Especias Mixtli

Consejos | Trucos | Comentarios

Como Que é O Nome Do NegóCio?

Como é que é o nome do negócio?

O nome de empresa é o que identifica o seu serviço ou produto no mercado. Ele é o responsável por individualizar e diferenciar o seu negócio dos concorrentes. Além disso, facilita a memorização do consumidor, que se recordará mais facilmente da sua empresa.

O QUE É O nome empresa?

O que é nome empresarial? – Nome empresarial é a denominação ou firma escolhida pelo empreendedor para fins de identificação da empresa no exercício de suas atividades. Quando ele é idêntico ao do empresário (completo ou abreviado), dá-se o nome de «firma».

Já a «denominação empresarial» se relaciona com a descrição da atividade exercida pela empresa. O uso da «firma» ou da «denominação empresarial» varia conforme a natureza jurídica escolhida. Um Empresário Individual, por exemplo, só pode usar firma, ou seja, seu nome precisa constar no nome da empresa.

Uma sociedade (limitada ou não) pode optar por usar o nome dos sócios ou não. O nome precisa, ainda, ser acrescido de termos que identifiquem a natureza jurídica, como LTDA. 🚨 Clique aqui e garanta a abertura de empresa grátis, online e sem burocracia!

Como é chamado o nome da empresa?

O que é a razão social? – A razão social é o nome sob o qual uma empresa se identifica para se diferenciar das demais. Ela também pode ser chamada de denominação social ou firma empresarial, e não precisa necessariamente ter nenhuma relação com o nome fantasia — aquele pelo qual os clientes conhecem sua marca.

Serasa S.A. — Serasa Experian Coca-Cola Indústrias Ltda — Coca-Cola; Globo Comunicação e Participações S.A. — Globo; Companhia Brasileira de Distribuição — Grupo Pão de Açúcar; Companhia de Bebidas das Américas — Ambev; Petróleo Brasileiro S.A. — Petrobrás.

A razão social é definida no ato da abertura da empresa, quando também são informados outros dados, como o capital social e o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), que especifica sua área de atuação. Além de definir o nome fantasia (que você vai usar nas redes sociais e em todo seu material de marketing), a razão social também precisa ser determinada, pois ela é o nome jurídico da empresa, sendo uma das informações mais importantes, junto com o CNPJ.

O que é o nome da marca?

Qual a diferença entre Nome Empresarial e Marca? É muito comum encontrarmos pessoas que não sabem a distinção entre um nome empresarial e uma marca. Dessa forma, é muito importante destacar que, no âmbito judicial, essa diferença é essencial para entendermos como um negócio e seu patrimônio devem ser protegidos.

Assim, mesmo que esses termos passem despercebidos no dia a dia de um empresário, é indispensável saberexatamente o que eles significam! Quer saber um pouco mais sobre como diferenciar um nomeempresarial de uma marca? Então, assistao vídeo da Dra.Vanessa Albuquerque, consultora da Cone Sul Marcas e Patentes, e leia o artigo na íntegra para entender sobre os diferentes registros do seu empreendimento! O que é nome empresarial? ‍ O nome empresarial, conhecido também como razão social, faz parte dos atos constitutivos de uma empresa, ou seja, é o nome que consta no documento de contrato socia l, que é protocolado na Junta Comercial no estado de origem.

Portanto, o nome empresarial é o nome legal da sua empresa e pode receber diferentes enquadramentos tributários caracterizar o tipo do seu negócio (Ltda, Eireli). Em caso de empresa individual, a razão social será o nome do titular. É essencial salientar que a sua marca não precisa ter o mesmo nome da razão social, já que não será usada unicamente para assuntos legais, mas essencialmente para fins comerciais.

  • Veja abaixo exemplos do nome empresarial (direita) e do nome fantasia (esquerda) de algumas empresas e marcas populares:

A marca é o nome pelo qual clientes, fornecedores e parceiros vão identificar serviços e produtos de uma empresa, é a forma como um produto, companhia ou indivíduo é percebido por aqueles que o vivenciam. Muito mais do que apenas um nome ou um logotipo, uma marca é o sentimento reconhecível que esses fatores evocam.O nome de uma marca é usado popularmente para divulgação do negócio, assim como para sua identificação no dia a dia. Como Que é O Nome Do NegóCio Exemplos do nome empresarial (direita) e do nomefantasia (esquerda) ‍ Para exemplificar melhor: imagine que você está em uma loja e faz uma compra. O nome empresarial será aquele que será impresso no cupom fiscal do pagamento, já a marca estará exposta na fachada da loja! «Posso usar a razão social como nome da marca?» A resposta é sim, mas não é obrigatório! Na escolha do nome de uma marca é importante considerar o uso comercial que lhe será dado, sua representação gráfica e fonética, assim como sua familiaridade com os produtos e serviços oferecidos.

  • Qual a importância de registrar amarca mesmo já tendo o nome empresarial garantido? ‍ Ter a exclusividade de uma marca é um dos fatores mais importantes para garantir o espaço de uma empresa dentro do mercado e entre os concorrentes.
  • Mesmo que não seja obrigatório, o registro de uma marca no INPI é extremamente recomendado, principalmente se um empresário almeja que seu negócio cresça e esteja legalmente protegido.

Quer mais informações sobre como proteger sua marca segundo a Lei de Propriedade Industrial? Tem dúvidas sobre quantas marcas você pode vincular a um único CNPJ? ‍

  1. ‍ Leia os nossos artigos para descobrir todos esses detalhes e conhecer o trabalho da Cone Sul!
  2. Dra. Vanessa Albuquerque
  3. ®®®®®®®®®®®®®®®
  4. Outros Links Rápidos para nossos conteúdos exclusivos e diários:
  5. 💻
  6. #registrodemarca #assessoriaalemdoobvio #assessoriaeficaz #marcasepatentes #advogadodemarca #empresaativa #registrodepatente #patentearamarca

💻 💻 💻 💻 💻 ®®®®®®®®®®®®®®® : Qual a diferença entre Nome Empresarial e Marca?

O que é um nome forte?

Um nome forte carrega não apenas uma sonoridade marcante, mas também um significado que tem um sentido especial para a família. Pensando nisso, selecionamos várias opções e ideias de nomes fortes, imponentes e lindos que podem ser opções incríveis para o seu bebê. Confira o significado e a origem de cada um e se inspire! Nomes feminino fortes | Nomes masculinos fortes

See also:  Onde Assistir Clube De Regatas Do Flamengo X Coritiba?

Quais os nomes mais fortes femininos?

Noah e Ayla são destaques do ranking de nomes de bebê em 2021 Miguel e Helena são os nomes mais colocados em bebês durante o ano de 2021. Como Que é O Nome Do NegóCio Foto: Freepik Pais e mães brasileiros estão escolhendo cada vez mais nomes internacionais para seus bebês, e Noah e Ayla são os maiores representantes dessa preferência. É o que mostra a tradicional análise feita pelo, a partir do levantamento dos nomes de 325 mil bebês nascidos no ano de 2021 e cadastrados na plataforma.

  • Os nomes internacionais Théo, Gael, Levi e Noah estão entre os dez mais dados a bebês meninos.
  • Na lista das meninas, Ayla, Maya, Olívia, Luna, Zoe e Chloe registraram forte subida na lista dos 100 nomes femininos mais frequentes em 2021.
  • Ranking das meninas
  • Os 10 nomes mais escolhidos para bebês meninas em 2021 foram:
  • 1 – Helena
  • 2 – Alice
  • 3 – Laura
  • 4 – Manuela
  • 5 – Sophia
  • 6 – Isabella
  • 7 – Luísa
  • 8 – Heloísa
  • 9 – Cecília
  • 10 – Maitê
  • Maitê, que vem crescendo constantemente ao longo dos anos, estreia nos top 10 em 2021.
  • Nomes de menina em alta em 2021: Elisa, Maria Alice, Ayla, Isis, Maya, Esther, Olívia, Maria Helena, Agatha, Maria Vitória, Jade, Heloise, Maria Isis, Zoe, Melinda e Chloe.
  • Influências

· Elisa, Isis e Maria Isis : repetição do fenômeno Marina Ruy Barbosa. Todo personagem interpretado pela atriz inspira nomes de bebê. Em 2021, a influência veio das reprises das novelas globais «Totalmente Demais» (em que viveu Elisa) e «Império» (em que era Maria Isis).

  1. · Zoe e Melinda : nomes internacionais e inovadores, apresentados pelas celebridades Sabrina Sato e Taís Fersoza, aos quais as famílias foram se apegando aos poucos e que agora já fazem parte dos 100 nomes de menina mais usados no Brasil.
  2. · Maria Vitória : a análise do BabyCenter mostrou que todos os nomes contendo Vitória, como primeiro ou segundo nome, cresceram em 2021, talvez como resposta às dificuldades e desafios trazidos pela situação econômica e de saúde devido à pandemia de Covid-19.
  3. Ranking dos meninos
  4. Os 10 nomes de menino mais usados para bebês em 2021 foram:
  5. 1 – Miguel
  6. 2 – Arthur
  7. 3 – Théo
  8. 4 – Heitor
  9. 5 – Gael
  10. 6 – Davi
  11. 7 – Bernardo
  12. 8 – Gabriel
  13. 9 – Ravi
  14. 10 – Noah

Os destaques do ranking masculino são a chegada de Théo ao terceiro lugar e de Gael ao quinto. Ravi e Noah estreiam nos top 10, desbancando Samuel e Pedro,

  • Nomes de menino em alta em 2021 : Ravi, Noah, Gael, Henry, Matteo, Thomas, José, Rael, Mathias, Apollo, Liam, Micael, Dominic.
  • Influências
  • · Apollo : vem crescendo dentro da tendência de nomes greco-romanos para meninos que já havia levado Heitor aos primeiros lugares, e em 2021 ganhou impulso da reprise da novela global «Haja Coração», em que o personagem Apolo é interpretado por Malvino Salvador.
  • · Henry : cada vez mais adotado, com inspiração na realeza, e combina com a moda dos nomes curtos e internacionais.

· José : nomes bíblicos sobem e descem no ranking, sempre com bastante força. Em 2021, além de José, ganham força Isaac (16o), Levi (33o), Caleb (39o) e Mathias (65o). · Ravi : o nome curto e internacional estava em alta e ficou ainda mais popular com o nascimento do filho do DJ Alok e da médica Romana Novais, em 2020.

· Noah : famílias inspiram-se no ator Noah Centineo, que estrelou os filmes «Para Todos os Garotos que Amei» (Netflix), resgatando também o amor adolescente pelo protagonista do livro e filme «Diário de uma Paixão». Dos nomes internacionais também se destacam Dominic, protagonista da série «Velozes e Furiosos», e Liam o nome mais popular para bebês meninos nos Estados Unidos,

Nomes de bebê globalizados Boa parte dos nomes em alta nos rankings do BabyCenter também são os mais escolhidos em outros países. A globalização dos nomes próprios é um fenômeno que acontece em outras partes do mundo, principalmente num tempo em que personagens da ficção e do mundo do entretenimento fazem sucesso ao mesmo tempo pelo planeta.

  1. Theo, terceiro lugar no Brasil, está em sexto no Reino Unido, em sétimo na Alemanha e em oitavo no Canadá.
  2. Sophia está entre os dez nomes mais usados para meninas no Brasil, no Canadá, nos EUA, no Reino Unido e na Austrália.
  3. E Olivia, nome de menina campeão no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália, vem crescendo no Brasil e subiu 18 posições para chegar ao 34o lugar.
  4. Jeitos diferentes de escrever: a grafia importa

Na tentativa de tornar um nome único e especial, pais e mães vêm adotando jeitos diferentes de escrever um mesmo nome. No Brasil, como detectou o ranking do BabyCenter, há preferência pelo jeito mais internacional de grafar o nome, por isso há mais Arthur que Artur, mais Sophia que Sofia, mais Isabella que Isabela e mais Théo do que Téo.

Para as meninas também se consagrou no Brasil a terminação «-elly», como em Emanuelly (43o lugar), Isabelly (53o) e Gabrielly (97o). O ranking do BabyCenter Brasil opta por unificar as grafias de acordo com o som, ao contrário do que fazem as estatísticas oficiais da Transparência Brasil e da Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais).

Nomes que se dividem muito em jeitos diferentes de escrever, como Luiza/Luísa, tendem a ficar subestimados nos rankings com dados oficiais.

  • Como curiosidade, o BabyCenter Brasil registrou nada menos que 26 grafias diferentes para o nome Felipe.
  • Nomes ligados à natureza e até pequenas Gretas
  • A natureza e preocupações com o meio ambiente vêm dando o tom para novos nomes de bebê, principalmente para meninas.
  • Vêm crescendo nomes como Jasmine, Mel, Jade, Pérola e Safira/Zafira, sem contar Lua (como a filha do apresentador Tiago Leifert) e as variações Luna e Luara,
  • E a jovem ativista Greta Thunberg parece estar inspirando as famílias, pois já aparecem nos dados do BabyCenter Brasil pequenas Greta,
  • Fonte:
See also:  Quando A Coruja Canta AlguM Morre?

: Noah e Ayla são destaques do ranking de nomes de bebê em 2021

Como colocar mais um nome?

INCLUSÃO DE SOBRENOME FAMILIAR AO NOME Com este novo regramento vindo a partir de 2022, uma pessoa pode requerer a inclusão de um sobrenome de família que ainda não tenha em seu nome. O sobrenome que a pessoa desejar incluir em seu nome tem que ser de algum ascendente (pais, avós, bisavós, tataravós e daí por diante).

Terá que provar isto através de certidões de registro civil. Não poderá excluir nenhum sobrenome que já tenha em seu nome. Só incluir um ou mais sobrenomes familiares que ainda não tenha. Os documentos necessários para este procedimento são: documento de identificação, certidão de nascimento atualizada em no máximo 90 dias e as certidões que comprovam que aquele sobrenome que deseja inserir em seu nome pertence a algum ascendente.

O requerimento deve ser feito no cartório onde está o registro ou em qualquer cartório de registro civil. É possível representação através de escritura pública lavrada há menos de noventa dias e especificando a alteração a ser realizada, assim como o nome completo a ser adotado.

O menor de idade também pode ter sobrenome incluído em seu nome. Neste caso o requerimento deve ser feito por ambos os genitores e, caso já tenha 16 anos, o menor também deve assinar. O valor deste procedimento é o previsto no item 15 da Tabela de Emolumentos, também disponível neste site, clicando em «SOBRE» e «Tabela de Custas».

O modelo do pedido está disponível na página inicial, clicando em «MODELOS DE REQUERIMENTO» e «INCLUSÃO DE SOBRENOME FAMILIAR AO NOME». Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 11 2942 1010, pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp 11 9 6903 4988.

Cabe informar que, caso a pessoa deseje, além de inserir um sobrenome familiar, também alterar seu prenome, ou inserir mais um prenome ao seu nome, poderá fazer tudo em um único pedido. Se assim for, o formulário que a pessoa deverá preencher está disponível na página inicial, clicando em «MODELOS DE REQUERIMENTO» e «ALTERAÇÃO DE PRENOME E INCLUSÃO DE SOBRENOME FAMILIAR».

Só que aí, deverá apresentar muitos outros documentos e há inúmeras outras informações para tal. As informações para alterar prenome ou inserir mais prenome ao nome, estão disponíveis na página inicial, clicando em «SERVIÇOS» e «ALTERAÇÃO DE PRENOME APÓS ATINGIR A MAIORIDADE».

NORMATIZAÇÕES SOBRE O TEMA LEI DE REGISTROS PÚBLICOS – LEI 6.015/73 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6015compilada.htm Art.57. A alteração posterior de sobrenomes poderá ser requerida pessoalmente perante o oficial de registro civil, com a apresentação de certidões e de documentos necessários, e será averbada nos assentos de nascimento e casamento, independentemente de autorização judicial, a fim de:I – inclusão de sobrenomes familiares.

PROVIMENTO Nº 149 DE 30 DE AGOSTO DE 2023 – CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/5243 Art.515-I. A alteração de sobrenomes, em momento posterior ao registro de nascimento, poderá ser requerida diretamente perante o oficial de registro civil das pessoas naturais, com a apresentação de certidões atualizadas do registro civil e de documentos pessoais, e será averbada no assento de nascimento e casamento, se for o caso, independentemente de autorização judicial, a fim de: (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) I – inclusão de sobrenomes familiares; (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) II – inclusão ou exclusão de sobrenome do cônjuge, na constância do casamento; (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) III – exclusão de sobrenome do ex-cônjuge, após a dissolução da sociedade conjugal, por qualquer de suas causas; (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) IV – inclusão e exclusão de sobrenomes em razão de alteração das relações de filiação, inclusive para os descendentes, cônjuge ou companheiro da pessoa que teve seu estado alterado.

1º A alteração de sobrenome fora das hipóteses acima descritas poderá ser requerida diretamente perante o oficial de registro civil das pessoas naturais, mas dependerá de decisão do juiz corregedor competente, que avaliará a existência de justa causa. (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023)2º A alteração de sobrenome permite a supressão ou acréscimo de partícula (de, da, do, das, dos etc.), a critério da pessoa requerente. (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023)3º Para fins do caput, considera-se atualizada a certidão do registro civil expedida há, no máximo, 90 (noventa) dias. (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023)

Art.515-J. Se aquele cujo sobrenome se pretenda alterar for pessoa incapaz, a alteração dependerá de: (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) I – no caso de incapacidade por menoridade, requerimento escrito formalizado por ambos os pais na forma do art.515-P, admitida a representação de qualquer deles mediante procuração por escritura pública ou instrumento particular com firma reconhecida, cumulativamente com o consentimento da pessoa se esta for maior de dezesseis anos; (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) II – nos demais casos, decisão do juiz corregedor competente.

  • Incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Art.515-K.
  • A averbação decorrente de alteração de sobrenome independe de publicação em meio eletrônico ou qualquer outra providência complementar.
  • Incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Parágrafo único.
  • A certidão emitida com a alteração do sobrenome deve indicar, expressamente, na averbação correspondente, o nome completo anterior e o atual, inclusive nas de breve relato.

(incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Das Regras Comuns aos Procedimentos de Alteração de Prenome e de Sobrenome Art.515-N. Nas alterações de prenome ou de sobrenome, se o nome escolhido for idêntico ao de outra pessoa da família, é obrigatório o acréscimo de agnome ao final do nome a fim de distingui-los.

(incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Art.515-O. O requerente da alteração do prenome e sobrenome deverá se apresentar pessoalmente perante o oficial de registro civil das pessoas naturais, admitida, porém, sua representação no caso de alteração exclusiva de sobrenome, mediante mandatário constituído por escritura pública lavrada há menos de noventa dias e especificando a alteração a ser realizada, assim como o nome completo a ser adotado.

(incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Art.515-P. A manifestação escrita da vontade do requerente ou de terceiros intervenientes, como os declarantes nas hipóteses dos incisos I e II do art.515-M deste Código, deverá ser feita presencialmente perante o RCPN, equiparada a esta a manifestação eletrônica na forma do § 8º do art.67 da Lei n.6.015, de 31 de dezembro de 1973.

See also:  Quem Dera?

1º Se o requerente se casou mais que uma vez, basta a comunicação para anotação no assento do seu último casamento. (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023)2º A comunicação de que tratam este artigo e o art.515-G deste Código não desobriga o requerente de providenciar a atualização em outros registros ou cadastros mantidos por instituições públicas ou privadas e que digam respeito, direta ou indiretamente, à sua identificação. (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023)

Art.515-R. Os procedimentos de alteração de prenome e/ou sobrenome poderão ser realizados perante o ofício de RCPN em que se lavrou o assento de nascimento ou diverso, a escolha do requerente, observado o disposto o disposto no art.517 deste Código. (incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Art.515-S.

Os procedimentos e respectivos documentos previstos neste Capítulo deverão permanecer arquivados tanto no ofício do RCPN em que foi lavrado originalmente o registro civil quanto naquele em que foi recepcionada a alteração, se for o caso, pelo prazo indicado na tabela de temporalidade constante no Provimento CNJ n.50/2015, para os processos de retificação, permitida a eliminação antes do prazo de inutilização, se previamente digitalizados.

(incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Art.515-T. Enquanto não for editada legislação específica no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, o valor dos emolumentos para o procedimento de alteração de prenome e/ou sobrenome será o correspondente ao procedimento de retificação administrativa, ou, em caso de inexistência desta previsão específica em legislação estadual, de 50% (cinquenta por cento) do valor previsto para o procedimento de habilitação de casamento.

  1. Incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Da Situação Transnacional Art.515-U.
  2. No caso de brasileiro naturalizado, observar-se-á o disposto no § 7º-A do art.518 deste Código.
  3. Incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023) Art.515-V.
  4. O procedimento de alteração do prenome e/ou sobrenome realizado perante autoridade consular brasileira observará o disposto no art.518-A deste Código.

(incluído pelo Provimento n.153, de 26.9.2023)

Quem cria nome de empresa?

Criei um nome, o que eu preciso agora? – Para finalizar em como criar um nome de empresa, agora você precisa confirmar que não existe outra empresa com esse nome. No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas.

Como escolher o nome fantasia do MEI?

O Nome Fantasia MEI nada mais é do que o nome comercial que você utilizará para a sua empresa, ele é diferente do nome empresarial, que no caso do MEI é o seu próprio nome completo seguido do CPF.

Tem empresa no nome?

1. Acesse o portal REDESIM – Para saber se tem empresa aberta no seu nome, você deve, primeiramente, acessar o portal REDESIM do governo federal. Essa rede é um conjunto de sistemas digitais de registro e legalização de empresas no país, abrangendo dados da União, estados e municípios. Logo, é uma plataforma segura para consultar se existe algum CNPJ registrado no seu CPF.

O que é nome do estabelecimento?

Nome empresarial X Título do estabelecimento – Pereira e Silva Advogados Calma. Pode até gerar alguma confusão no início, mas a diferença é mais simples do que você imagina. O título do estabelecimento é o mesmo que nome fantasia, ou seja, é o nome que o empresário utiliza para identificar o seu estabelecimento.

É o nome pelo qual a empresa é conhecida pelo público em geral, como Nike, Adidas, etc. Já, o nome empresarial é a denominação adotada para o exercício da empresa. É o nome pelo qual a empresa apresenta-se no mercado, individualiza-se e as suas atividades, ex. NIKE DO BRASIL COMERCIO E PARTICIPACOES LTDA.

O título do estabelecimento não possui regime jurídico próprio, ao contrário do nome empresarial, que é protegido pelo registro na Junta Comercial. É comum que o nome fantasia conste no ato constitutivo. Apesar de não assegurar nenhuma proteção jurídica, poderá, eventualmente, servir de prova num confronto, caso utilizem o uso primário do mesmo nome fantasia.

O que é nome empresarial exemplo?

O QUE É NOME EMPRESARIAL Protegido por lei, é o nome sob o qual a empresa mercantil exerce sua atividade e se obriga nos atos a ela pertinentes, compreendendo os seguintes tipos: * Firma individual; * Firma ou razão social; * Denominação social.

Qual é o nome da razão social?

A razão social é o nome sob o qual uma empresa se identifica para se diferenciar das demais. Ela também pode ser chamada de denominação social ou firma empresarial, e não precisa necessariamente ter nenhuma relação com o nome fantasia — aquele pelo qual os clientes conhecem sua marca.

Como saber se posso usar o nome de uma empresa?

Como saber se a marca já está registrada no INPI? – O INPI oferece um serviço de consulta pública de marca registrada, basta que o usuário acesse o site e comece sua busca. É possível procurar por marcas, digitar o nome ou utilizar o recurso de pesquisa fonética.

  • número do processo de registro de marca;
  • situação do processo;
  • número da classificação internacional de Viena;
  • classificação conforme a classe de produtos e serviços;
  • o titular da marca;
  • a data de concessão do registro da marca;
  • prazos para prorrogação de registro de marca.

Mesmo com esses dados, apenas um bom profissional é capaz de usar os processos específicos para descobrir se a marca está liberada ou não. Para ajudar nesses procedimentos, confira abaixo como fazer a consulta no INPI.