Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

O Que Bom Para Dor De Ouvido?

O que é bom para aliviar a dor de ouvido rápido?

Qual o tratamento para dor de ouvido? – O tratamento para dores de ouvido varia dependendo da causa da dor. Se a dor de ouvido for causada por uma infecção bacteriana, o médico geralmente prescreve antibióticos para eliminar a infecção. Se a dor for causada por um acúmulo de cera, o médico pode prescrever gotas para ajudar a dissolver a cera ou mesmo remover o excesso no consultório.

Se a dor for causada por alergias ou problemas dentários, o médico pode prescrever medicamentos para tratar essas condições. Em nenhuma hipótese o paciente deve usar objetos para tentar remover a cera ou pingar qualquer tipo de remédio no ouvido sem orientação do especialista. Além de medicamentos, existem algumas medidas que as pessoas podem tomar para aliviar as dores de ouvido.

Essas medidas incluem: Aplicação de calor: A aplicação de uma compressa quente no ouvido afetado pode ajudar a aliviar a dor. A compressa quente deve ser mantida no ouvido por cerca de 20 minutos de cada vez. Inclinação da cabeça: Inclinar a cabeça para o lado afetado pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, permitindo que o líquido que está causando a dor drene do ouvido.

Lembre-se de não manipular a área, ouvidos são áreas sensíveis. Mastigação: Mastigar pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, especialmente se a dor for causada por mudanças de pressão devido à altitude. Limpeza com soro fisiológico: sempre que houver secreção nasal, usar soro fisiológico 0,9% para que ela saia e não suba para os ouvidos.

Tomar um chá ou sopa: A faringe é muito próxima do ouvido e a sensação de calor pode aumentar a irrigação sanguínea no local, ajudando nas células de defesa do ouvido. O resultado é uma sensação de alívio temporário. Em geral, deve-se evitar molhar os ouvidos, viajar de avião ou mergulhar, pois essas atitudes podem agravar o problema.

O uso de cotonetes deve ser evitado, pois ele pode machucar a região ainda mais, empurrando a cera para o fundo do ouvido. Nunca devemos apelar para receitas caseiras, como pingar azeite no ouvido, pois elas pioram o quadro e podem danificar o sistema auditivo. As dores de ouvido geralmente não são um problema grave, porém, em alguns casos, a dor de ouvido pode ser um sinal de uma condição mais grave.

É fundamental consultar um médico o mais breve possível se a dor for acompanhada por febre, dor de cabeça forte, rigidez no pescoço, vômitos, perda de audição ou descarga de líquido do ouvido.

O que é bom para dor no ouvido caseiro?

Como aliviar a dor de ouvido infantil? Saiba neste artigo dicas de como aliviar a dor de ouvido infantil que afetam a saúde e o humor das crianças. Como Aliviar a Dor de Ouvido Infantil A dor de ouvido infantil é um dos piores incômodos para os pequenos e para os pais.

  1. Aliviar a situação nem sempre é tão fácil, principalmente nos bebês e recém nascidos, que ainda não desenvolveram a fala e não podem auxiliar o pediatra apontando os sintomas que estão sentindo.
  2. Quando a dor ataca, geralmente, é uma choradeira só, devido a sua forte intensidade.
  3. A causa precisa ser investigada, mas geralmente está associada a uma otite, que se pode alastrar para a garganta, um rompimento do tímpano ou uma lesão.

Para identificar a dor de ouvido infantil, principalmente no caso dos bebês e das crianças, deve-se estar atento a alguns sinais mais comuns que costumam denunciar esta condição, como: a coceira no ouvido, irritabilidade, choro, dificuldade para dormir e dificuldade para ouvir sons mais baixos.

  1. Mas como aliviar a dor de ouvido infantil? Ações podem ajudar a amenizar as dores de ouvido nas crianças, mas cuidado! Nem todo truque caseiro que você pesquisa na internet, por exemplo, pode ser eficaz e aliviar a dor.
  2. Muito pelo contrário, por ser muito sensível, evite colocar objetos dentro do ouvido, principalmente pontiagudos, ou alguma espécie de gel analgésico, que pode inflamar ainda mais o ouvido.

Compressa Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele.

  • Colocar uma bolsa de água quente em cima de um pano, envolvendo a orelha, também pode ser uma boa opção.
  • Chiclete Dependendo da ocasião, principalmente se a criança tem idade suficiente para poder mastigar chiclete, este gesto pode ajudar muito a aliviar a pressão do ouvido.
  • Isso acontece porque o movimento de mascar, ajuda a massajar os músculos ao redor do ouvido, abrindo as tubas de Eustáquio.

Estas tubas são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e que permitem retirar as secreções que se acumulam no ouvido, aliviando a dor. Procure um médico Contudo, apenas com o auxílio de um pediatra ou otorrinolaringologista é que vai ser possível tratar de vez os sintomas e problemas relacionados a essa dor.

  • Busque uma ajuda médica.
  • Geralmente o tratamento é feito com analgésicos e antibióticos, dependendo de qual enfermidade for constatada.
  • Quer saber mais? Confira outros posts em nosso blog. É só,
  • Gostaria de solicitar atendimento de um dos nossos otorrinolaringologistas? Clique e se informe com um de nossos atendentes.

: Como aliviar a dor de ouvido infantil?

O que é bom pingar no ouvido para dor de ouvido?

Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

O que colocar no algodão para dor de ouvido?

Métodos caseiros de como aliviar dor de ouvido em criança – Quando seu filho está com otite, ele pode chorar bastante, ficar irritado e não conseguir dormir direito. Mesmo que já esteja tomando algum remédio, um bom jeito de aliviar a dor de ouvido em crianças pequenas é fazendo uma compressa quente no local afetado.

  1. O mais comum é que a infecção atinja apenas um dos lados e, nesse caso, pode ser utilizada uma bolsa de água quente ou um pano limpo aquecido, colocando sobre o ouvido afetado.
  2. O calor melhora a circulação sanguínea e pode aliviar a pressão no local.
  3. Essa técnica pode ser aplicada em períodos de 5 a 10 minutos, tomando cuidado para que a compressa não esteja quente demais e queime a pele da criança.
See also:  Quando Posso Voltar A Comer Normal Depois De Tirar O Siso?

Se for utilizar uma bolsa de água, envolva-a em um pano para que fique mais agradável. Também recomenda-se evitar as correntes de ar frio, que podem piorar a dor de ouvido em crianças. Para isso, pode ser colocado um pouco de algodão na orelha, tampando cuidadosamente o canal auditivo ou, então, colocar um gorro que cubra as orelhas e proteja-as do vento.

  1. Para crianças com idade suficiente, mascar chiclete pode ajudar a aliviar a pressão do ouvido, consequentemente reduzindo a dor no local.
  2. Por fim, se houver acúmulo de secreção, o médico pode instruir os pais sobre como fazer a limpeza do ouvido infantil ou indicar o uso de soluções adequadas.
  3. É importante ressaltar que esses processos, mesmo que caseiros, exigem bastante cuidado e instrução médica, a fim de evitar lesões que pioram o quadro.

E então, tirou suas dúvidas sobre o assunto e já sabe o que é bom para a dor de ouvido em crianças? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e informativo para ajudar nos cuidados com seu filho. Lembre-se de consultar o pediatra para obter diagnósticos e tratamentos mais seguros, evitando a automedicação e o uso de métodos caseiros que podem não ter efeito prático ou até prejudicar o caso.

  1. Benegrip Multi  é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos!
  2. Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.
  3. Paracetamol : alívio das dores e febre
  4. Fenilefrina : descongestionante nasal
  5. Carbinoxamina : antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi  pode ser usado em crianças a partir de 2 anos*. Clique aqui e saiba mais! *Medicamento não deve ser utilizado no tratamento de bebês até 2 anos de idade, somente para crianças acima dessa idade. : Dor de ouvido em criança: o que causa? Como cuidar?

Qual o melhor remédio para pingar no ouvido?

OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

Pode pingar uma gota de dipirona no ouvido?

Dipirona e Azeite quente ajudam na dor de ouvido? Dipirona e Azeite quente ajudam na dor de ouvido? A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido.

Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão. Segundo, uma dor de ouvido tem várias causas, então você pingar alguma coisa no ouvido pode piorar determinados quadros que levam a dor de ouvido. Um tratamento caseiro que a gente pode fazer e que ajuda no controle da dor sem tratar a causa é fazer uma compressa quente pro lado de fora.

Colocar uma bolsa de água quente ou uma toalha quente no ouvido, até conseguir um atendimento médico para identificar a razão da dor de ouvido. Então, quando a gente fala em tratamento sintomático, a gente pode falar tanto em medicamento analgésicos, como de medidas como a bolsa de água quente, pingar coisas no ouvido não é uma boa ideia.

É bom colocar algodão com álcool no ouvido?

:: Não use medicamentos caseiros, como óleo quente, álcool ou vinagre.

Como acabar com a inflamação no ouvido?

O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida.

O que pode causar a dor de ouvido?

O que causa dor no ouvido? – O desconforto nesse órgão pode ser causado pela entrada de vírus ou bactérias, mas até mesmo um mau hábito pode desencadear uma otite, como é conhecida a infecção na área. Diversos especialistas já reforçaram que a cera não deve ser removida e serve para proteger o canal auditivo.

Retirá-la com o cotonete significa deixar a parte externa do ouvido desprotegida, favorável para contaminação por agentes estranhos e nocivos ao organismo. O funcionamento do corpo é inteligente, tanto que o excesso de cera é expelido naturalmente. Sabe quando você limpa o ouvido e depois tem uma sensação estranha, como se escutasse um zumbido? É o que acontece quando a cera é empurrada para a parte interna, local onde ela é produzida e não deve permanecer.

Com o tempo, essa estranheza pode se tornar uma dor mais aguda e até uma inflamação, portanto, a melhor alternativa para evitar esse mal é se livrar do costume de limpar o ouvido com cotonete.

Pode tomar paracetamol para dor de ouvido?

Visualização do interior do ouvido – A dor de ouvido pode ser devido a uma doença do próprio ouvido ou a uma doença em uma parte do corpo próxima ao ouvido que compartilhe os mesmos nervos cerebrais com o ouvido. Tais partes do corpo incluem o ouvido, os seios paranasais, a garganta e a articulação temporomandibular (ATM).

Disfunção crônica da trompa de Eustáquio Infecção crônica do ouvido externo

Uma causa menos comum de dor crônica é a dor causada por distúrbios que afetam a laringe, incluindo câncer (chamada dor referida). As informações a seguir podem ajudar as pessoas com dor de ouvido a decidir quando a avaliação médica é necessária e a saber o que esperar durante a avaliação. Em pessoas com dor de ouvido, certos sintomas e características são motivo de preocupação:

Diabetes, um sistema imunológico comprometido ou doença renal crônica Rubor e inflamação atrás da orelha Edema grave na abertura do canal auditivo Secreção líquida saindo do ouvido Dor crônica, especialmente em pessoas que tenham outros sintomas na cabeça/pescoço (como rouquidão, dificuldade para engolir ou obstrução nasal)

See also:  Quanto Custa Uma Faculdade De CiNcias Da InformáTica?

Primeiro, os médicos fazem perguntas sobre os sintomas e o histórico médico. Os médicos, então, fazem um exame físico focado nos ouvidos, nariz e garganta. O que for encontrado durante o histórico e exame físico geralmente sugere uma causa para a dor de ouvido e os testes que talvez precisem ser feitos (consulte a tabela ). Os médicos também podem fazer testes com um diapasão Exames para avaliar a audição. Além da presença dos sinais de alerta, uma característica importante é o estado normal do ouvido examinado. Doenças do ouvido externo e do ouvido médio causam anormalidades que, quando combinadas com os sintomas da pessoa e outros históricos médicos, geralmente sugerem uma causa. Com muita frequência, o exame médico fornece um diagnóstico e não são necessários exames. Entretanto, as pessoas com exame de ouvido normal, particularmente as que têm dor crônica ou recorrente, podem precisar de exames para descartar um câncer. Tais exames normalmente incluem exames do nariz, garganta e laringe com um visualizador flexível (endoscópio) e ressonância magnética (RM) da base do crânio.

  • A melhor maneira de tratar a dor de ouvido é tratar a doença subjacente.
  • As pessoas podem tomar um medicamento analgésico por via oral.
  • Geralmente, é indicado um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) ou paracetamol.
  • Entretanto, algumas pessoas, particularmente aquelas com infecção grave do ouvido externo, podem precisar tomar um opioide como a oxicodona ou a hidrocodona durante alguns dias.

Quando há uma infecção grave do ouvido externo, frequentemente os médicos também aspiram o pus ou outra secreção do canal auditivo e inserem um pequeno tampão de espuma. O tampão pode ser embebido com antibiótico e/ou gotas otológicas à base de corticosteroide.

As gotas otológicas que contêm analgésicos (como associações de fenazona/benzocaína) são geralmente pouco eficazes, mas podem ser usadas por alguns dias. Estas gotas (e quaisquer outras gotas otológicas, como as que removem cera do ouvido) não devem ser usadas pelas pessoas que possam ter um tímpano perfurado, portanto, um médico deve ser consultado antes que elas sejam usadas.

As pessoas deveriam evitar cutucar os ouvidos com quaisquer objetos (não interessa quão macio seja o objeto ou quão cuidadosas as pessoas pensem que estão sendo). Além disso, as pessoas não deveriam tentar lavar os próprios ouvidos, a não ser quando instruídas pelo médico para fazê-lo, e então, apenas suavemente.

Muitas dores de ouvido são devido a infecções do ouvido médio ou do ouvido externo. Um exame médico é normalmente tudo que é necessário para o diagnóstico. Se o ouvido parecer normal durante o exame, o médico procura a doença nas estruturas próximas do ouvido.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Quanto tempo demora para passar a dor de ouvido?

Quanto tempo demora para a otite passar? – De modo geral, a otite externa começa com leve desconforto e coceira no canal auditivo e, em poucos dias, evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais e dura cerca de sete dias.

Quanto tempo demora para curar uma inflamação no ouvido?

Quanto tempo demora para a otite passar? – De modo geral, a otite externa começa com leve desconforto e coceira no canal auditivo e, em poucos dias, evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais e dura cerca de sete dias.

Como usar o ibuprofeno para dor de ouvido?

Suspensão Gotas 100mg/mL – A posologia recomendada para crianças a partir de 6 meses é de 1 gota /kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo a dose máxima recomendada de 20 gotas por dose. Pacientes pediátricos com mais de 30Kg não devem exceder a dose máxima de 20 gotas (200mg) por dose e a dose máxima permitida por dia é de 80 gotas (800mg).

Suspensão 30mg/mL Suspensão gotas 50mg/mL Suspensão gotas 100mg/mL
Peso(Kg) Febre baixa (< 39°C) Febre alta (≥ 39°C) Febre baixa (< 39°C) Febre alta (≥ 39°C) Febre baixa (< 39°C) Febre alta (≥ 39°C)
5Kg 1mL 2mL 5 gotas 10 gotas 3 gotas 5 gotas
6Kg 1mL 2mL 6 gotas 12 gotas 3 gotas 6 gotas
7Kg 1mL 2mL 7 gotas 14 gotas 4 gotas 7 gotas
8Kg 1mL 3mL 8 gotas 16 gotas 4 gotas 8 gotas
9Kg 2mL 3mL 9 gotas 18 gotas 5 gotas 9 gotas
10Kg 2mL 3mL 10 gotas 20 gotas 5 gotas 10 gotas
11Kg 2mL 4mL 11 gotas 22 gotas 6 gotas 11 gotas
12Kg 2mL 4mL 12 gotas 24 gotas 6 gotas 12 gotas
13Kg 2mL 4mL 13 gotas 26 gotas 7 gotas 13 gotas
14Kg 2mL 5mL 14 gotas 28 gotas 7 gotas 14 gotas
15Kg 3mL 5mL 15 gotas 30 gotas 8 gotas 15 gotas
16Kg 3mL 5mL 16 gotas 32 gotas 8 gotas 16 gotas
17Kg 3mL 6mL 17 gotas 34 gotas 9 gotas 17 gotas
18Kg 3mL 6mL 18 gotas 36 gotas 9 gotas 18 gotas
19Kg 3mL 6mL 19 gotas 38 gotas 10 gotas 19 gotas
20Kg 3mL 7mL 20 gotas 40 gotas 10 gotas 20 gotas
21Kg 4mL 7mL 21 gotas 40 gotas 11 gotas 20 gotas
22Kg 4mL 7mL 22 gotas 40 gotas 11 gotas 20 gotas
23Kg 4mL 7mL 23 gotas 40 gotas 12 gotas 20 gotas
24Kg 4mL 7mL 24 gotas 40 gotas 12 gotas 20 gotas
25Kg 4mL 7mL 25 gotas 40 gotas 13 gotas 20 gotas
26Kg 4mL 7mL 26 gotas 40 gotas 13 gotas 20 gotas
27Kg 5mL 7mL 27 gotas 40 gotas 14 gotas 20 gotas
28Kg 5mL 7mL 28 gotas 40 gotas 14 gotas 20 gotas
29Kg 5mL 7mL 29 gotas 40 gotas 15 gotas 20 gotas
30Kg 5mL 7mL 30 gotas 40 gotas 15 gotas 20 gotas
31Kg 5mL 7mL 31 gotas 40 gotas 16 gotas 20 gotas
32Kg 5mL 7mL 32 gotas 40 gotas. 16 gotas 20 gotas
33Kg 6mL 7mL 33 gotas 40 gotas 17 gotas 20 gotas
34Kg 6mL 7mL 34 gotas 40 gotas 17 gotas 20 gotas
35Kg 6mL 7mL 35 gotas 40 gotas 18 gotas 20 gotas
36Kg 6mL 7mL 36 gotas 40 gotas 18 gotas 20 gotas
37Kg 6mL 7mL 37 gotas 40 gotas 19 gotas 20gotas
38Kg 6mL 7mL 38 gotas 40 gotas 19 gotas 20 gotas
39Kg 7mL 7mL 39 gotas 40 gotas 20 gotas 20 gotas
40Kg 7mL 7mL 40 gotas 40 gotas 20 gotas 20 gotas
See also:  Quem O Maior Acionista Da Petrobras?

Quando devo me preocupar com dor de ouvido?

Quando consultar um médico Pessoas com sinais de alerta ou com secreção do ouvido. A secreção pode ser aquosa, sanguinolenta, ou espessa e esbranquiçada, como pus (purulenta).

Pode pingar nimesulida no ouvido?

Para que serve nimesulida? – Em virtude de suas grandes propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antitérmicas, esse medicamento é considerado um dos mais vendidos no mercado farmacêutico brasileiro. Vale ressaltar que esse fármaco trata apenas os sintomas e não a origem do problema.

Para que serve o alho no ouvido?

Como os remédios caseiros podem prejudicar a audição – Muitas gente, na pressa para aliviar o incômodo causado pelas dores e infecções de ouvido, recorrem à alguma solução caseira, como chás, preparados, emplastos e outros recursos que muitas vezes é repassado de geração em geração na base do «sempre dá certo».

  • Esses costumes surgiram em uma época com pouca informação e acesso escasso aos cuidados médicos, então as pessoas usavam o que tinham em mãos.
  • Porém, apesar de terem algum fundamento, essas receitas podem causar problemas mais sérios se não utilizadas corretamente.
  • Os remédios caseiros podem prejudicar a audição de várias maneiras.

Por exemplo, tem pessoas que costumas utilizar pasta de alho dentro do ouvido para amenizar dores e infecções. Realmente, o tempero possui propriedades anti-inflamatórias, porém apenas quando é inserido na alimentação. Em forma de emplasto colocado diretamente no ouvido, além de não resolver a infeção, pode causar alergia e até o acúmulo de fungos e piorar o problema otológico.

  • Outro costume que as pessoas têm é de colocar óleo quente no canal auditivo, sendo mais uma péssima opção de solução sem comprovação científica que prejudica muito a audição.
  • O ouvido é muito sensível e qualquer substância quente inserida no canal auditivo pode causar queimaduras e prejudicar a estrutura do órgão, afetando até mesmo a capacidade auditiva.

Pingar álcool, cosméticos, suco de frutas cítricas e outros produtos não possuem eficácia comprovada em resolver dores e infecções de ouvido, apenas pioram o problema. Por isso, sabendo que remédios caseiros podem prejudicar a audição, o melhor a se fazer é procurar um médico, que vai indicar o tratamento mais adequado.

É perigoso infecção no ouvido?

A infecção do ouvido externo é normalmente causada pela bactéria Pseudomonas, espalha-se para o osso temporal, causando uma infecção grave, com risco de vida. O Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) também foi identificado como uma causa. Apesar do nome, a infecção não é cancerosa (maligna).

Qual o antibiótico para otite?

O antibiótico inicial de escolha é a Amoxicilina (875mg a cada 12 horas) por 7 a 10 dias. Histórico de resistência prévia à Amoxicilina ou quadro associado de conjuntivite purulenta, sugere-se o uso de amoxicilina com Clavulanato 875/125mg ou Cefalosporina (segunda ou terceira geração).

É bom colocar algodão com álcool no ouvido?

:: Não use medicamentos caseiros, como óleo quente, álcool ou vinagre.

Quanto tempo demora para passar a dor de ouvido?

Quanto tempo demora para a otite passar? – De modo geral, a otite externa começa com leve desconforto e coceira no canal auditivo e, em poucos dias, evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais e dura cerca de sete dias.

Para que serve o alho no ouvido?

Como os remédios caseiros podem prejudicar a audição – Muitas gente, na pressa para aliviar o incômodo causado pelas dores e infecções de ouvido, recorrem à alguma solução caseira, como chás, preparados, emplastos e outros recursos que muitas vezes é repassado de geração em geração na base do «sempre dá certo».

  1. Esses costumes surgiram em uma época com pouca informação e acesso escasso aos cuidados médicos, então as pessoas usavam o que tinham em mãos.
  2. Porém, apesar de terem algum fundamento, essas receitas podem causar problemas mais sérios se não utilizadas corretamente.
  3. Os remédios caseiros podem prejudicar a audição de várias maneiras.

Por exemplo, tem pessoas que costumas utilizar pasta de alho dentro do ouvido para amenizar dores e infecções. Realmente, o tempero possui propriedades anti-inflamatórias, porém apenas quando é inserido na alimentação. Em forma de emplasto colocado diretamente no ouvido, além de não resolver a infeção, pode causar alergia e até o acúmulo de fungos e piorar o problema otológico.

Outro costume que as pessoas têm é de colocar óleo quente no canal auditivo, sendo mais uma péssima opção de solução sem comprovação científica que prejudica muito a audição. O ouvido é muito sensível e qualquer substância quente inserida no canal auditivo pode causar queimaduras e prejudicar a estrutura do órgão, afetando até mesmo a capacidade auditiva.

Pingar álcool, cosméticos, suco de frutas cítricas e outros produtos não possuem eficácia comprovada em resolver dores e infecções de ouvido, apenas pioram o problema. Por isso, sabendo que remédios caseiros podem prejudicar a audição, o melhor a se fazer é procurar um médico, que vai indicar o tratamento mais adequado.