Como utilizar o quê?
– Oque: não existe. – O que: Pronome interrogativo. Ex.: O que estava fazendo lá na escola? – O quê: Pronome interrogativo, porém, é usado em.
Como Escrever o quê?
Oque, o que ou o quê (junto ou separado?) Louise Oliveira Professora de Português O que ou o quê são construções corretas, Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta – oque – está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
Como usar o quê de pergunta?
→ Uso do «que» como pronome – No papel de pronome, «que» pode ser interrogativo, sendo empregado em perguntas diretas ou indiretas semelhantemente a «qual» ou «qual coisa»; indefinido, sendo acompanhado de um substantivo e, às vezes, equivalendo a «quanto(a)»; e relativo, sendo utilizado de maneira a retomar um elemento da oração anterior, assim como «o(a) qual» e as demais flexões do termo.
O que houve com a Magda? (pronome interrogativo) Que decisão vocês tomaram? (pronome interrogativo) Que raiva! (pronome indefinido) Que projeto incrível! Mereceu o primeiro lugar. (pronome indefinido) Os países que aderiram ao Programa assinarão um pacto mundial. (pronome relativo) Este é o livro de que falamos ontem. (pronome relativo)
Como se ou como que?
Exemplo: «a pequena linha azul apareceu devagar *como que* por artes mágicas» Sugestão: «a pequena linha azul apareceu devagar *como se* por artes mágicas». Está difundido o «como que», quando faz muito mais sentido (para mim) utilizar a segunda opção, *como se* (fosse).
Estou certo ou estou errado?, perguntaria o Sinhôzinho Malta (e eu também, já agora). Obrigado. No caso apresentado, deve optar-se pela locução «como que». De acordo com o Dicionário Houaiss, a locução «como que» indica «uma certa semelhança ou proximidade». Já a locução «como se» pode referir modo (equivalente a «da mesma maneira que») ou condição hipotética (equivalente a «contanto que», «desde que»).
Assim sendo, partindo do princípio que, na frase apresentada pelo consulente, se pretende estabelecer uma semelhança entre a forma como a linha azul apareceu e um fenómeno de magia, deve usar-se a locução «como que». Se, por outro lado, se se pretendesse destacar que a «linha azul» apareceu do mesmo modo que, por exemplo, uma estrela no céu, já se usaria «como se»: (1) «A pequena linha azul apareceu devagar como se fosse uma estrela.
Porque se usa o quê?
Quando usar por que: para perguntas – «Por que» separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o «por que» em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de «por qual e «pelo qual». Exemplos:
Por que ele não voltou mais?Por que isto é tão caro?Queria saber por que você não me telefonou ontem.
Quando usado no meio das frases, «por que» tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por «por qual e «pelo qual». Exemplos:
O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.)A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei. (A razão pela qual sobra sempre para mim, eu não sei.)Não sei o motivo por que as pessoas têm dúvidas. (Não sei o motivo pelo qual as pessoas têm dúvidas.)
Como é usado por quê?
Dicas de Português: uso do porque, porquê, por que ou por quê – Publicado: Terça, 22 Mai 2018 09:36 | Última Atualização: Segunda, 09 Julho 2018 17:02 O uso dos porquês é um dos assuntos da língua portuguesa que mais causa dúvidas entre os falantes. Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.
pois; visto que; uma vez que; por causa de que; dado que;
Exemplos com porque
Choro porque machuquei o pé. Ela não foi à escola porque estava chovendo.
Substituição do porque
Choro pois machuquei o pé. Choro visto que machuquei o pé. Ela não foi à escola pois estava chovendo. Ela não foi à escola uma vez que estava chovendo.
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
por que motivo; por qual motivo; por que razão; por qual razão.
Exemplos com por que (interrogativo)
Por que você não foi dormir? Por que não posso sair com meus amigos?
Substituição do por que (interrogativo)
Por qual motivo você não foi dormir? Por qual razão você não foi dormir? Por qual motivo não posso sair com meus amigos? Por qual razão não posso sair com meus amigos?
Com este uso, por que é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo que. Por que relativo Estabelecendo uma relação com um termo antecedente, por que é usado como elo de ligação entre duas orações, podendo ser substituído por:
pelo qual; pela qual; pelos quais; pelas quais; por qual; por quais.
Exemplos com por que (relativo)
Não achei o caminho por que passei. As razões por que fui embora são pessoais.
Substituição do por que (relativo)
Não achei o caminho pelo qual passei. Não achei o caminho por qual passei. As razões pelas quais fui embora são pessoais. As razões por quais fui embora são pessoais.
Com este uso, por que é formado pela preposição por seguida do pronome relativo que. Quando usar por quê? Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final. Por quê pode ser substituído por:
por qual motivo; por qual razão.
Exemplos com por quê
Você não comeu? Por quê ? O menino foi embora e nem disse por quê,
Substituição do por quê
Você não comeu? Por qual motivo ? Você não comeu? Por qual razão ? O menino foi embora e nem disse por qual motivo, O menino foi embora e nem disse por qual razão,
Por quê é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo tônico quê. Quando usar porquê? Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral. Porquê pode ser substituído por:
o motivo; a causa; a razão.
Exemplos com porquê
Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê, Gostaria de saber os porquês de ter sido mandada embora.
Substituição do porquê
Todos riam muito e ninguém me dizia o motivo, Todos riam muito e ninguém me dizia a razão, Gostaria de saber os motivos de ter sido mandada embora. Gostaria de saber as causas de ter sido mandada embora.
Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Dicas para o uso dos porquês Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo. Paulo Roberto Ribeiro DCOM
É de quê ou de que?
Pode dizer-se ambas as frases, com o mesmo sentido. Do que * é uma locução prepositiva interrogativa que significa «de que assunto», «qual a origem do assunto que vais falar». Pode fazer-se a inversão para melhor se entender: «Vais falar do que, Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que».
- Por outro lado, «De quê vais falar?» significa, também, «De que assunto vais falar?» ou «Vais falar de que assunto?».
- De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê,
- Note-se que a preposição de estabelece uma relação de matéria, instrumento, modo, procedência ou lugar donde, causa, agente, destinação, finalidade, conteúdo, quantidade, preço, meio, posse, característica, matéria, assunto, disposição ou propósito, segundo o Dicionário Unesp do Português Contemporâneo, Editora Unesp, com a organização de Francisco Borba, 2004, pág.375,
Que é usado em várias situações e tem várias funções: pronome, conjunção, substantivo, advérbio, preposição, etc. Quê emprega-se como substantivo, pronome interrogativo, interjeição ou expressão interrogativa. * A expressão pode ser utilizada como um elemento de comparação: « Usa-se para introduzir o segundo termo de uma comparação ( ex,: este é ainda pior do que o outro ; é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira ; o tecido era mais resistente do que parecia ).
Precisa de quê ou do que?
O verbo precisar pede a preposição de : quem precisa, precisa de alguma coisa.
O que pode substituir a palavra do que?
1 de que, de que coisa, de qual coisa, de quais coisas, de que assunto, de qual assunto, de quais assuntos.
O QUÊ como preposição?
→ Uso do «que» como preposição – No papel de preposição, «que» liga dois verbos que compõem uma locução verbal. Veja os exemplos:
Temos que ser fortes. (Temos de ser fortes.) Há que se fazer uma nova proposta. (Há de se fazer uma nova proposta.) Pelo visto, há muito que se fazer nessa cidade. (Pelo visto, há muito a/para se fazer nessa cidade.)
Quando faço perguntas com por quê?
Já por que, separado e sem acento, é utilizado no início de uma pergunta ou para relacionar com um termo anterior. Como pergunta, é substituído por por qual motivo, por qual razão etc. Já como um termo relativo, pode ser trocado por pelo qual, por qual, entre outros.
É certo falar do quê?
Pode dizer-se ambas as frases, com o mesmo sentido. Do que * é uma locução prepositiva interrogativa que significa «de que assunto», «qual a origem do assunto que vais falar». Pode fazer-se a inversão para melhor se entender: «Vais falar do que, Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que».
- Por outro lado, «De quê vais falar?» significa, também, «De que assunto vais falar?» ou «Vais falar de que assunto?».
- De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê,
- Note-se que a preposição de estabelece uma relação de matéria, instrumento, modo, procedência ou lugar donde, causa, agente, destinação, finalidade, conteúdo, quantidade, preço, meio, posse, característica, matéria, assunto, disposição ou propósito, segundo o Dicionário Unesp do Português Contemporâneo, Editora Unesp, com a organização de Francisco Borba, 2004, pág.375,
Que é usado em várias situações e tem várias funções: pronome, conjunção, substantivo, advérbio, preposição, etc. Quê emprega-se como substantivo, pronome interrogativo, interjeição ou expressão interrogativa. * A expressão pode ser utilizada como um elemento de comparação: « Usa-se para introduzir o segundo termo de uma comparação ( ex,: este é ainda pior do que o outro ; é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira ; o tecido era mais resistente do que parecia ).
Qual ou o quê?
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que : O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
Qual o advérbio de como?
ADVÉRBIO INTERROGATIVO DE MODO Exemplo: Como terminaremos o trabalho?
Onde a Aonde?
A palavra ‘onde’ é usada para se referir a um lugar, o equivalente a ‘em que’. Já ‘aonde’ é a combinação da preposição ‘a’ com o advérbio ou pronome relativo ‘onde’. Portanto: a + onde = aonde.
O quê ou o quê exemplos?
Oque, o que ou o quê (junto ou separado?) Louise Oliveira Professora de Português O que ou o quê são construções corretas, Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta – oque – está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
Por que no início da frase afirmativa?
Porque – Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos:
- Não viajei porque não tinha dinheiro. (liga a oração «não tinha dinheiro» a «não viajei», explicitando a relação de causa)
- Quero ir embora porque estou cansada.
- Eu mesma cortei as plantas porque o jardineiro não pôde vir.
- Porque o cachorro era grande, as crianças tinham medo.
«Porque» também pode ser substituído por:
- Pois;
- Uma vez que;
- Já que;
- Visto que;
- Como.
Todas essas palavras ou expressões podem substituir o «porque», pois gramaticalmente também marcam a relação de causa entre duas orações e servem para frases afirmativas ou respostas de perguntas. Veja:
- Não viajei, já que não tinha dinheiro.
- Quero ir embora pois estou cansada.
- Eu mesma cortei as plantas uma vez que o jardineiro não pôde vir.
- Como o cachorro era grande, as crianças tinham medo.
Para memorizarmos com maior facilidade o uso desse «porque», podemos pensar que ele é determinado gramaticalmente como uma oração subordinativa causal ou explicativa, sendo assim, ele une duas orações que são dependentes entre si para ter o sentido completo. 📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Quando usar o quê exemplos?
→ Uso do «quê» como interjeição – Como interjeição, «quê» indica espanto, surpresa, admiração, raiva etc., e vem sempre seguido de ponto exclamativo. Veja os exemplos:
Quê ! Não acredito que disseram isso. E o que você respondeu? Quê ! Você nunca viu esse filme? Mas é um clássico! Quê ! Como assim você não gosta de gatos? Eles são tão dóceis. Quê !? Estou chocado com essa notícia.
Qual a diferença de Oque é o quê?
Sabe quando usar Oque, O que ou O quê? – Oque: não existe. – O que: Pronome interrogativo.
Qual ou o quê?
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que : O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
Que ou que exemplos?
Que ou quê Flávia Neves Professora de Português As duas formas são corretas, A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico : Você quer o quê? Monossílabo átono : O que você quer?