eventos sazonais ou características naturais associadas à época em que ocorriam.
  2. No caso da Lua Rosa, o nome vem das flores selvagens chamadas «phlox rosa» ou «phlox de musgo», que florescem na primavera e têm uma cor rosa suave.
  3. Essas flores são comuns na América do Norte e costumam aparecer durante o mês de abril, o que explica a associação com a primeira lua cheia desse mês.

É importante notar que, apesar do nome, a lua não adquire realmente uma cor rosa durante esse fenômeno. A lua pode apresentar variações de cor, como tons alaranjados ou avermelhados, dependendo das condições atmosféricas, mas isso não está relacionado especificamente à Lua Rosa.

Qual é a cor da água?

Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado. Contudo, a cor aparente da água – aspecto que tem a ver não somente com aceitação da maioria das pessoas, mas principalmente com a potabilidade e a qualidade sanitária – é bastante variável.

  • Por exemplo, o fascinante tom azul-esverdeado que normalmente vemos ao contemplar o mar é resultante do processo de absorção de raios solares em grandes profundidades e da presença de algas microscópicas ( fitoplânctons ).
  • Já um riacho mais raso e sem águas agitadas, com o fundo formado por sedimentos como cascalho e areia, provavelmente dará a sensação de que possui água transparente com cores mais próximas do amarelo.
See also:  Quando O Jogo Do Botafogo?

A transparência, as variações de cores e tonalidades da água variam de acordo com fatores como o tipo de fonte de luz incidente, o nível de absorção de partículas de luz ( fótons ), a presença de resíduos em suspensão e o volume/profundidade do corpo aquoso. Tom Azulado da Água no Rio Sucuri em Bonito Mato Grosso do Sul/Brasil

Qual é a cor do céu?

Por que o céu é azul? O céu é azul principalmente devido ao fenômeno da dispersão sofrido pelos raios luminosos ao se infiltrarem na atmosfera terrestre. Qual A Cor Da Lua? O céu pode apresentar diversas colorações, desde a azul até a vermelha. Por que o céu é azul? O céu é azul porque a solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas.

Qual é a Lua mais rara do mundo?

Resumo sobre a Lua azul –

Lua azul é um fenômeno astronômico caracterizado pela ocorrência de uma segunda Lua cheia em um mês. Existe, também, a Lua azul sazonal, nome dado à terceira Lua cheia de uma estação. A ocorrência de uma Lua azul varia entre dois e três anos. Seu acontecimento está diretamente relacionado ao tempo de duração do ciclo lunar, de 29,5 dias. Apesar do nome, a Lua azul não dispõe de coloração azulada. Somente em casos raros, como de grandes erupções vulcânicas, é que percebemos a Lua com uma coloração diferente. A Lua azul de 2023 foi, também, uma superlua. Ela pôde ser observada nos céus de todo o mundo no dia 30 de agosto. Esse fenômeno apresenta um forte significado religioso e místico.

O que é uma lua verde?

″Lua Verde″, um fenómeno que não é nada natural A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a «Lua Verde» não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. © Twitter Pintada de verde, a lua ganha cor. E houve quem, como a própria cor obriga, ganhasse esperança de ver este fenómeno único.

  • Acontece a cada 420 anos, e os planetas alinham-se de um modo que origina a mudança de cor da lua.
  • Foi o fenómeno inventado por um utilizador no Facebook.
  • Em que muitos acreditaram, e que se espalhou nas redes sociais por outros.
  • Entretanto começou a, ansiosa, espera pelo dia 20, deste mês.
  • Fechar Inicialmente projetado para dia 29 de maio a alteração da data não foi feita ao acaso.

O portal já avançou com uma justificação para a situação. Dia 20 é comemorado o dia do consumo de cannabis, também conhecida pelo código 420, 4:20 ou 4/20, e um utilizador achou que seria divertido fazer esta associação. Um fenómeno «alucinante» que levou muitos dos utilizadores das redes sociais ao mundo da lua.

Quando vai ser a Superlua?

Última superlua do ano será nesta quarta-feira, dia 30 Info Notícias Lua estará maior e mais brilhante e poderá ser vista em todo país Na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, vai acontecer a última superlua de 2023. A lua estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.

  1. Na data, a lua estará a 357.181 quilômetros da Terra.
  2. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.Esta será a segunda superlua do ano, a primeira ocorreu no dia 1º de agosto.
  3. O fenômeno acontece quando é lua cheia ou lua nova, como explica a Dra.
  4. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao MCTI.

«A superlua acontece na lua cheia ou lua nova, isso porque ela fica 90% próxima do perigeu que é o ponto da orbita da Lua mais próxima da Terra», disse.Segundo Josina será possível observar a superlua a olho nu. «Você olha e percebe que ela está maior do que a Lua Cheia normal.

É bem gritante. A única coisa que pode acontecer para não conseguir enxergar é o tempo ficar nublado. Aí não tem jeito. Mas se tiver céu limpo, como aconteceu na primeira super lua deste ano, vai ser um espetáculo bem legal da gente ver», contou.»A Super Lua cheia tem uma coisa muito legal que a gente vê a noite toda.

Também é bem interessante, por conta de uma ilusão de ótica que observamos uma lua maior perto do horizonte. Então quem puder olhar para a Lua perto do horizonte vai achar que ela está maior e com um colorido diferente, as vezes mais amarelado, avermelhado, de acordo com as partículas que estão na atmosfera», completou Josina.

O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. A Lua cheia de 30 de agosto será às 22h35, na Hora Legal de Brasília. Para quem está no fuso -4 vai ser às 21h35, no fuso -5 às 20h35 e assim por diante. Mas, para quem está no fuso de -1 a data já muda para 31 de agosto às 0h35 e para os demais fusos (0, +1, +2, etc) a data da «Superlua Azul» será também, então, 31 de agosto.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, o termo «superlua» foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele escreveu que receberia o selo «super» uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. Não está claro por que ele escolheu o corte de 90% em sua definição.

Que dia vai mudar a lua 2023?

Fases da Lua 2023

LUA NOVA LUA CRESCENTE LUA CHEIA
14 Set 2023 – 22:39 22 Set 2023 – 16:31 29 Set 2023 – 06:57
14 Out 2023 – 14:55 22 Out 2023 – 00:29 28 Out 2023 – 17:24
13 Nov 2023 – 06:27 20 Nov 2023 – 07:49 27 Nov 2023 – 06:16
12 Dez 2023 – 20:32 19 Dez 2023 – 15:39 26 Dez 2023 – 21:33

Como ver a Lua Azul?

Que dia e hora vai ser a Lua Azul 2023? – A chamada «Lua Azul» acontece nesta quarta-feira (30), a partir de 22h35 no horário de Brasília, e poderá ser observada em todas as regiões do planeta. O fenômeno será visível a olho nu, sem o uso de qualquer instrumento, e deve durar a noite toda.

See also:  Qual O Significado Do Nome JLia?

Como se chama a Lua Azul?

Por ser a segunda lua cheia do mês e estar em perigeu, o fenômeno recebe o nome popular de Superlua Azul. A próxima só ocorrerá em 31 de maio de 2026, mas em perigeu, ou seja, mais próxima da Terra, somente em 2037.

Por que a Lua está enferrujando?

Ao encontrar assinatura espectral de hematita, a famosa ferrugem, na lua. Esse mineral é uma forma de óxido de ferro, ou ferrugem, produzida quando o ferro é exposto ao oxigênio e a água. Como pode a hematita se formar em um local que.

Por que a Lua Azul é rara?

Por que a ‘Lua Azul’ é tão rara? – O fenômeno só acontece quando duas luas cheias acontecem dentro do mesmo mês, em que a segunda superlua leva esse nome, Para entender a raridade desse fenômeno é preciso conhecer a movimentação que a lua faz em volta da Terra, o que leva cerca de 27,3 dias segundo a NASA.

Dentro deste período as fases da lua vão mudando a cada 7 dias aproximadamente, sendo elas: nova, crescente, cheia e minguante. Sabe-se que os meses normalmente se alteram com 30 ou 31 dias durante o ano e vimos anteriormente que a movimentação da lua em volta da Terra leva menos tempo que um mês completo, ou seja, uma hora ou outra é natural que alguma fase da lua se repita dentro de um mesmo mês.

Agora que já entendemos a trajetória e a naturalidade do fenômeno, a pergunta que fica é se a lua realmente ficará azul, ou seja, se vai mudar da cor natural que é avistada da Terra diariamente. Para a tristeza de muitos, a resposta é não, a lua não muda de cor, o que acontece é que ela ficará mais brilhante do que as outras luas porque estará a uma distância menor aos nossos olhos.

  • O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, visto que temos apenas uma lua para todo mundo, ou seja, o fenômeno é um só, o que muda são as condições do tempo que vão ditar quem verá a rara ‘Lua Azul’.
  • A rara lua só leva esse nome por conta de uma expressão da língua inglesa «once in blue moon.» que indica ser algo muito raro,

Ou seja, ela leva esse nome por sua raridade e não por mudar de cor, o que é claro, não tira sua grandiosidade e espetáculo lunar. Aliás, para os que ficaram desapontados pela lua não mudar de cor, aqui vai uma boa notícia: há alguns séculos atrás, pessoas em várias partes do mundo viram a lua na cor azulada, mas isso só aconteceu devido a forte erupção de 1883 do grande vulcão Krakatoa na Indonésia, um dos maiores do mundo.

Por que a Lua é azul?

A Lua muda de cor na Lua Azul? – A resposta curta é não, ou seja, nosso satélite natural se mantém com a cor acinzentada mesmo durante a Lua azul. A cor que a Lua parece ter em nossa perspectiva muda somente em algumas situações, como um eclipse lunar total.

  1. Durante o auge do fenômeno, a Lua recebe a luz solar que atravessou a atmosfera terrestre.
  2. As moléculas dos elementos na atmosfera filtram alguns comprimentos de onda da luz, fazendo com que o disco lunar pareça ter cores avermelhadas.
  3. Continua após a publicidade Os eclipses lunares ocorrem somente durante as fases lunares cheias, e a Lua azul é, de fato, um tipo de Lua cheia.

Isso significa que, embora seja raro, é possível que uma Lua azul fique com cor avermelhada. Entretanto, isso não quer dizer que é impossível a Lua parecer ter cor azulada em algum momento. Por exemplo, erupções vulcânicas e outros fenômenos podem liberar partículas na atmosfera, que dispersam a luz vermelha.

Por que a Lua fica dourada?

Isso acontece porque a velocidade de rotação da Lua em torno de seu próprio eixo e a velocidade com que ela gira em torno da Terra são iguais.

Porque a Lua fica amarela ou branca?

Afinal, por que a Lua fica laranja de vez em quando? Quais cores ela pode ter? | Mulher Ciência | Mulher Publicado 25 Nov 2016 – 09:00 AM EST | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT Você já deve ter reparado que a lua muda de cor, né? Tem dias que ela está branca, quase brilhante.

  1. Em outros, ela fica alaranjada, como na foto acima.
  2. Às vezes, ela ganha tons azulados e até avermelhados.
  3. Mas, afinal, por que a Lua muda de cor? A regra geral diz que a Lua se mostra mais amarelada e até alaranjada quando se encontra baixa no céu, e mais branca quando está mais alta.
  4. Fato é que a Lua é um satélite sem luz própria, ela apenas reflete a luz solar – que é branca, mas formada por ondas de vários comprimentos, portanto, de várias cores.

Quando essa luz atravessa a atmosfera, as cores próximas da extremidade azul do espectro são «espalhadas». Este fenômeno conhecido como «espalhamento de Rayleigh», que ocorre com a luz branca na atmosfera terrestre, é o que também explica porque o céu é azul.

Ou seja, é a fração do espectro de luz em diversas cores que determina que o céu iluminado pela luz branca se apresente azul. Assim sendo, quando é retirada da luz branca por espelhamento, resta a cor azul (e outras frequências próximas ao azul, que são os tons amarelos). É que a quantidade de azul que sai da luz branca e atravessa a atmosfera depende da extensão que a luz deve percorrer no ar para atingir a superfície da Terra.

Com a Lua mais próxima ao horizonte e pouco elevada, a extensão de ar a ser atravessada é cerca de 10 vezes maior do que mais tarde, com a Lua alta no céu. Desta forma, a luz refletida pela Lua perde mais azul quando se encontra próxima do horizonte, já quase no nascer do sol.

Assim sendo, quanto mais tarde, a luz branca perde menos azul e parece mais branca. E embora esse satélite pareça muito brilhante, a Lua reflete apenas 6,7% da luz que recebe do Sol. As partes mais brilhantes de sua superfície revelam regiões mais altas e com crateras, compostas de rochas ricas em cálcio e alumínio.

As regiões mais escuras são zonas mais baixas, chamadas ‘mares’, compostas de rochas basálticas que refletem pouca luz, daí sua cor acinzentada. : Afinal, por que a Lua fica laranja de vez em quando? Quais cores ela pode ter? | Mulher Ciência | Mulher