Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

O Que Fazer Quando O Notebook Trava?

Como destravar o notebook quando trava?

Se a barra de tarefas estiver travada, a primeira medida é reiniciar o sistema. Você pode fazer isso a partir do atalho ‘Ctrl + Alt + Del’.

Que tecla apertar quando o notebook trava?

Windows e macOS – Se você se encontrar com o seu desktop ou laptop travado, o primeiro passo é manter a calma – se puder evitar, não reinicie a máquina (pode acabar piorando o problema). Dê algum tempo para sua máquina se resolver. Estamos falando algo em torno de 30 minutos.

  1. Esses 30 minutos podem parecer séculos se você tiver e-mails importantes para responder ou relatórios para escrever mas, se possível, use um computador diferente, use o seu telefone ou simplesmente desencane e faça outra coisa para dar tempo para o aparelhos se recuperar.
  2. E estamos falando de quando a máquina fica realmente travada, quando nenhum sinal de teclado ou mouse é registrado.

Se você estiver com problemas com apenas um aplicativo, force o seu encerramento. No Windows, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas, escolha Gerenciador de Tarefas, escolha o aplicativo em questão e clique em Finalizar tarefa ; no macOS, abra o menu Apple, escolha Forçar Encerrar, selecione o aplicativo e clique em Forçar Encerrar, Captura de tela: Gizmodo Se o seu computador estiver realmente travado e realmente não estiver voltando, apertar e segurar o do botão liga/desliga é a chave para resolver. Laptop ou desktop, Windows ou MacOS, mantenha pressionado o botão liga/desliga e em alguns segundos o computador deve desligar.

  • Mais uma vez, a paciência é uma virtude aqui.
  • Aguarde alguns minutos, pelo menos, antes de apertar o botão liga/desliga novamente e ligar a máquina.
  • Com alguma sorte, os problemas do seu computador já foram embora e você pode continuar a vida normalmente.
  • Se o seu sistema operacional não aparecer, ou o computador não responder ao toque do botão liga/desliga, você precisa dar uma investigada.

Uma fonte de alimentação ou bateria defeituosa é a explicação mais provável se você não tiver nenhuma resposta ao apertar do botão liga/desliga – sem zumbido, sem luzes, sem nada. Captura de tela: Gizmodo Se você puder, mude para outro cabo de alimentação ou até mesmo uma bateria extra, se tiver uma. A ideia é tentar estabelecer se o seu computador está realmente recebendo energia ou se a alimentação não está sendo registrada. Componentes com defeito ou mal conectados podem impedir que o computador inicie normalmente, alguns itens que podem ser prejudicados: a CPU, a RAM, o disco rígido, a placa-mãe.

Sua máquina deve pelo menos entrar dar um sinal de vida se uma dessas partes falhar ou se desenvolveu um defeito, mas tentar descobrir qual delas não está funcionando não é fácil – desligar seu computador, abrir o gabinete e verificar novamente todos os componentes, conexões e cabos é um caminho para tentar se você estiver usando um desktop.

(Você com certeza irá romper a garantia do seu laptop se fizer isso). Não há como evitar o fato de que «alguma tentativa e erro» é necessária aqui: faça uma pesquisa na internet dos sintomas que você está vendo e pelo tipo de computador que você tem (em outro dispositivo, obviamente). Foto: Sean Hollister (Gizmodo) Resolver problemas de hardware depende de onde o seu nível de conhecimento técnico está para você decidir quando procurar ajuda profissional. Há muitas informações disponíveis on-line para as quais você pode recorrer – o iFixit tem um excelente guia (em inglês) para solucionar problemas de placa-mãe, embora as falhas da placa-mãe sejam, felizmente, muito raras.

Mas às vezes o hardware não é o problema. Desde que o problema não esteja relacionado à ligar a máquina, é sempre importante verificar novamente o software antes de checar o hardware. Isso acontece porque as falhas e corrupções de software são (geralmente) relativamente fáceis de corrigir e os problemas de software podem ser descartados rapidamente.

Hoje em dia, o Windows e o macOS são construídos com várias redes de segurança de auto-reparo, assim como modos básicos de operação que você pode usar se o sistema operacional não estiver funcionando normalmente. O Windows 10 entrará no modo Reparo Automático se não conseguir inicializar três vezes seguidas. Foto: David Nield (Gizmodo) A versão reduzida do Modo de Segurança para o Windows ainda existe, mas está escondida. Se você for colocado uma segunda vez na tela do Reparo Automático, aperte Opções Avançadas, então Configuração de Inicialização, então Reiniciar,

Aperte 4 ou F4 na próxima tela para entrar em Modo de Segurança. A ideia do Modo de Segurança é fazer você entrar no Windows de uma forma básica para que você possa identificar os problemas – drivers com defeito, programa com bugs, defeitos de hardware. Nós não podemos dar instruções específicas sobre o que fazer no Modo de Segurança, mas desfazer mudanças recentes no seu sistema é um bom começo, e você pode ao menos ter certeza que os seus dados importantes estão em um lugar seguro.

Como último recurso, você pode sempre pode resetar o seu PC a partir do Modo de Segurança: Nas Configurações do Windows escolha Atualização e Segurança então Recuperação, então aperte em Começar em Restaurar o PC, Você vai ter as opções de manter seus dados ou apagar tudo do disco e começar do zero –se o seu computador não iniciar depois disso, você provavelmente está com algum problema de hardware. Foto: David Nield (Gizmodo) Em vez da recuperação automática, o macOS tem o Modo de Recuperação para resolver problemas de inicialização. Com o seu Mac desligado, segure Cmd+R e aperte o botão de ligar para entrar no modo de recuperação. A opção de Utilitário de Disco é um bom lugar para começar.

Ele escaneia os drives por erros e aplica correções onde for possível. Você pode também restaurar o computador usando um backup do Time Machine a partir da mesma tela. O modo de segurança do macOS funciona de maneira bem parecida com a versão do Windows e pode ser acessada ao segurar Shift logo após apertar o botão de ligar no seu Mac.

Novamente, foque nas mudanças recentes de software e hardware, ou ao menos tenha certeza que você fez o backup de todos os seus dados em algum lugar. Assim como no Windows, você pode dar um reset total de software, o que deve resolver a maioria dos problemas de inicialização que não sejam relacionados ao hardware.

See also:  Clorpromazina Para Que Serve?

Como reiniciar o notebook com a tela travada?

Outra opção é usar o comando ‘Ctrl + Alt + Del’. Este comando te redirecionará para uma tela com diversas opções dispostas nela. Usando as setas ou tecla Tab, navegue pelas opções até chegar no ícone de Desligar. Mais uma vez, use as setas para mover entre as opções Suspender, Desligar e Reiniciar.

O que pode causar travamento no notebook?

A lentidão pode acontecer por termos muitos programas carregados junto com o sistema. Uma solução caso a reinicialização não funcione. Pode acontecer de um programa ser carregado automaticamente e travar a máquina. Ou mesmo vários deles ao mesmo tempo, e a remoção deles da inicialização pode desafogar a máquina.

O que fazer quando o notebook trava tudo e não desliga?

Primeiro, pressione ‘Tecla Windows + D’, para que a tela do notebook exiba a Área de Trabalho. Logo em seguida, ‘Alt + F4’ para abrir a janela de desligamento do Windows. Apesar da janela abrir na opção Desligar, basta pressionar a seta para baixo, até achar a opção Reiniciar.

Porque meu PC trava e não volta mais?

Algumas vezes, quando temos um PC travando do nada, pode significar que faltou memória RAM. Pressione Ctrl + Shift + Esc e veja qual a porcentagem da memória está sendo usada. É muito comum ter um PC travando do nada quando acaba a memória RAM devido a forma que o Windows tenta suprir essa falta.

Como sair da tela congelada?

Reiniciar o smartphone – Se o smartphone estiver congelado com a tela ligada, mantenha o botão liga/desliga pressionado por cerca de 30 segundos para reiniciá-lo.

Como desligar o notebook travado pelo teclado?

Aperte a combinação de teclas ‘Win + D’ para ir direto para a Área de Trabalho (se você já estiver lá, ignore este passo); Aperte a combinação de teclas ‘Alt + F4’; Mova as setas para selecionar a opção ‘ Desligar ‘, e aperte ‘Enter’.

Como restaurar o notebook pelo teclado?

Usando o Ctrl + Alt + Del.

Como destravar o notebook Dell?

Resolução – Para realizar uma reinicialização forçada em um computador Dell, siga estas etapas.

Desligue o computador. Desconecte o cabo de alimentação (para desktops) ou desconecte o adaptador CA e remova a bateria (para notebooks Dell com bateria removível). Desconecte todos os dispositivos, como unidades USB, impressoras, webcams e cartões de mídia (SD/xD). Mantenha o botão liga/desliga pressionado de 15 a 20 segundos para remover toda a energia restante. Conecte o cabo de alimentação (para desktops) ou o adaptador CA e a bateria (para notebooks). Ligue o computador.

Qual comando para destravar o PC?

Usando o atalho Windows + L Seu PC será bloqueado e irá para uma tela de espera. Para desbloqueá-lo basta pressionar qualquer tecla ou clicar com o mouse, inserir a senha ou PIN novamente e pronto.

O que pode fazer o PC congelar?

– Ferramentas de limpeza do Registro podem danificar o Registro do Windows e causar uma variedade de sintomas, incluindo travamentos aleatórios do sistema. Para obter mais informações, consulte o seguinte artigo da Base de Dados de Conhecimento: 2563254 Política de suporte da Microsoft para o uso de utilitários de limpeza do registro Se o Registro ficar danificado, convém restaurar o Windows para um estado operacional usando a Restauração do Sistema ou o recurso Atualizar.

No caso de essas ferramentas não resolverem o problema, talvez seja necessário reinstalar o Windows. Windows 7: Restauração do Sistema Windows 8 ou Windows 8.1: Como atualizar, reiniciar ou restaurar o computador Para reinstalar o Windows 8 ou o Windows 8.1: Como executar uma instalação limpa do Windows Problemas de hardware Se o Chkdsk for executado ao iniciar o Windows, isso poderá ser um sinal de falha no disco rígido.

Para obter mais informações, consulte o seguinte artigo da Base de Dados de Conhecimento: 2854570 O disco de verificação (Chkdsk) será executado quando você iniciar o Windows 8 ou o Windows 7 Observe que o Chkdsk pode levar muito tempo para ser executado.

See also:  Depoimentos De Quem Tomou Cloreto De MagnSio?

Em unidades de disco rígido grandes, esse processo pode demorar um dia ou mais. Se o Chkdsk encontrar e corrigir um problema, isso poderá ser um sinal de que a unidade está falhando. Nesse caso, talvez você continue a ter problemas no futuro. Se problemas forem repetidamente encontrados ou não puderem ser corrigidos, considere substituir a unidade de disco rígido.

Se necessário, entre em contato com o fabricante do PC para obter assistência. Travamentos aleatórios também podem ser causados por outros componentes de hardware defeituosos. Consulte o fabricante do PC para executar os diagnósticos de hardware disponíveis.

  • Diagnósticos do PC que testam a integridade dos principais dispositivos do PC, como ventiladores de processadores e o sistema de resfriamento
  • Diagnóstico de vídeo e exibição
  • Diagnósticos de disco rígido adicionais

Se qualquer um desses testes de diagnóstico mostrarem um problema, faça o acompanhamento com o fabricante do PC. Malware ou software antivírus Softwares mal-intencionados também podem causar travamentos aleatórios e outros problemas de desempenho no Windows.

Consulte este artigo para obter informações sobre como encontrar e remover vírus: Como faço para encontrar e remover um vírus? Também é recomendado que você execute uma ou mais ferramentas de detecção online de provedores de software de antivírus respeitáveis se suspeitar de uma infecção de malware.

Um exemplo é o Verificador de Segurança da Microsoft, Às vezes, softwares antivírus podem contribuir para problemas de desempenho no Windows. Isso é particularmente comum quando o seu software antivírus está desatualizado ou se você está executando mais de um software antivírus no PC ao mesmo tempo.

  • Se você tiver várias soluções antivírus instaladas, desinstale todas elas, exceto uma.
  • Verifique e instale atualizações para o seu software antivírus.
  • Para obter mais informações, consulte estes artigos: Como desinstalar programas antivírus ou antispyware? O que fazer se o seu software antivírus parar de funcionar Solucionando problemas com um congelamento genérico Um congelamento genérico geralmente indica algum tipo de problema de desempenho devido a componentes de hardware defeituosos ou problemas de configuração do Windows, incluindo memória ou espaço em disco insuficiente.

Reveja as etapas abaixo para ajudar a identificar a causa e a determinar a próxima linha de ação: Problemas com um driver de hardware O Windows poderá congelar periodicamente se houver um problema com um driver importante no seu sistema. Drivers de vídeo, drivers Bluetooth, drivers de rede e drivers de placa-mãe podem contribuir para o congelamento temporário do sistema.

  1. Verifique o site do fabricante do PC para garantir que você possui o firmware mais recente para o seu PC e que esteja executando os drivers mais recentes disponíveis para todos os componentes de hardware do sistema.
  2. Instale todas as atualizações recomendadas do Windows Update.
  3. Isso garante que você esteja executando a versão mais avançada do Windows.

Baixo desempenho Solucionando problemas com o congelamento de um único aplicativo Se o seu PC congelar temporariamente ao usar um aplicativo específico, é provável que a causa não seja o sistema operacional subjacente, mas sim um possível conflito com o aplicativo que está congelando.

  • Verifique o site do fabricante do PC para garantir que você possui o firmware mais recente para o seu PC e que esteja executando os drivers mais recentes disponíveis para todos os componentes de hardware do sistema.
  • Instale todas as atualizações recomendadas do Windows Update.
  • Tente otimizar o Windows para melhorar o desempenho. (Consulte os links fornecidos na seção acima para obter detalhes.) Se essas etapas não resolverem o problema, continue com essas etapas adicionais, verificando a resolução após cada uma delas:
  • Verificar se há atualizações para o aplicativo e instale-as.
  • Veja se o estado da conexão com a Internet modifica o comportamento. Se você puder executar o aplicativo sem uma conexão com a Internet, experimente-o enquanto estiver desconectado da Internet. Isso indicará se a causa pode ser uma conexão lenta com a Internet.
  • Desinstale e reinstale o aplicativo para garantir que seus arquivos e sua configuração não estejam danificados.

Etapas para aplicativos da Microsoft Store Se o congelamento ocorrer com um aplicativo da Microsoft Store e nenhuma das etapas listadas em «Etapas de solução de problemas para todos os aplicativos» tiver solucionado o problema, tente as orientações fornecidas neste artigo: Solucionar problemas com um aplicativo Etapas para aplicativos de área de trabalho Se o congelamento ocorrer com um aplicativo da área de trabalho e nenhuma das etapas listadas em «Etapas de solução de problemas para todos os aplicativos» resolver o problema, tente estas etapas adicionais:

  • Verifique o aplicativo para compatibilidade com sua versão do Windows. Se o provedor do aplicativo não listar sua versão do Windows como compatível, você poderá tentar habilitar configurações de compatibilidade para o aplicativo. Para obter mais informações, consulte o seguinte artigo: Obrigar a execução de programas antigos nesta versão do Windows
  • Alguns aplicativos oferecem uma opção de reparo no Painel de Controle. Verifique se o aplicativo problemático oferece essa opção abrindo o Painel de controle e, em seguida, navegando para Programas, Programas e Recursos. Toque ou clique no aplicativo problemático na lista. Se o aplicativo fornecer uma opção de Reparo, um botão Reparar aparecerá ao lado do botão Desinstalar. Clique em Reparar para reparar o aplicativo.
  • Tente realizar as etapas de solução de problemas de inicialização limpa listadas no seguinte artigo da Base de Dados de Conhecimento: 929135 Como executar uma inicialização limpa no Windows
  • Teste o aplicativo enquanto estiver conectado como um usuário diferente. Se o aplicativo não exibir problemas em uma segunda conta de usuário, talvez a sua conta de usuário tenha uma configuração danificada. Tente executar as etapas listadas neste artigo: Corrigir um perfil de usuário corrompido
See also:  O Que Fazer Quando As Fezes EstO Duras E Machucam?

Etapas para o Internet Explorer Se o congelamento ocorrer com o Internet Explorer e nenhuma das etapas listadas em «Etapas de solução de problemas para todos os aplicativos» tiver resolvido seu problema, experimente estas etapas adicionais:

  1. Teste se o Internet Explorer congela em sites diferentes. Se o problema for com um site específico, este pode estar contribuindo com o problema.
  2. Experimente as etapas listadas no seguinte artigo. (Certifique-se de selecionar sua versão do Internet Explorer usando o menu suspenso no canto superior direito da página): O que fazer quando o Internet Explorer não está funcionando

Como saber o motivo do travamento do PC?

Causas e tipos de travamento – Como citamos, as razões que levam a deixar seu computador travando podem ser diversas. O sistema que compõe uma máquina é muito complexo, são diversos componentes que precisam funcionar em conjunto e harmonia para que a tela possa exibir aquilo que você espera ver.

  1. De forma geral, as ocorrências de travamento são decorrência do mal funcionamento do computador ou programa, normalmente após ocorrer um erro.
  2. Este pode ser desde uma falha na codificação de algum programa instalado, levando a um resultado inesperado, ou até mesmo a interação entre o hardware do computador.
  3. Em relação às causas do travamento, podemos dividir em dois tipos:
  • Software : são erros relacionados ao instalado, ao seu registro, aos programas instalados nele e até mesmo todo esse conjunto de fatores simultaneamente;
  • Hardware : erros em relação às peças físicas e outros componentes do computador, juntamente com seu funcionamento, recebimento e envio de dados para o sistema operacional.

Já entre os tipos de erros, podemos classificar da seguinte maneira:

Como saber se a memória RAM está com problemas?

Memória RAM: confira como diagnosticar possível defeito – O Que Fazer Quando O Notebook Trava Seu computador anda lento, travando, desligando sozinho ou dando tela azul com muita frequência? Saiba que esses podem ser sintomas que de defeito na memória RAM! O Random Access Memory, ou simplesmente RAM, é o responsável pelo armazenamento temporário de dados, como por exemplo programas em uso.

Quando essas tarefas são finalizadas ou a máquina é desligada, essas informações são importadas para o HD/ SSD. Desde o Windows 7, é possível fazer o diagnóstico a partir de uma ferramenta que já vem instalada no seu PC. Mas atenção, antes de começar essa atividade, verifique se tem arquivos importantes abertos, porque uma das etapas é reiniciar a máquina.

Confira o passo a passo abaixo: 1. Clique no menu iniciar, para acessar as Configurações do Windows (símbolo de engrenagem).2. Na barra de pesquisa onde tem escrito Localizar uma configuração, procure por «Diagnosticar problemas de memória no computador».3.

  1. Uma janela com duas opções irá abrir, e você deve clicar em «Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)».4.
  2. Ao ligar, aparecerá uma tela na cor azul com a seguinte mensagem «Ferramenta de diagnóstico de memória do Windows».
  3. Mas calma, alguns outros testes serão executados e basta aguardar até o final 5.

Após os testes, caso algum erro seja encontrado, você será informado ao final. Ao aparecer um erro, indicamos que você entre em contato com um técnico para uma avalição e troca da peça defeituosa. A gente sabe que quando os sinais de defeito começam a aparecer, causam muita dor de cabeça e estresse.