Como chama uma pessoa que não gosta de ninguém?
O que é Misantropia : O misantropo (indivíduo que pratica a misantropia) é alguém que se sente desconfortável com a vida em sociedade, além de desconfiar e antipatizar com as outras pessoas.
Qual o nome da pessoa que não gosta de pessoas?
Mestrado em História (UFJF, 2013) Graduação em História (UFJF, 2010) Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição: Ouça este artigo: Misantropia é a aversão ao humano e sua natureza. O termo Misantropia tem origem grega ao unir os termos gregos ódio e homem.
- Ou seja, seu significado é ódio ao homem ou ódio ao ser humano.
- É utilizado para indicar as pessoas que vivem sozinhas em função desse sentimento ou para representar uma posição de desconfiança de um indivíduo para com a humanidade ou ainda indicar a tendência para antipatizar com as outras pessoas.
- Os misantropos são os indivíduos que assumem essa aversão ao ser humano.
Em geral, possuem antipatia pela humanidade e pelas sociedades, mesmo que tenham relações normais com família, amigos e cônjuges. Por isso, a Misantropia não indica necessariamente atitudes extremas. O misantropo não vive afastado do mundo ou é um assassino que mata para eliminar seu objeto de ódio, é apenas um indivíduo reservado, acostumado a desconfiar de todos que se aproximam.
- De hábitos mais restritos, não gostam de muita agitação, preferem ficar em casa a participar de festas e sofrem de variações de humor abruptas.
- Normalmente, são perfeccionistas no que fazem, por isso acabam se destacando.
- Principalmente porque dedicam grande parte do tempo ao trabalho.
- A Misantropia é uma condição que apresenta seus sintomas desde cedo nas pessoas.
Ainda criança, pode-se notar a tendência à Misantropia em crianças tímidas, caladas e com dificuldades de fazer amizade. Mais tarde, essas pessoas tendem a ser sarcásticas e irônicas, tornam-se muito observadoras e com personalidade forte. É comum ainda que sejam muito inteligentes.
A Misantropia pode ser causada por um sentimento de isolamento ou alienação social, no sentido de não se enquadrar nas características comuns da sociedade, ou mesmo pelo desprezo da humanidade. Uma das explicações para isso é o enfoque excessivo nos aspectos negativos da sociedade ou no medo da desilusão.
O fator climático também tem sua parcela de contribuição, já que o frio estimula tais hábitos. Tudo isso afeta o indivíduo e o torna mais vulnerável a depressões. Mas o misantropo tem dificuldades de assumir sua condição, raramente refletem sobre suas condições.
Por que não gosta muito de conviver com as pessoas?
Milhares de pessoas em todo o mundo apresentam certa dificuldade em socializar com outros indivíduos. Em alguns casos, porém, esse obstáculo pode ser maior do que o ideal, complicando assim sua vida. A fobia social se apresenta, então, como um impeditivo para que alguém interaja com colegas de trabalho, amigos ou mesmo familiares mais próximos.
Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas. Em sua grande maioria, entretanto, são fatores que se iniciaram ainda na infância ou na adolescência do indivíduo.
Para entender melhor a dificuldade de socializar, confira os parágrafos abaixo. Neles, poderá compreender mais afundo o que é essa condição, quais são suas causas, seus riscos, sintomas e possíveis tratamentos.
É normal nunca ter gostado de ninguém?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? É difícil afirmar algo a esse respeito sem uma investigação mais aprofundada. Não é o comum, claro, mas esse «sintoma» pode ter várias causas, que seria importante você investigar com um Psicólogo(a), em uma escuta segura, qualificada e sem julgamentos.
- Abraço. Oi.
- Espero que estejas bem.
- Vivemos tempos incertos e difíceis em 2020, não é? Porque mesmo seria um dever nosso amar alguém? Tua pergunta, me parece que tem a ver com a capacidade humana de fazer vínculos, se conectar às outras pessoas e, quem sabe, trocar nas relações, dar e receber, na melhor das hipóteses.
Será que amar alguém seria da ordem da normalidade (o que seria um sujeito normal?) e amar a si mesmo (visto que sem amor próprio, uma certa dose de narcisismo, como diria Freud, não nós sustentamos nessa vida) seria da anormalidade? Não sei não. Mas se você se faz essa pergunta é porque tem alguma coisa aí que te toca de algum modo, produzindo em ti algum incômodo.
- Está interessada em investigar isso? Te convidaria a pensar nos teus modos de amar e se vincular aos outros, sem julgamentos de si, sem se levar pelo que socialmente é definido por amor.
- E se quiser continuar essa conversa fico à disposição.
- Um abraço! Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia – R$ 100 Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama «atimia» que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas. O melhor que tem a fazer é procurar ajuda de uma terapia para que, além de compreender o que se passa consigo, possa desenvolver novas maneiras de sentir, de se relacionar com as pessoas e de viver respeitando a vida humana.
É interessante investigar seu estado emocional. Os sentimentos e emoções fazem parte da vida e das relações, eles revelam nossa conexão conosco e com os demais. Considero importante que busque ajuda de um psicólogo, ele pode ajudar você a compreender o que esta sendo reprimido e te ajudar a se conectar com você e seus sentimentos.
Olá. É muito importante buscar ajuda psicológica, pois é muito difícil responder essa sua questão simplesmente com essa sua fala. Muito necessário uma investigação mais acurada desse sintoma. Não sentir nada, já é um tipo de sentimento. Já se perguntou o que te move? Tudo depende do que você considera «sentir amor».
- Já recebi casos de pessoas que não identificavam no seu dia a dia um comportamento amoroso e que, com o acompanhamento psicoterápico, desvelou-se uma nova realidade.
- Olá! Veja só vou apenas adicionar uma contribuição ao que já foi dito nas respostas anteriores dos meus colegas.
- Realmente amar é uma capacidade que espera-se que uma pessoa aprenda ainda criança.
SIM, AMAR É UMA CAPACIDADE APRENDIDA. Há crianças que realmente interromperam o desenvolvimento da capacidade de amar, mas também há adultos com um bloqueio na capacidade de amar. Enfim seja por interrupção do desenvolvimento infantil, seja por um bloqueio, se o fato de você não sentir investimento amoroso da sua parte em outras pessoas estiver te incomodando, eu reforço a recomendação de procurar um psicólogo ou um psicanalista.
Espero ter ajudado com essa pequena contribuição. Um forte abraço! Olá. Sua pergunta me faz pensar que você está as voltas com uma experiência de estranhamento de si mesmo, do outro, e do mundo, e na situação em que se encontra, sente-se inapropriado em relação aos seus sentimentos e afetos. Essa capacidade de se estranhar, que está mais próximo de um questionamento me parece um bom potencial para uma experiência de análise.
Recomento que procure um especialista de sua confiança e inicie o seu processo de reflexão e transformação. Boa tarde!! Busque ajuda de um psicólogo para te ajudar a entender esta questão afetiva e emocional. Olá. sentir amor por alguém depende de vários fatores.
Acredito que em terapia você consiga entender o que acontece em relação a essa pessoa. Olá. É muito difícil responder sua pergunta sem ter contato direto e compreensão do seu entendimento sobre o que é amor. Esse questionamento é válido e necessário para seguir uma vida com mais consciência de si e de suas relações.
Indico fortemente a terapia para ajudar na construção de autoconhecimento e também viabilização de psicoeducação das emoções, pois assim entenderá melhor como se manifesta seus sentimentos e como lida com os mesmos. Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua questão.
Quero inicialmente dizer que ela é um tanto quanto complexa e não pode ser reduzida a uma resposta como «sim, é normal» ou «não, não é normal», mesmo porque o próprio conceito de normalidade precisa acima de tudo ser discutido. O que quero apontar é que me parece que você deu um passo importante de questionar a si mesma e a forma como se relaciona com os demais.
Nos colocarmos em questão é algo extremamente saudável e importante por mais que possa nos trazer certo sofrimento, pois a partir disso temos a oportunidade de nos repensarmos diante das situações que se apresentam e então construirmos novos caminhos e possibilidades de experimentarmos o cotidiano.
Recomendo que você busque por psicoterapia. Essa pode ser uma estratégia bastante interessante de tomar posse de quem você é para cuidar de si e produzir transformações em sua jornada. Um abraço! Bom dia, acredito que você deva investigar a fundo esse tema tão relevante em sua vida. O fato de não expressar as emoções igual a grande maioria das pessoas não quer dizer que você não sinta afeto ou compaixão em relação aos seus familiares.
Cada pessoa em particular se expressa no mundo com base em tudo que viveu e que ainda possa viver. Recomendo que procure sessões de psicoterapia junto ao um psicólogo para identificar melhor suas emoções, Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto – R$ 100 Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Vc poderá apenas estar evitando entrar em Contato com suas emoções, Busque um psicólogo de sua confiança, Tudo dará certo, Olá! Você não consegue gostar das pessoas ou não deseja envolvimento emocional para se «blindar» do sofrimento? Sugiro procurar um profissional da psicologia que te ajude a descobrir do que se trata.
Muitas vezes o paciente tem medo de ser feliz, porque imagina que poder perder a felicidade em algum momento. Esse comportamento impede que as experiências aconteçam deixando um vazio. Ideal não é. Porém, você não é anormal por conta disso. Sugiro procurar um psicólogo para investigar mais profundamente a situação.
Somos seres complexos. O autoconhecimento abre novas possibilidades de perceber o mundo, as pessoas que nos cercam e principalmente a nós mesmos. Há muitas crenças distorcidas sobre o que é amor. Talvez seja o caso e se não for haverá apoio técnico para encontrar respostas visando entender esse «comportamento».
Investigue, traga à tona, repense e tudo vai ficar bem. Abs Olá boa tarde! Esta é uma questão bem complexa, não tem como ter uma resposta exata, pois seria importante ter mais conhecimento de alguns aspectos como por exemplo sua compreensão do que é o amor.
O autoconhecimento é bem importante para entendermos melhor a nossa relação com o mundo e tudo que há nele. Como você compreende, sente e se comporta diante das situações e das pessoas? A resposta mais adequada você encontrará através de um processo psicoterapêutico, que te ajudará a reconhecer e desenvolver melhor suas emoções e sentimentos.
Espero ter ajudado e me coloco a sua disposição para mais esclarecimentos. Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta – R$ 100 Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta. Oii depende muito da sua interpretação sobre os sentimentos.
- Talvez você espere sentir o amor como se fosse super enfeitado como vendem os filmes, mas talvez você sinta de uma forma mais simples.
- E ai o questionamento de será que sinto amor? mas acredito que você pode buscar uma psicoterapia para te ajudar a identificar sentimentos e lidar melhor com suas questões.
Olá, me parece que a situação te trouxe certo estranhamento para você, e a pergunta que me faço é se o fato de não sentir afeto por alguém te leva a algum sofrimento! Temos vivido um tempo em que as relações são líquidas, fluidas, ou seja, as pessoas tem medo de se envolver, evitando relações mais profundas e o movimento da internet fortalece esses laços virtuais, podendo provocar um maior distanciamento dos afetos.
Não sei se o que citei acima de encaixa com seu caso, por isso, sugiro que você procure um Psicólogo da sua confiança e assim consiga compreender melhor sua forma de lidar com tudo isso. Espero ter ajudado! Olá! Os sentimentos e emoções fazem parte da vida e das relações, eles revelam nossa conexão conosco e com os demais.
Considero importante que busque ajuda de um psicólogo, ele pode ajudar você a compreender o que esta sendo reprimido e te ajudar a se conectar com você e seus sentimentos. Já pensou na possibilidade de investigar seu estado emocional, a psicoterapia pode lhe auxiliar nesse sentido.
Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço! Boa noite!! Não se preocupe com a questão da normalidade. Isso não é importante. O que realmente seria importante é você entender o que sente ou suas dificuldades em relação ao sentir. Procure ajuda de um psicólogo para te auxiliar no entendimento de sua afetividade.
Não é normal não ser capaz de sentir uma emoção, na verdade penso que é mais provavél que exista algum tipo de bloqueio do que uma incapacidade. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para avaliação. Abraço
Boa noite, tenho uma filha de 4 anos e de uns tempos pra cá, ela não desgruda de mim em nenhum momento, até na hora de ir ao banheiro ela quer ir junto, quando não deixo ela fica sentada na porta até eu sair quando ando pela casa ela fica atrás de mim o tempo todo, e agora tbm ela fala tudo que faz Minha irmã teve câncer de mama aos 40 eu posso fazer reposição hormonal? Meu filho tem 3 anos de idade ele agridi qualquer pessoa do nada as pessoas pode não tá fazendo nada pra ele mais mesmo assim ele bate ele morde belisca Eu não sinto saudade das pessoas, exceto meu filho. É normal? Boa noite! Meu filho tem 4 anos e 3 meses. Minha dúvida é que ele coloca tudo na boca, já conversei e ensinei várias vezes que não pode colocar e mesmo assim ele continua. ele em casa não para um minuto se quer, as vezes só fica quieto quando está com um tablet na mão, mesmo assim tem momentos que não Olá, eu gostaria de saber porque maltrato as pessoas que amo? Muitas vezes ajo de forma impulsiva e depois me arrependo! Falo coisas que não queria e muitas vezes explodi com coisas pequenas. Eu sempre digo que vou melhorar, mas quando percebo, já explodi. Geralmente com pessoas do meu convívio, as que Minha filha tem 5 anos e não gosta da figura masculina ao seu redor ela sempre foge, se esconde e até trata mal. Isso pode ter a ver com a ausência do pai na maioria de sua criação ? Minha filha de 9 anos, disse que ouviu na sua cabeça para matar seu pai. Disse que foi sua própria voz na cabeça dela, me falou isso chorando que nunca mais queria ouvir isso. Ela é tratada com amor e carinho e ensinamos princípios cristãos. O que pode estar acontecendo com ela ? Por favor Conheci alguém que gosta de mim e somos MUITO parecidos, isso me assusta, a ideia de começar a namorar sério, coloco várias desculpas como linhas entre nós que tenho medo de ultrapassar, poderia me explicar o porquê tanto medo se nunca namorei? Então minha filha de 5 anos falo que a amiguinha dela que é um pouco mais velha que tocou nas partes dela como devo prosseguir
Porque eu não sinto nada por ninguém?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Será q é uma obsessão? Ou uma paixão, ou encantamento inicial ou ainda uma necessidade de conquista e qdo atinge perde o interesse? Isso pode acontecer mas precisamos de mais investigação para determinar a dificuldade de se permitir gostar de alguém.
- Olá! É difícil afirmar algo sem uma investigação mais profunda.
- É necessário entender, inclusive, o que seria, para você, não sentir nada por ninguém ou ter apenas uma leve obsessão passageira Tudo isso precisa ser analisado.
- Acredito que você pode se beneficiar muito com o processo de psicoterapia.
- Ele pode te ajudar a compreender melhor seus sentimentos e o momento que está vivenciando, além de trabalhar o incômodo que a sua pergunta sugere.
Se você chegou até aqui, é provável que essa situação esteja te causando algum tipo de desconforto e estranhamento diante de si. Então recomendo que procure um profissional que te inspire confiança e dê início ao seu processo. Cuide-se bem! Olá! A forma como cada um se coloca nas relações, em suas diversas configurações, pode estar ligada a questões mais profundas, que podem ser investigadas e trabalhadas num processo de análise.
- Se há incômodo e questionamento, talvez seja interessante procurar algum profissional para trabalhar isso.
- Olá! Para responder uma pergunta tão complexa,uma análise aprofundada do caso deve ser feita, com certeza saberá identificar esse sentimento ou falta dele.
- A terapia vai te ajudar a analisar questões profundas do seu comportamento.
Buscar autoconhecimento, ver como esses sentimentos te afetam, um olhar minucioso se faz necessário. Bom dia Sim ou não, depende muito dos seus relacionamentos anteriores. Procure um psicólogo para lhe ajudar a descobrir sobre seus sentimentos Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos.
Questões como, desde quando isso acontece, como anda se sentindo, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais estratégias usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiencias.
Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida. Boa tarde! Seria importante você procurar um profissional da Psicologia e iniciar uma terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.
- O paciente vai se conhecer, num processo semanal.
- Espero ter ajudado.
- Olá! Não ter sentimentos e reações, não é normal.
- Seres humanos possuem emoções, e por mais que não saibamos lidar com elas muitas vezes, é algo que precisamos nos permitir sentir.
- Ter obsessões pode ser uma forma de sentir algo, mesmo que não seja saudável.
Acredito que será preciso fazer uma análise mais profunda sobre esse evento. Busque ajuda psicológica, pois lhe ajudará a entender as suas emoções, pensamentos e comportamentos. Provavelmente, você precisará aprender sobre regulação emocional. Fico à disposição! Olá! A primeira coisa importante é entender pelo que você está passando, sua fase de desenvolvimento, suas experiências amorosas anteriores etc.
A nossa história auxilia muito a entender os sentimentos que se expressam no presente (ou a falta deles), assim como nossa idade, os problemas que enfrentamentos no momento e outros. Entendido isso, um terapeuta qualificado vai ajudá-la a compreender o que é que você entende por obsessão e por não sentir algo por alguém.
Quando coloca dessa forma, ecoa um sinal de alerta! Mas às vezes, de fato, não é uma situação grave. Poxa, mas como vou saber a diferença? Um psicólogo qualificado pode lhe ajudar muito nisso. Olá! É difícil afirmar algo a esse respeito sem uma investigação mais aprofundada.
Analisar como foram formadas suas relações ao longo de sua vai te trazer as respostas. Seria importante você procurar um profissional da Psicologia e iniciar uma terapia. Olá Não sentir algo por ninguém e ter obsessão passageira, «são lados de uma mesma moeda» e são pensamentos opostos. Precisa ser assistido por um profissional.
Inicie a terapia! Olá, para melhor responder sua pergunta seria importante entender o que você chama de «leve obsessão passageira». O «sentir algo por alguém» está muito relacionado a forma de interação entre as pessoas. Assim é importante identificar no seu histórico de vida como eram as suas relações interpessoais, quais variáveis influenciavam e mantinham tais relações, para então buscar compreender o que tem feito com que você não tenha interesse por outras pessoas.
- Olá! Primeiramente, o que seria esse sentimento de não sentir nada por ninguém? Você permite sentir algo ou há uma resistência sobre isso? Outro ponto, sobre a obsessão, você basicamente diz que sente tudo ou não sente nada, as falas mostram uma confusão de sentimentos.
- Não é normal «não sentir nada», somos humanos e temos sentimentos a todo momento.
Se faz necessário uma investigação em análise para entender todo os seu histórico quanto a afeto, apego, interação, todas as suas experiencias amorosas. Estou disponível caso queira iniciar o processo de análise. Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois o que pode ser considerado «normal» pode variar de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como a idade, a personalidade, o histórico de relacionamentos, entre outros.
No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades em desenvolver sentimentos profundos ou conexões emocionais com outras pessoas, e isso pode ser um sinal de problemas emocionais ou psicológicos. Se você está preocupado com suas emoções e relacionamentos, é uma boa ideia conversar com um psicólogo ou terapeuta, que pode ajudá-lo a explorar seus sentimentos e pensamentos e a desenvolver estratégias para lidar com eles.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta – R$ 250 Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta. Dentro de sua pergunta está a resposta. Ao definir passageira, entende-se que seu interesse é só por um breve espaço de tempo, que o envolvimento não será aprofundado, trabalhado.
Já chegou a se comprometer seriamente e foi decepcionado(a) ou ainda sente que tem medo de se expor intimamente e ser machucado(a)? Sua pergunta está vaga, o que sugere um autocuidado para se preservar (muito bom) e, talvez, uma ativação de sofrimento. Somos pessoas sociais e precisamos de interação, mas, muitas vezes, não temos habilidades sociais que possam nos ajudar.
Em outras situações, pode até ter questões biológicas e/ou influência do meio. O indicado é conhecer seu contexto com uma escuta, de forma a termos uma visão de como iniciarmos um trabalho psicoterápico que possa contemplar as suas reais necessidades emocionais, físicas e sociais.
Boa noite, tenho uma filha de 4 anos e de uns tempos pra cá, ela não desgruda de mim em nenhum momento, até na hora de ir ao banheiro ela quer ir junto, quando não deixo ela fica sentada na porta até eu sair quando ando pela casa ela fica atrás de mim o tempo todo, e agora tbm ela fala tudo que faz Minha irmã teve câncer de mama aos 40 eu posso fazer reposição hormonal? Meu filho tem 3 anos de idade ele agridi qualquer pessoa do nada as pessoas pode não tá fazendo nada pra ele mais mesmo assim ele bate ele morde belisca Eu não sinto saudade das pessoas, exceto meu filho. É normal? Boa noite! Meu filho tem 4 anos e 3 meses. Minha dúvida é que ele coloca tudo na boca, já conversei e ensinei várias vezes que não pode colocar e mesmo assim ele continua. ele em casa não para um minuto se quer, as vezes só fica quieto quando está com um tablet na mão, mesmo assim tem momentos que não Olá, eu gostaria de saber porque maltrato as pessoas que amo? Muitas vezes ajo de forma impulsiva e depois me arrependo! Falo coisas que não queria e muitas vezes explodi com coisas pequenas. Eu sempre digo que vou melhorar, mas quando percebo, já explodi. Geralmente com pessoas do meu convívio, as que Minha filha tem 5 anos e não gosta da figura masculina ao seu redor ela sempre foge, se esconde e até trata mal. Isso pode ter a ver com a ausência do pai na maioria de sua criação ? Minha filha de 9 anos, disse que ouviu na sua cabeça para matar seu pai. Disse que foi sua própria voz na cabeça dela, me falou isso chorando que nunca mais queria ouvir isso. Ela é tratada com amor e carinho e ensinamos princípios cristãos. O que pode estar acontecendo com ela ? Por favor Conheci alguém que gosta de mim e somos MUITO parecidos, isso me assusta, a ideia de começar a namorar sério, coloco várias desculpas como linhas entre nós que tenho medo de ultrapassar, poderia me explicar o porquê tanto medo se nunca namorei? Então minha filha de 5 anos falo que a amiguinha dela que é um pouco mais velha que tocou nas partes dela como devo prosseguir
Quem não gosta de socializar?
A fobia social é um transtorno psicológico caracterizado pelo medo ou ansiedade de determinadas interações sociais, Os pacientes sofrem com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento, fugindo de todo e qualquer tipo de contato. O distúrbio é conhecido também como Transtorno da Ansiedade Social,
- A fobia social costuma ser muito confundida com timidez.
- A fobia social é um transtorno que provoca ansiedade, sintomas físicos e psicológicos em maior intensidade.
- Já a timidez é uma característica comportamental, que não gera sintomas intensos e não indica um problema de saúde.
- Como muitos outros problemas relacionados à saúde mental, a fobia social pode ser o resultado de uma complexa interação entre o meio ambiente e os genes.
As possíveis causas da fobia social incluem:
Fatores ambientais Traumas e experiências negativas ( bullying, rejeição, ridicularização ou humilhação) Hereditariedade Estrutura cerebral Falta de habilidades sociais Mudanças de rotina
Saiba mais: 11 sintomas da ansiedade no corpo Os sintomas de fobia social incluem:
Medo de situações em que a pessoa está exposta, como interagir com pessoas desconhecidas Medo de demonstrar sintomas físicos que possam causar constrangimento, como rubor facial, sudorese, tremores ou voz trêmula Preocupação em passar por situações humilhantes ou ofender alguém Evita-se a exposição e conversas em que pode ser o centro das atenções Ansiedade ao esperar por algo, como um evento ou atividade Evitar situações como: entrar em uma sala com pessoas já sentadas, comer em frente a outras pessoas, festas, reuniões sociais, relacionamentos, contato visual, locais públicos Batimento cardíaco acelerado Dor de estômago Náuseas e vômito Falta de ar Tontura ou vertigem Confusão mental Diarreia Tensão muscular Choro ou raiva
Uma avaliação prévia com um psiquiatra ou psicólogo vai indicar se os sintomas são causados por fobia social ou por alguma outra condição de saúde. O diagnóstico de fobia social segue, muitas vezes, os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Esses critérios incluem:
Presença de medo persistente (por seis meses ou mais) em situações sociais, com constante percepção que está sendo examinado ou receio de que agirá de maneira constrangedora ou humilhante Evitar ao máximo situações sociais que causam ansiedade ou suportá-las com medo ou ansiedade intensos Ansiedade excessiva e desproporcional à situação que está sendo vivida Ansiedade ou sofrimento que interferem diretamente na rotina e na qualidade de vida Medo ou ansiedade que não pode ser explicada por nenhuma outra condição médica, por qualquer uso de medicação ou abuso de substâncias químicas
Saiba mais: 9 tipos de terapia e como escolher a melhor para você Os dois tipos mais comuns de tratamento para fobia social são por meio de medicamentos e psicoterapia, Essas duas abordagens podem ser utilizadas juntas, caso o médico psiquiatra acredite que uma combinação de ambas possa ser mais eficaz para o paciente. Elas funcionam da seguinte maneira:
Psicoterapia : existem diversas formas de psicoterapia, sendo a mais estudada e com melhores resultados para a fobia social a Psicoterapia Cognitiva Comportamental. Nela, o paciente aprende a reconhecer os pensamentos negativos que carrega consigo e, em seguida, mudá-los, desenvolvendo habilidades que o ajudem a ganhar confiança (principalmente em situações sociais) Medicamentos: vários tipos de remédios para fobia social podem ser usados no tratamento. No entanto, antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina são, muitas vezes, o primeiro e principal tipo de medicação usado para tratar os sintomas da fobia social
A fobia social tem cura, Para algumas pessoas, os sintomas costumam desaparecer ao longo do tempo com o tratamento. Nestes casos, a medicação é interrompida pelo médico. Outros pacientes, no entanto, podem precisar tomar os medicamentos por anos para evitar uma recaída.
- O tratamento para fobia social costuma surtir efeito e gerar bons resultados.
- Tanto a psicoterapia cognitiva quanto o uso da medicação indicada por especialistas já se mostraram capazes de melhorar significativamente a vida dos pacientes e levá-los à cura.
- Saiba mais: 7 aplicativos que te ajudam a cuidar da sua saúde mental Se não for tratada, a fobia social pode comprometer seriamente a vida do paciente.
Os sinais e sintomas típicos da doença podem interferir no trabalho, na escola, na faculdade, ou nos relacionados e até na alegria e disposição de viver. Algumas das complicações possíveis são:
Baixa autoestima Dificuldades em ser assertivo Recorrência de pensamentos negativos Hipersensibilidade à crítica Ausência de habilidades sociais ou habilidades sociais mal desenvolvidas Isolamento social e dificuldade em manter qualquer tipo de relação social Baixo desempenho escolar e no trabalho Abuso de substâncias, como alcoolismo e dependência de drogas Tentativas de suicídio Surgimento de outros transtornos de ansiedade e de saúde mental em geral
Instituto Nacional Americano de Saúde Mental Manual Merck Manual MSD
Por que não sinto vontade de socializar?
Por que prefiro ficar sozinho? – Muitas vezes estar sozinho é algo bem-vindo e é comum em algumas fases da vida Imagem: iStock «Essa vontade de ficar só pode se dar por causa de questões psicológicas como timidez excessiva, falta de confiança nas pessoas, medo de se expor, entre outros», conta Andrea Lorena da Costa Stravogiannis, psicóloga e doutoranda em Ciências pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
E nesse caso, é importante buscar ajuda para vencer a dificuldade e conseguir socializar. Afinal, essa dificuldade em socializar pode trazer prejuízos ao indivíduo atrapalhando as conquistas acadêmicas, profissionais e pessoais. Além de provocar tristeza, autocobrança, baixa autoestima e até levar a, devido ao não enfrentamento social.
«A capacidade em ficar só e sentir prazer com a própria companhia é positivo, mas é preciso diferenciar essa solidão de um padrão de fuga e evitação de contato social, pois isso pode trazer sofrimento», diz o psicólogo Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, PhD, docente na UnB (Universidade de Brasília).
Como se chama uma pessoa que não gosta de viver em sociedade?
Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros. Sociopatas frequentemente quebram regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam.
É normal não ter vida social?
O que é a dificuldade em socializar? – Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade. Normalmente, fala-se de um caso específico, em que o cidadão não apresenta vontade ou mesmo coragem de se aproximar de outros. O ser humano é, por natureza, um ser social, o qual necessita de contato com seus pares para viver plenamente. Logo, visualizar esse hábito de fugir de situações sociais pode ser, sim, sinal de um problema mais grave do que apenas a timidez.
É normal se cansar das pessoas?
É normal cansar de relacionamentos? Sim, porque no início somos muito afoitos, queremos ficar o tempo todo juntos, conectados, e como tudo que é excessivo enjoa, o excesso cansa. Então é bom ir com calma, apreciar a relação como se aprecia uma bela vista, um belo passeio, uma boa comida, um bom vinho.
É normal não gostar de algumas pessoas?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Procure por uma ajuda terapêutica para ajudá-lo e conduzirá de uma forma saudável. Sendo assim entrará em contato consigo mesmo e ampliará seu nível de consciência e minimizará seu sofrimento. At., Monica Araújo! Aqui vai mais uma resposta para colaborar com os vários ângulos, das demais respostas dos colegas profissionais.
Antipatia gratuita é a resposta emocional a algum aspecto que você percebeu na outra pessoa e que não está bem resolvido, bem claro, para você mesma. Então, aquela pessoa que nos faz sentir algo não resolvido, que nos incomoda, e nem sabemos exatamente o que é, a reação de rejeição aparece automaticamente.
Ao dizer não resolvido, significa não compreendido. Está no inconsciente e poderá ir para o consciente, porque já apareceu no sentimento de antipatia. Empatia é o oposto de antipatia. Empatia é a capacidade de sentir com o outro, o que este outro sente.
- As pessoas sofrem com isso porque têm mais sensibilidade para perceber o outro e menos sensibilidade para perceber a si mesmo.
- Concordo com o Dr.Augusto.
- Nada é gratuito.
- Tudo tem um sentido e pode estar relacionado com algum sentimento pessoal.
- Uma terapia pode ajudar.
- Existe uma frase que define antipatia gratuita, » não te conheço mas não gostei de você».
É uma resposta emocional a algo SEU que vc percebe no outro mas não se dá conta. A maioria das vezes é inconsciente. Quando este sentimento aparece como antipatia do inconsciente já foi para o consciente e está prontinho para ser trabalhado em psicoterapia.
Procure sim um psicólogo e converse de tudo isto com ele. Será de grande ajuda, Antipatia gratuita ou repulsão entre pessoas, é quando se coloca a percepção na frente de qualquer relacionamento interpessoal, pode estar ligada à uma resposta íntima de alguma vivência anterior, por exemplo o comportamento ou o jeito do outro pode remeter a uma situação marcante, como uma mentira, traição, assalto, perda, luto, etc.
Não existe tratamento específico, mas quanto mais você se conhecer, mais conseguirá lidar com a sua vida e com os relacionamento, evitar barreiras que não existem. Estou a disposição Abraço Vera Pelizzari Somos pessoas plenas de desejo e expectativas frente a nós e aos outros.
Se os correspondemos e realizamos, seremos alegres, felizes, empáticos, altruístas, dadivosos, Se não, seremos ásperos, defensivos, críticos e antipáticos, Psicoterapia é liberdade, é autoconhecimento, ‘ – Não se antipatize com minha resposta,» ( risos ), Afetuoso abraço ! Acredito que todo mundo tem uma noção sobre o que é e, já sentiu pelo menos uma vez na vida, essa tal «antipatia gratuita».
De qualquer forma, se for você quem está sentindo isso, pergunte a si mesma: «o que é que está me incomodando no outro, para eu sentir antipatia»? Se ao contrário, é o outro quem demonstra estar sentindo antipatia por você, e se a pessoa é importante e interessante.um bom e sincero diálogo assertivo, pode ajudar a esclarecer e desfazer qualquer mal entendido.
E vale também uma autoanálise para entender por que a aprovação do outro é tão importante para você. Você não vai conseguir agradar todo mundo. Procure a ajuda de um psicologo para aprofundar esses temas, acredito que o autoconhecimento liberta essas amarras nos relacionamentos. Quem já não sentiu antipatia gratuita.
É um sentimento normal, que não deve causar nenhum transtorno. Mas caso seja um sentimento frequente, que atrapalha seu relacionamento e contato com outras pessoas, será melhor você descobrir porque isso ocorre. Converse com um psicólogo, ela irá lhe ajudar.
E normal na depressão sentir medo de fazer algo contra si próprio. Ter sensações estranhas tbm? Dentro do corpo? Boa tarde, estou a procura de uma informação importante! Qual a função do pensamento? Minha mãe toma Rivotril a mais de dois anos, mas de uns tempos pra cá vem se sentindo muito mal e tentou tirar o rivotril e sentiu uma série de sintomas como: Confusão mental, taquicardia, suor frio dentre outros. Ela consultou com um Geriatra e ele orientou o desmame do Rivotril fazendo a transição Eu não estou sentindo nada! Não consigo mais me preocupar com o que antes me preocupava, e não estou tendo paciência pra interagir com outras pessoas. (Me dá uma preguiça,as vezes irritação ou pior as vezes eu não consigo entender o que ela quis dizer) to parecendo que estou em transe,como se não estivesse T enho um filho que tem transtorno bipolar ele toma remédio desde dos 17 anos e não tem melhora nem uma, Ele agora fala sozinho o tempo todo. Levo no médico e só aumenta os remédios mais nada. Estou precisando de ajuda. Obrigado. Isto tem cura. Gostaria de saber qual a causa de uma pessoa que era bem atenta e cheia de energia e muito sorridente e agora se destrai facilmente e está muito distante das coisas parecendo que está no mundo da lua, e que está cabisbaixa e desanimada com tudo. o que pode causar isso? Faço tratamento pra depressão há 3 anos com vários tipos de antidepressivos sem resposta assertiva, faço terapia e exercícios e nada melhora no quadro nem 2 dias estável. Estimulação transcraniana, pode ajudar no meu quadro? Eu não consigo parar de imaginar cenas na minha cabeça eu tento controlar mas não consigo, oque posso fazer para isso parar? Normal durante a troca de antidepressivo ter piora nos sintomas de ansiedade? Desde que saí do último emprego onde sofri assedio não possuo mais vontade de fazer nada, não consigo ficar em nenhum trabalho. Desde de quando comecei a sofri assedio moral tive pensamentos relacionados a suicídio. Não tenho prazer em mais nada. Não queria viver. Tenho diversas crises de ansiedades
O que leva uma pessoa a evitar outra?
A pessoa indiferente propositalmente ignora a outra ou deixa de demonstrar emoções acerca de seu comportamento ou personalidade. É comum esse cenário ocorrer em relacionamentos afetivos, após o término, relações familiares e amizades. Outra justificativa para a indiferença é a timidez excessiva.
O que significa uma pessoa que não gosta de ninguém?
Significado de Misantropia (O que é, Conceito e Definição)
Misantropia é a aversão e repulsa aos seres humanos ou à humanidade.O misantropo (indivíduo que pratica a misantropia) é alguém que se sente desconfortável com a vida em sociedade, além de desconfiar e antipatizar com as outras pessoas.Etimologicamente, o termo misantropia surgiu a partir da junção de duas palavras gregas: anthropos, que quer dizer «ser humano», e misos, que significa «ódio».
A misantropia não está associada diretamente com atitudes extremas de ódio, como o sentimento de extermínio da raça humana, por exemplo. Pode ser reproduzida através de várias formas, sendo a mais comum a introspecção, a timidez ou o comportamento antissocial.
- A depressão, a tristeza e a melancolia são sentimentos que estão associados com a misantropia.
- No entanto, para os misantropos, essas condições não são consideradas essencialmente negativas.
- Os misantropos preferem permanecer em um estado de isolamento ou distanciamento social, que pode ser interpretado como um ato depressivo.
Alguns psicólogos alegam que a misantropia pode ser causada por diversos motivos, como o isolamento ou a alienação social, quando o misantropo acredita que não se enquadra em nenhum grupo social ou que não possua as características comuns de determinada sociedade.
- Uma possível explicação para a repulsa que os misantropos sentem dos seres humanos, nomeadamente da vida em sociedade, está no medo da desilusão, além do constante foco nos aspectos negativos da humanidade.
- Normalmente, um indivíduo começa a dar sinais de misantropia ainda nos primeiros anos de vida.
A timidez excessiva, a dificuldade em fazer amizades e o desejo em ficar longe de outras pessoas podem ser alguns sintomas de misantropia na infância. A misantropia pode se manifestar em casos extremos, como um conjunto que engloba diversos tipos de intolerâncias dentro grupos sociais ou étnicos específicos, como a misoginia (repulsa e ódio por mulheres), xenofobia (ódio por estrangeiros), homofobia (ódio de homossexuais) e etc.
O que é bloqueio emocional no amor?
Bloqueio emocional no relacionamento amoroso – Esse é um clássico! O bloqueio emocional no relacionamento amoro é aquele em que a pessoa se fecha para novas experiências e «fecha o próprio coração», não se permitindo ser amado, apaixonado ou até mesmo querido por pessoas dessa forma.
Como é uma pessoa que tem bloqueio emocional?
Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas; Falta de interesse; Sentir emoções negativas constantemente; Constante dificuldade para tomar decisões.
O que é o vazio existencial?
O que é vazio existencial? – Já se perguntou para que você nasceu? Ou, então, por que sua vida é importante? Apesar de parecerem questionamentos inocentes, eles podem ter um grande impacto na autopercepção, principalmente em períodos mais pessimistas.
O que é uma pessoa que não gosta de pessoas?
Mestrado em História (UFJF, 2013) Graduação em História (UFJF, 2010) Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição: Ouça este artigo: Misantropia é a aversão ao humano e sua natureza. O termo Misantropia tem origem grega ao unir os termos gregos ódio e homem.
Ou seja, seu significado é ódio ao homem ou ódio ao ser humano. É utilizado para indicar as pessoas que vivem sozinhas em função desse sentimento ou para representar uma posição de desconfiança de um indivíduo para com a humanidade ou ainda indicar a tendência para antipatizar com as outras pessoas. Os misantropos são os indivíduos que assumem essa aversão ao ser humano.
Em geral, possuem antipatia pela humanidade e pelas sociedades, mesmo que tenham relações normais com família, amigos e cônjuges. Por isso, a Misantropia não indica necessariamente atitudes extremas. O misantropo não vive afastado do mundo ou é um assassino que mata para eliminar seu objeto de ódio, é apenas um indivíduo reservado, acostumado a desconfiar de todos que se aproximam.
De hábitos mais restritos, não gostam de muita agitação, preferem ficar em casa a participar de festas e sofrem de variações de humor abruptas. Normalmente, são perfeccionistas no que fazem, por isso acabam se destacando. Principalmente porque dedicam grande parte do tempo ao trabalho. A Misantropia é uma condição que apresenta seus sintomas desde cedo nas pessoas.
Ainda criança, pode-se notar a tendência à Misantropia em crianças tímidas, caladas e com dificuldades de fazer amizade. Mais tarde, essas pessoas tendem a ser sarcásticas e irônicas, tornam-se muito observadoras e com personalidade forte. É comum ainda que sejam muito inteligentes.
- A Misantropia pode ser causada por um sentimento de isolamento ou alienação social, no sentido de não se enquadrar nas características comuns da sociedade, ou mesmo pelo desprezo da humanidade.
- Uma das explicações para isso é o enfoque excessivo nos aspectos negativos da sociedade ou no medo da desilusão.
O fator climático também tem sua parcela de contribuição, já que o frio estimula tais hábitos. Tudo isso afeta o indivíduo e o torna mais vulnerável a depressões. Mas o misantropo tem dificuldades de assumir sua condição, raramente refletem sobre suas condições.
É normal não gostar das pessoas?
Milhares de pessoas em todo o mundo apresentam certa dificuldade em socializar com outros indivíduos. Em alguns casos, porém, esse obstáculo pode ser maior do que o ideal, complicando assim sua vida. A fobia social se apresenta, então, como um impeditivo para que alguém interaja com colegas de trabalho, amigos ou mesmo familiares mais próximos.
Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas. Em sua grande maioria, entretanto, são fatores que se iniciaram ainda na infância ou na adolescência do indivíduo.
Para entender melhor a dificuldade de socializar, confira os parágrafos abaixo. Neles, poderá compreender mais afundo o que é essa condição, quais são suas causas, seus riscos, sintomas e possíveis tratamentos.
Qual o feminino de misantropo?
Significado de Misantropa – Misantropa é o feminino de misantropo. O mesmo que: ermitoa, ermitã, solitária, melancólica.
O que é uma pessoa de sexuada?
Significado de Sexuado – adjetivo Que tem sexo. Reprodução sexuada, aquela que se realiza mediante o encontro de células especializadas, os gametas masculinos e femininos.